Autoria e Data
Há estudiosos que questionam a autoria de Salomão. Mas é frágil qualquer argumento apresentado, ainda que possa merecer observação. Alguns entendem que o texto no hebraico apontaria para uma dedicatória a Salomão e não uma definição de autoria. Mas isso é mais uma questão interpretativa que uma questão de literalidade na tradução.
Assim, entendo que a autoria é de Salomão, pela forma de apresentação e descrição, pela linguagem apresentada no livro, que nos leva a reconhecer o estilo de sabedoria apresentado por Salomão em Provérbios ou Eclesiastes, claro que em outro tema.
Essa data é realmente incerta, mas como o reinado de Salomão se deu, aproximadamente, entre 970 e 930 a. C., temos esse espaço de tempo para delimitar. Mesmo os estudiosos que defendem a autoria de um desconhecido que dedicou o texto para Salomão entendem que a data seria no máximo pouco depois do seu reinado, quando muito já no reinado de seu filho Roboão. Insisto que tenho mais apreço pela literalidade da tradução do texto e não por essa linha interpretativa e entendo sim que Salomão é o autor, o que coloca o texto pronto ainda em seu reinado, claro.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário