terça-feira, 18 de outubro de 2022

Um pouco da história do livro de Ester - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Ester faz dois banquetes para o rei e convida Hamã. No segundo banquete, Ester pede por sua vida e pela vida de seu povo. O texto não nos relata isso, mas o rei pode ter ficado inquieto exatamente por isso. Quando Hamã pediu pela morte de um povo, o texto não mostra ele revelando o povo. O rei autorizou porque o tinha em alta conta! Agora, o rei pode pensar que ele queria fazer isso para atingir a rainha. É apenas uma possibilidade. E ao atingir a rainha, acabaria atingindo o rei. Mas o texto apenas nos diz que o rei ficou bem chateado e saiu, eu que estou bancando o roteirista e tentando pensar além do que temos escrito.

Hamã fica preocupado, claro! Tenta pedir por sua vida para a rainha, mas acaba ficando numa posição que parecia outra coisa! Quando o rei volta e vê aquilo, fica ainda mais nervoso. O fato dele pensar que Hamã poderia estar tentando violentar a rainha é que me faz pensar que o rei pensou aquelas coisas que comentei antes sobre as razões para ter pedido para matar os judeus. Primeiro, uma conjectura, queria matar a rainha e quando os planos foram descobertos, estaria tentando violentar sexualmente a rainha! Pelo menos, a segunda opção o texto nos diz o que o rei pensou. E no fim, Hamã que queria pedir que Mordecai fosse enforcado, teve que honrar Mordecai e foi ele enforcado onde queria matar o desafeto.

Quando Hamã escreveu com a autorização do rei para que os judeus fossem massacrados, aquilo era mesmo um grande problema. Afinal, quem iria ajudar os judeus? Era mais fácil que as pessoas se unissem com os que estavam felizes por combater os judeus, entendendo que aquilo era o desejo do rei!

Mas quando a casa de Hamã passa para Ester, que se revelou como parte do povo judeu, confirmou agora a posição de Mordecai, que já tinha sido honrado pelo rei e era conhecido, ficando com o cuidado daquela casa que fora de Hamã, tudo era sinal que Hamã deveria até mesmo ser esquecido. Era como mostrar que ele era um traidor. E Mordecai ganhava notoriedade. O que permitiu virar o jogo!

Na próxima semana teremos o esboço de Ester, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...