segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Biografia dos Profetas - Daniel

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Antes de falar do profeta Daniel, citamos que há pelo menos outros dois personagens Bíblicos com o mesmo nome:

1) Daniel foi o segundo filho do rei Davi com Abigail. Ele era mais velho que seus irmãos Absalão e Adonias, porém nada mais é registrado sobre ele, além do que lemos em 1 Crônicas 3.1. Em 2 Samuel 3.3 é também chamado de Quileabe;

2) Daniel descendente de Itamar e que acompanhou Esdras como lemos em Esdras 8.2, também citado em Neemias 10.6.

A Profecia de Daniel abrange o espaço de tempo de sua vida e o livro que leva seu nome na Bíblia é tido como de sua autoria, mas possivelmente Daniel escreveu ao menos a parte das profecias, a partir do capítulo 7, quando o texto começa a tratar na primeira pessoa (eu) quando fala de Daniel. Antes, na parte histórica do livro, Daniel é tratado na terceira pessoa (ele), nos fazendo entender que outra pessoa encontrou a parte das profecias, escritas por Daniel, e fez uma "introdução" contando a respeito de sua história para que pudéssemos ter seu livro na Bíblia. Sempre, entendemos, com a orientação do Espírito Santo. 

O livro de Daniel é um dos mais conhecidos entre os livros dos Profetas no Antigo Testamento, pelo menos em sua parte histórica. Mas tem uma parte profética que o transforma, para muitos, em um dos mais complexos textos e de difícil interpretação. Estaria apontando para fatos futuros apenas para os "próximos dias" de Israel? Ou para fatos futuros do ponto de vista escatológico? Ou ainda: para ambos?!? Entendo que essa é a realidade do livro de Daniel - sua profecia aponta tanto para eventos do futuro de Israel que para nós já é passado, era futuro no momento da revelação, e trata igualmente de coisas que ainda esperamos pelo cumprimento.

O nome Daniel tem origem no hebraico e é formado pela junção dos elementos dan, que significa literalmente “aquele que julga, juiz”, e El, que quer dizer “Senhor, Deus”. Assim Daniel significa “o Senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...