Leia Joel 2.1-11
O povo fez escolhas que trouxeram as dificuldades. Não apenas por agir e ter uma resposta contra meramente física ou material, ainda que os problemas tenham se apresentado de forma bem clara fisicamente. Eles agiram de forma errada espiritualmente e abriram brechas para que os problemas se apresentassem. Mesmo a dificuldade era um convite da parte do Senhor para a mudança, como quando um pai acaba colocando um filho de castigo - é por amor, por querer ensinar que é preciso agir de forma diferente.
Ao longo de nossa vida teremos de lidar com muitos adversários e com muitas situações complicadas. Há coisas que acontecem que são comuns, que podem acontecer com qualquer pessoa. Mas quando erramos diante do Senhor, muitas dessas situações adversas podem sim se apresentar por conta das brechas que geramos com nossas próprias atitudes, nossas escolhas, nossos erros. Mas é claro que há situações que o Senhor permite mesmo sem os erros, para nos testar e aperfeiçoar, nos preparar para outros momentos ou para ajudar outras pessoas quando enfrentarem dificuldade. Mas no caso da profecia de Joel, o erro era mesmo por conta da brecha que o povo gerou com seus erros.
Precisamos ter em mente que todas as nossas escolhas podem sim trazer consequências! São como sementes que podem brotar e, mesmo que busquemos arrependidos, e sejamos perdoados, ainda assim podemos ter que enfrentar essas consequências por um tempo, até que tudo se acerte. O perdão não muda automaticamente a situação todas as vezes. Em alguns casos pode ser assim, mas em outros, mesmo perdoados, ainda temos que seguir na caminhada até que as coisas se acertem.
É importante sempre seguir debaixo da vontade do Senhor para evitar os problemas mais sérios. Que todos passam por angústias, é fato. Mas que quando essas se apresentarem, que sejam para nos ajudar a crescer e não porque temos que corrigir algo. Mas quando for necessário corrigir, façamos logo, com compromisso com o Senhor, para que possamos começar a ver a mudança da situação!
Retomamos sobre parte do capítulo 2 na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário