quarta-feira, 20 de julho de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Salmos (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Notamos a união de 5 livros que formam o nosso livro dos Salmos. Talvez o formato final (com todos os 150 salmos) tenha acontecido depois do Exílio Babilônico, quem sabe com Esdras e Neemias. E, como conhecedores da Lei, do Pentateuco (os livros de Moisés, os cinco primeiros livros da Bíblia), podem ter contribuído para esse formato de "cinco livros" dentro do livro dos Salmos. Não temos como ter certeza da participação de Esdras e Neemias, apenas imaginamos isso, mas não acreditamos em coincidências.

O formato "em cinco livros" é bem sugestivo e quem quer que tenha feito, deve sim ter pensado nos livros de Moisés! Aliás, há linhas de interpretação que admitem que cada um dos livros dos Salmos, na sequência, aponta para um dos livros da sequência do Pentateuco.

Além de cânticos, os salmos revelam-se belas orações, que reconhecem o poder do Senhor, a dificuldade humana, a crise diante dos problemas, a confiança no cuidado do Senhor. A humanidade dos Salmos busca revelar a necessidade que o ser humano tem de Deus!

Os salmos podem ser classificados em diferentes tipos de acordo com as características literárias que apresentam: Louvor, Ação de Graças, Lamento, Romaria, Situações da vida, Sugestões de Sabedoria, são alguns tipos. Há estruturas literárias diferentes, que podem apontar instrumentos diferentes, autores variados, momentos distintos. São belas poesias que nos apresentam a condição humana do dia a dia e a confiança no cuidado do Senhor.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...