Filipenses 4.8-9
8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.
Quando partimos da verdade, entendemos que temos igualmente um compromisso com a honestidade. Se estamos buscando as coisas lá do alto, não devemos seguir qualquer caminho que nos leve para a corrupção que desenvolve o pecado.
Vou apresentar uma situação - se você encontra algo, a ideia do "achado não é roubado" parece interessante?
E se eu te disser que desde a Lei de Moisés o que era achado devia ser devolvido? Dá uma olhadinha em Levítico 6.1-7, com atenção especial ao versículo 3.
Bom, não seguimos a Lei de Moisés, certo? Acontece que na legislação brasileira tem uma lei que define que achado realmente não é roubado, mas não devolver é crime! Aquelas cenas de pessoas devolvendo o que acham deviam acontecer muito mais!
E se o troco veio errado - você devolve ou fica por isso mesmo? Alguns reclamam quando vem a menos, mas se calam quando vem a mais. Se devo amar meu próximo como a mim mesmo e não vou gostar de troco errado "contra", seria honesto fazer o registro que veio menos para acertar como se vier a mais, igualmente para acertar.
Podem parecer exemplos bobos diante de tanta desonestidade que temos por aí. Mas é importante observar exatamente essas coisas bobas, pois elas acontecem mais, e devemos agir evitando o erro. E quando acontecer algo "mais sério", já temos como meditar melhor para não seguir pelo caminho do erro!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário