Autoria
Logo no primeiro versículo encontramos a indicação de sua autoria, sendo Isaías, o filho de Amoz, o seu autor: “VISÃO de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá”.
Alguns estudiosos acreditam na possibilidade que o texto do profeta Isaías "abrigue" pelo menos mais uma ou duas pessoas diferentes, que "aproveitaram" os textos do profeta e a fama dele para espalhar seus pensamentos e observações. Alegam que há estilos diferentes de escrita. Pessoalmente, penso mais na possibilidade de ser o mesmo Isaías, mas com mais idade. Ainda que possa manter muita coisa parecida, com o tempo pode sim acontecer mudanças na forma de escrever e falar.
Assim, entendo que o conteúdo do livro é de Isaías. Em muitos momentos ele refere-se a si mesmo na primeira pessoa, o que mostra um texto pessoal. Há algumas explicações, como esse versículo 1 do capítulo 1 que nos fazem pensar que outra pessoa poderia ter encontrado os textos de Isaías e ter feito um livro. Mas pode ser a forma como o próprio Isaías escreveu, como se fosse um título, algo para chamar a atenção.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário