Leia Gálatas 6.11-18
Paulo deixa claro que é ele mesmo quem escreve, porque havia quem tentasse se passar por ele para dar um ensiamento diferente. É como quando uma pessoa escreve um texto e, para tentar chamar mais a atenção, coloca na assinatura o nome de uma pessoa famosa. Podem até dizer que o importante é o texto, mas ele só chama a atenção por conta da assinatura famosa e isso é mentira, é se passar por outro! Quer usar a fama do outro para dar legitimidade ao que pensa. Não é certo!
A orientação contra os judaizantes segue. Eles queriam convencer os outros a seguirem coisas que nem eles mesmos conseguiam seguir. Cobravam dos outros, mas não faziam pessoalmente. O famoso "faça o que mando, mas não faça o que eu faço". Acontece muito quando religiosos cobram dos outros o que não vivem, quando políticos denunciam o erros dos outros, mas cometem igualmente e tentam dizer que é diferente, acontece para todo lado que tem ser humano! Só deixando de lado a natureza humana para sair desse caminho! Só com a direção do Espírito!
E quem cobra dos outros o que não faz, ainda tenta ostentar que faz, que tem sim aquela prática, mesmo que não tenha. Finge ser o que não é para poder cobrar dos outros o que nem mesmo vive pessoalmente. Gloria-se em ações que nem mesmo pratica. E Paulo diz que se for para se gloriar, tem que ser na cruz do Senhor. Os méritos são Dele! Somos alcançados por Graça! Por melhores que sejam nossas ações, ainda carecemos da Graça!
A ideia da cruz é loucura para o mundo. Só com a direção do Espírito para entender o perder para ganhar, o abrir mão para ter, o morrer para viver, o parecer derrotado, mas ser mais que vencedor. Isso passa longe da nossa vontade ou do "ter razão" no que possamos defender. Não temos nada em nós mesmos, mas temos tudo no Senhor!
Esta é a última mensagem com base em Gálatas desta sequência!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário