Leia Gálatas 6.1-5
Lendo esse texto eu sinceramente vejo o contrário do que é recomendado por Paulo aqui nas ações das pessoas. E fico muito preocupado, porque Paulo entra com esse assunto exatamente depois de falar a respeito de Fruto do Espírito e obras da carne. Para nós, tem a divisão de capítulos, mas não era assim originalmente!
Depois de falar sobre Fruto do Espírito e obras da carne, Paulo entra com um assunto delicado: o relacionamento entre as pessoas! Talvez seja um dos pontos mais importantes desta carta, porque Paulo escreve esse texto preocupado com o relacionamento entre os irmãos por conta da interferência de pessoas que entendiam a necessidade de os gentios convertidos viverem as coisas da fé da mesma forma como os judeus viviam. E isso pode sim ter causado divisões, pois uns podem ter concordado, outros não...
Pensar o contexto original já causa inquietação. Talvez os irmãos estivessem "brigando" para definir como seguir o Evangelho. E falando de "acertos e erros" de cada um. Quando paro para pensar nesse contexto, vejo claramente o nosso contexto atual, claro que com outros assuntos, mas algumas ações que podem sim ser bem parecidas.
Quando há um erro, alguns se colocam no pedestal da infalibilidade e definem com muita rispidez o erro alheio, pois muitos fazem parecer que não erram de jeito nenhum. Sem mansidão e com uma arrogância assustadora, sem preocupação com "cuidar de si mesmo" para não ser tentado, sem denunciar o erro do outro pensando em ajudar na conversão e mudança, apenas mostrando o erro e condenando!
Somos diferentes! Precisamos viver isso nas coisas do dia a dia mesmo! Aplicar a vontade do Senhor em cada momento que vivemos, para darmos testemunho de que realmente confiamos na direção do Senhor e vivemos de acordo com o que nos é revelado da parte Dele!
Terminamos essa mensagem na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário