Leia Gálatas 2.1-10
Como falavam coisas erradas a respeito de Paulo, ele busca na história a confirmação do que ele apresentava. E ainda deixa claro que teve comunhão com os apóstolos, com os irmãos que eram reconhecidos em sua autoridade. Ele falava e confirmava o que falava!
Ele reconhece que a mensagem deve ser levada para judeus e para gentios. Sua observação dá conta que uns iriam aos gentios e outros aos judeus. É fato que Atos dos Apóstolos nos mostra Paulo indo sempre a uma sinagoga nas cidades que visitava, procura os judeus quando chega em Roma. Ele nunca perdeu a sua raiz! Nem deixou de anunciar a mensagem aos judeus.
Mas era bem definido que ele tinha uma responsabilidade - falar aos gentios. Um judeus convertido ao cristianismo que continuasse observando ritos do judaísmo teria problemas ao se aproximar do gentio. Pedro teve que se explicar diante da conversão de Cornélio! Mas Paulo ia numa direção de liberdade com relação a essas coisas. Era mesmo um "cada um na sua".
A circuncisão não era a única questão que se defendia. Ela era a "porta de entrada", mas depois dela, havia mais coisas. Paulo já tenta barrar logo no começo! E o Concílio de Jerusalém mostra que havia mesmo mais assuntos (ler Atos dos Apóstolos 15). Isso nos mostra que precisamos de discernimento e ousadia diante do Senhor: discernimento para entender a Sua vontade e ousadia para praticar mesmo que pessoas com destaque tentem nos intimidar. Seguimos sempre a vontade do Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário