Neemias foi copeiro do rei persa Artaxerxes. Para pontuar o momento histórico, quero deixar registrado que entendo que esse rei Artaxerxes deve ser o segundo com esse nome, pelo menos contando na sequência que temos desde o livro de Esdras. O primeiro acatou a recomendação dos que se levantavam contra a reconstrução de Jerusalém (Esdras 4) e este citado em Neemias insiste para que a obra siga! Seria aquele que enviou Esdras e manteve a ordem de Dario. Era para ter acontecido desde Ciro, mas já lemos que as coisas demoraram bastante e que outro Artaxerxes mandou parar tudo porque recebeu informações incompletas e não buscou nos registros todos os detalhes!
O nome Neemias significa “o Senhor consolou”. Era filho de Hecalias (Neemias 1.1) e fazia parte da geração de descendentes daqueles que foram levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor. Como copeiro do rei, Neemias era um membro da corte real e possuía grande influência, além de prestígio, por conta de sua proximidade com o rei e, claro, a confiança que ele desfrutava.
Mesmo tendo uma boa posição no reinado, ainda buscou notícias a respeito de Jerusalém. Mesmo depois da ordem de Ciro, que alguns acreditam que foi dada quase um século antes de Neemias, muitos não tinham voltado. E entre os que voltaram, as coisas não iam exatamente bem. A cidade ainda não estava em ordem. Havia sim algumas coisas, casas, o templo, mas os muros, que confirmavam os limites e a proteção da cidade, sua autonomia mesmo, ainda não tinham subido.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário