Leia Gálatas capítulo 5
O amor cristão tem que ser uma realidade na vida em comunidade. Como este se expressa? Vamos ver a lista do fruto do Espírito, em 5.22-23a. Eu queria ressaltar que a Bíblia apresenta essa lista de atitudes do fruto do Espírito "no singular". Mas não são várias posturas e atitudes? Sim. Na realidade, todas as atitudes dessa relação mencionada por Paulo devem acompanhar o cristão como um todo. Por isso são todas um fruto. São várias partes do mesmo fruto. Imaginem uma mexerica: na realidade, ela é uma fruta com várias partes (os gomos). Cada atitude é um gomo. Mas a fruta só é completa quando temos toda a mexerica. Podemos ter várias das atitudes da lista mencionada, mas só teremos o fruto do Espírito quando deixarmos de selecionar aquilo que queremos viver e deixarmos de lado o que não queremos - tem que ter tudo! Só assim teremos o Espírito em nossa vida na plenitude.
Quando agimos dessa forma, mortificamos as obras da carne, as quais a própria lei condena, vivendo dentro do fruto do Espírito, contra o qual a lei não se pronuncia contra, antes incentiva. E agora não porque queremos alcançar algo da parte do Senhor, como era no Antigo Testamento, mas já alcançados por Graça, mediante a Fé!
Paulo observa nos irmãos da galácia dois polos de tensão que estão presentes no ser humano: o agir segundo a carne e o agir segundo o Espírito. Esses polos são como forças que levam o ser humano a um individualismo (quando agimos segundo a carne) ou uma atitude solidária e coletiva (quando agimos segundo o Espírito). Isso não é diferente em nós: precisamos, a cada dia, deixar para trás as coisas próprias da carne e buscarmos as coisas próprias do Espírito. A nossa tendência natural é para o pecado, para a morte, para as atitudes da carne. Vivificados pelo Espírito, podemos ir contra tais coisas, lembrando de outro texto atribuído ao apóstolo Paulo: “esquecendo das coisas que para traz ficam (as obras da carne), devemos prosseguir para o alvo: a soberana vocação em Cristo Jesus (viver de acordo com o Espírito)” (Filipenses 3.13-14 – adaptado). Não por observar regras, mas passamos a ter testemunho sim por Graça, mediante a Fé.
Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário