Leia Gálatas capítulo 5
Dentro da situação da comunidade dos Gálatas, já pudemos ver nas mensagens introdutórias principalmente que havia uma pluralidade de aspectos religiosos que compunham essa comunidade em questão. E Paulo está tratando ao longo da carta com pessoas que estão divididas em seu entendimento das coisas. Não parece que todos cederam ao entendimento da necessidade de observar a Lei para experimentar as coisas do Senhor que eles já haviam experimentado por Fé. Se assim fosse, Paulo nem seria ouvido mais!
No capítulo 5 ele trata de um problema presente na comunidade: o entendimento que a liberdade das obras da carne contrastava com a liberdade do fruto do Espírito, gerando divisões, querelas e a desunião da comunidade. Seguir a Lei seria confiar na carne para fazer as coisas de acordo com a vontade do Senhor, mas a carne aponta para o outro lado, para coisas até mesmo contrárias ao desejo do Senhor. A Fé pode nos direcionar com a ajuda do Espírito Santo para uma verdadeira liberdade dessas coisas da carne.
A liberdade das obras da carne caracteriza-se em aspectos que visam apenas o bem-estar pessoal, até (não só) em detrimento do bem-estar do próximo. São atitudes que estão presentes na vida de quem não conhece a Cristo e sua proposta para vida humana: Vida, e vida em abundância (João 10.10). A liberdade do Espírito visa também o que é do outro, sem contar que ela destrói as obras da carne. Uma vez vivendo a liberdade do Espírito, podemos amar ao próximo como a nós mesmos, realizando exatamente com o outro aquilo que gostaríamos que fosse realizado conosco. Nos aproximamos mais das recomendações da Lei que quando tentávamos por conta própria!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário