Leia Gálatas capítulo 5
Como muitos que poderiam viver pela Fé poderiam estar se afastando disso mesmo sem seguir pelo caminho da Lei, como acontece sempre que há reuniões humanas (nem todos conseguem seguir as recomendações), esse exemplo podia ser usado para tentar convencer aqueles que ainda não seguiam as recomendações da Lei. Era possível até mesmo partir de um exemplo verdadeiro e chegar a um resultado fantasioso, como em qualquer situação. No fim, essa “liberdade” num exemplo assim estaria sendo usada como pretexto para condutas abusivas e contrárias ao amor ao próximo. Aí se pensa que a observância da Lei possa resolver, e alguns acabam acreditando!
O problema que isso faz abrir mão da obra pela Graça para assumir as rédeas da situação mais uma vez pelas obras praticadas conforme a orientação da Lei. E isso aponta para confiar que a carne pode nos encaminhar para a vontade do Senhor. Desde o começo a Lei previa mais que apenas seguir as regrinhas, antes apontava para um compromisso que mostrasse no testemunho da realização das regras o que estava no coração. Sempre foi além de apenas seguir as regras. E em Jesus somos alcançados por Graça para seguir a vontade do Senhor livres das obras da carne, por Fé!
"Porque se tentamos com base na nossa capacidade, na carne mesmo (carne enquanto vida que vivemos e não meramente pensando em viver no pecado), corremos mais o risco de seguir pelo erro mesmo querendo acertar! Vejamos a lista das obras da carne que estão no texto, em Gálatas 5.19-21a. Divisões e contendas encobriam a (des)unidade interna pela ausência do amor. Isso leva quem pratica tais obras a um fim certo: 5.21b."
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário