O livro de Jonas é uma pérola que apresenta a realidade do arrependimento, confissão e mudança, além de deixar claro o amor do Senhor por cada ser humano. Tais ensinamentos, e outros mais, podem nos ajudar na caminhada de fé, para que possamos ajustar as coisas, buscar a vontade do Senhor e aceitar a Sua soberania.
Devemos atender ao chamado do Senhor. Jonas tentou fugir e nos ensina que as coisas podem ficar bem ruins quando deixamos de lado o chamado do Senhor para nós. Quantas pessoas aceitam o desafio em cultos com apelos para missões, trabalho pastoral e tantas outras coisas importantes para a obra, mas acabam deixando de lado com o passar dos dias. Se atenderam na emoção e o Senhor chama para outra coisa, é importante discernir e agir na direção da vontade do Senhor. Mas se o Senhor chamou para aquele trabalho do apelo respondido, é importante deixar tudo e ir na direção desse chamado!
Na obra, fazemos a vontade do Senhor. Não a nossa. Ele cumpre o propósito que tem. Podemos pensar, imaginar, esperar, mas a resposta certa vem do Senhor. Ele cumpre com os Seus planos! Fazemos a nossa parte, atendendo ao chamado, mas quem vai cumprir com os Seus planos será o Senhor!
E não devemos achar que os caminhos do Senhor estão errados. Quantos hoje em dia questionam a possibilidade de bandidos mudarem e ter nova chance. Esse é um exemplo extremo da sociedade, mas vale sim como alerta espiritual: não devemos esperar a punição, antes devemos agir para que seja possível arrependimento e conversão. Pois o Senhor age nessa direção, dando sim a chance para mudança. A condenação está posta, mas a chance mesmo é a de mudança!
Na próxima semana, permitindo o Senhor, teremos o esboço de Jonas.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário