O livro
Entre os reis reconhecidos na história, acredita-se que Assuero seja conhecido também como Xerxes I, filho de Dario, que tomou Babilônia! Muitos reis naqueles dias eram reis de cidades mesmo, começava um movimento por unir um grande império, ou alguns grandes impérios, mas grandes comparados com a ideia de reis de cidades.
Dario e Ciro são reis nos livros de história “ao mesmo tempo”, porque eram reis de pequenos impérios que começavam a ser formar, mas cada um cuidava de uma parte. E Israel estava dividido, quando os reinos de Israel e Judá vão para o exílio, no caso de Judá de forma mais clara ainda, cada um seguiu debaixo da autoridade de um reino. Por isso vemos Dario interagindo com Daniel, por exemplo, e a ordem da volta ser definida por Ciro, ainda que estejam no mesmo período histórico. Aliás, Dario teria vivido até mesmo depois da morte de Ciro.
Mas Israel, apesar de ter ido para o exílio em momentos diferentes como uma nação dividida e ter autoridades diferentes em alguns momentos da história, com linhas de reinados diferentes inclusive, quando “volta para casa” é reconhecido novamente como uma única nação, já não temos mais a questão dos dois reinos, ainda que haja muitas divisões causadas por anos de tensão. Aí, podemos ter mais de um rei mesmo cuidado do mesmo Israel, mas que originalmente foi para o exílio separado em duas nações.
É uma pequena explicação de contexto histórico, talvez possamos um dia, permitindo o Senhor, aprofundar os detalhes, mas precisávamos de algumas pistas para a localização histórica de nossa história de Ester – tudo indica que se passa depois que os judeus já tinham autorização para voltar para casa, mas por conta dessa questão daquela divisão que o reino tinha, muitos não voltaram, outros optaram mesmo por não voltar possivelmente, e assim, tínhamos mesmo judeus espalhados por muitos lugares!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário