Mesmo com toda oposição que, durante um tempo, atrapalhou o andamento das obras de reconstrução, Neemias se mostrou um grande líder e se mostra como um grande exemplo na Bíblia pois, com muita habilidade, temor, ação e oração, conseguiu prover a organização e a motivação necessária para que o trabalho seguisse até que foi completado! Muitos desistem diante das menores complicações, mas Neemias seguiu em frente! Reconstruiu, organizou as coisas na sociedade e buscou a orientação da Lei para instruir o povo.
Quando o povo teve contato com a Lei de novo, muitos choraram. Quebrantamento, crise, angústia, podemos ter uma diversidade de emoções aqui. Mas o entendimento era que esse dia de novo contato com a Lei era dia de alegria e de festa! O erro ficou no passado e agora, conhecendo a Lei, era tempo de agradecer a oportunidade de tomar conhecimento da vontade do Senhor e voltar a viver em conformidade com isso. Por isso era tempo de alegria – era a chance de um recomeço!
A partir desse conhecimento, chegou o tempo de praticar. E começou com a Festa dos Tabernáculos! Mesmo já vivenciando as coisas da Lei, não perderam tempo – durante a Festa dos Tabernáculos, seguiram buscando mais conhecimento a respeito da Lei e da vontade do Senhor.
Mesmo depois de ter contato de novo com a Lei e de começar a praticar as coisas conforme o que era recomendado, o povo acabou deixando o caminho. E Neemias, que se ausentou para voltar e se apresentar ao rei, levar relatório e essas coisas, acaba voltando para Jerusalém. Sua autoridade foi reconhecida!
Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário