segunda-feira, 9 de maio de 2022

Esdras

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Esdras foi um sacerdote e escriba que teve a responsabilidade de liderar um grupo de exilados judeus quando estes voltaram para Jerusalém. Seu nome pode significar tanto “ajuda” como “Jeová ajuda”. Lemos sua história principalmente no livro do Antigo Testamento que leva seu nome, mas Esdras também é citado no livro de Neemias (por exemplo, nos capítulos de 8 até 10). Há outros textos que não fazem parte do cânon Bíblico que falam dele também.

Seu pai era Seraías. Com base na genealogia registrada sobre ele temos forte fundamentação que permite remontar sua linhagem sacerdotal até Arão, irmão de Moisés.

Foi enviado para Jerusalém aproximadamente em 458 a.C. por Artaxerxes (Esdras 7.8). Aqui retomamos algo que começamos a escrever ainda na biografia de Ageu: Esdras e Neemias não são contemporâneos de Ageu e Zacarias, pelo menos no tempo da mensagem de reconstrução do Templo! O próprio Esdras só "entra" no seu livro a partir do capítulo 7 e seguindo a linha histórica dos reis, temos um lapso de aproximadamente 50 anos entre o capítulo 6 e o capítulo 7 de Esdras!

Por ser enviado pelo rei, é possível que Esdras tivesse posição de destaque. O objetivo de sua ida para Jerusalém era avaliar as condições tanto civis como religiosas do povo judeu que já tinha voltado desde a autorização dada por Ciro, e também acompanhar uma nova leva de judeus que estava voltando com ele. Além de se preocupar com o povo em Jerusalém, Esdras deveria se ocupar igualmente da região de Judá, para estabelecer as reformas, principalmente as religiosas, necessárias (Esdras 7.14).

Esdras era um “escriba versado na Lei de Moisés” (Esdras 7.6). Com o tempo, os escribas se tornaram muito burocráticos, mas no tempo de Esdras, era alguém com facilidade de entendimento e explicação da Lei, para ajudar o povo entender e viver a vontade do Senhor. Talvez o fato de acumular as "funções" de Escriba e Sacerdote num momento de reorganização, quando a vontade do povo era mesmo entender e viver a Lei, já que estava "fresquinha" a experiência do exílio, tenham ajudado a esse personagem em sua busca pelas coisas do Senhor de forma séria.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...