O profeta Zacarias começou a profetizar cerca de dois meses depois de Ageu também ter começado a profetizar (conferir Ageu 1.1 e Zacarias 1.1). A mensagem profética, tanto do profeta Zacarias quanto do profeta Ageu, era de encorajamento acerca da obra de restauração do Templo, além de revelações sobre as bênçãos futuras da nação. Zacarias permaneceu mais tempo no ministério profético ou, pelo menos, temos mais informações registradas em seu livro que no livro do profeta Ageu.
Depois de um começo de reconstrução rápido, o povo teve que parar. Tiveram receio diante da oposição e da ordem do rei. Podiam ter questionado, insistido, e se o rei pesquisasse melhor, como aconteceu depois com Dario, ele teria encontrado as informações de que a obra era "regular", tinha as devidas autorizações. Mas o povo ainda estava se reorganizando como nação, o exílio estava muito fresco na memória, e diante da primeira negativa já temeram e preferiram deixar a obra parada.
Zacarias e Ageu ou eram muito jovens quando tudo isso aconteceu e só depois entenderam o chamado, ou podem ter vindo em outra leva entre os que iam voltando para Jerusalém. Muitos demoraram a voltar. O Senhor não incomodou antes para que falassem e eles falaram no momento certo.
Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário