Filipenses 4.8-9
8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.
Pensar no que é justo. Provérbios nos ajuda a pensar muito a respeito dessas coisas.
Por exemplo, em 17.15, quando deixa claro que o Senhor abomina tanto o julgamento que inocenta o culpado como o que culpa o inocente. Muitas vezes pensamos na injustiça de condenar um inocente, mas é igualmente injusto absolver um culpado. Quer dizer que temos que pensar na verdade aqui para agir com justiça de fato!
As pessoas muitas vezes acabam agindo tão naturalmente na direção do erro que nem se dão conta que algo é errado. A questão fiscal, o pagamento de impostos - eis um ponto que temos que tomar cuidado. O que a lei realmente permite, sem crise, mas achar um jeitinho que não está claro na lei não é justo!
Viver do jeito certo, do jeito que a bíblia recomenda, não depende da circunstância, nem da sua consequência. Não preciso me preocupar com a punição de um erro, porque não vou seguir para o caminho do erro! Não podemos nos acostumar com a forma que o mundo faz as coisas, buscando algo que possa "ajudar", se isso nos leva para longe do padrão Bíblico.
O cuidado com o pobre e necessitado não é coisa de pensamento político, é ação desde o tempo da Lei de Moisés e os cristãos mantiveram isso! A chamada "justiça social" deve ser nossa bandeira, não por questões políticas deste mundo, mas por compromisso com a Palavra!
Poderíamos seguir, mas entendo que os exemplos citados já nos ajudam a fazer a devida adaptação para outros assuntos e, claro, qualquer dúvida, devemos checar o que a Bíblia nos diz!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário