É importante buscar no Senhor o melhor entendimento. Isso pode brotar, claro, das conversas com pessoas com mais experiência ou na meditação a respeito da vontade do Senhor. Precisamos deixar de lado o nosso “melhor”, o que nos parece até bom e certo, para buscar o verdadeiro melhor no entendimento do Senhor. Quando deixamos nossos planos com Ele, podemos contar que os caminhos serão ajustados e seguiremos não pelo caminho do nosso plano original, mas pelo caminho recomendado pelo Senhor! É importante, assim, conhecer a Sabedoria! Provérbios diz que ela estava com o Senhor mesmo antes de toda a criação e devemos, usando sabedoria, evitar o caminho errado.
O escarnecedor não dá bola para a sabedoria, se preocupa apenas com o prazer momentâneo, com o aplauso, com o que acontece na hora, em ter razão no que quer e prefere, sem confrontar com a vontade do Senhor. A sabedoria é prudente, toma cuidado e tem preocupações com fazer o certo. Instruir a criança nesse caminho permite o conhecimento das coisas do Senhor para toda a vida! Não é uma preocupação a respeito do que vai acontecer, porque para isso dependemos do Senhor. Mas uma preocupação em buscar o caminho certo, fazer as coisas buscando o entendimento da vontade do Senhor.
Aquele que busca pela sabedoria aceita a repreensão, a orientação, a dica para melhorar. Aquele que quer apenas bajular ou ser bajulado não age com sabedoria, antes se aproxima mais do escarnecedor. Que saibamos ouvir da sabedoria, tenhamos alegria quando, com amor, formos orientados e que possamos ajustar as coisas sempre para seguir debaixo da orientação do Senhor, com sabedoria!
Terminamos na próxima semana com o esboço de Provérbios, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor