O profeta Ageu tem um livro do Antigo Testamento com seu nome. A origem do nome Ageu, pelo que pudemos verificar, é o Hebraico, significando alegre, festivo, contente, nascido em dia de festa.
Foi um profeta pós-exílico, ou seja, ele aparece na narrativa bíblica no período após o retorno dos exilados da Babilônia. Acredita-se que seu trabalho aconteceu ainda nos dias de Esdras e Neemias, além de ser contemporâneo do profeta Zacarias.
A parte de ser contemporâneo do profeta Zacarias é fato! Encontramos a confirmação em Esdras 5. Mas exatamente por ser citado no livro de Esdras, e por Neemias, durante um tempo, ter atuado com Esdras, acredita-se que os profetas estiveram juntos com esses outros dois personagens. Mas se acompanharmos a linha da história, veremos que não é bem assim! Quando chegarmos na Biografia de Esdras, teremos mais informações sobre essa questão, permitindo o Senhor!
Logo depois da volta para Jerusalém, as obras de reconstrução do templo recomeçaram. Mas os inimigos da obra se levantaram e conseguiram, com o apoio do rei, que a obra fosse parada. Toda essa história está no livro de Esdras.
Alguns anos depois, a obra é retomada, com o incentivo dos profetas Ageu e Zacarias. Quando os inimigos da obra tentam mais uma vez o contato com o rei, não dá certo: o novo rei pesquisou melhor nos escritos do reino e confirmou que a obra do Templo deveria seguir! O Senhor estava cuidando de todas as coisas!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário