Malaquias foi um profeta em Judá no período pós-exílico. Na verdade, existe muito debate entre os estudiosos sobre quem foi Malaquias pelo simples fato de não existir qualquer informação pessoal sobre ele! Se quando temos informações já inventam mil e uma possibilidades, quando não temos os estudiosos conseguem um terreno muito fértil para muitas possibilidades!
Tudo começa pelo nome mesmo - Malaquias significa algo como "meu mensageiro", "meu anjo" ou ainda "mensageiro do Senhor", o que faz muitos estudiosos pensarem que não existiu um personagem com esse nome, e sua mensagem poderia ser apenas uma revelação dada por um anjo. Já o Targum aramaico sugere que Malaquias é na verdade um pseudônimo para Esdras. Há ainda a possibilidades de ser a mensagem de um judeu anônimo, que não registrou seu nome e fez o anúncio com o que hoje chamaríamos de pseudônimo, mas a ideia dele era mesmo registrar que era uma mensagem da parte do Senhor ao povo. O período da mensagem não é discutido: seria sim de depois do exílio!
Mesmo com a ausência de informações pessoais, algumas tradições rabínicas antigas sugerem que Malaquias provavelmente fosse da tribo de Zebulom. Igualmente, há tradições que sugerem que ele seria um levita, considerando o zelo com o culto a Deus que o profeta demonstra em seu livro.
O fato é que o Senhor chamou alguém para apresentar a mensagem e pode ser até mesmo alguém que tenha como nome Malaquias, claro!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário