quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Provérbios (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

É importante buscar no Senhor o melhor entendimento. Isso pode brotar, claro, das conversas com pessoas com mais experiência ou na meditação a respeito da vontade do Senhor. Precisamos deixar de lado o nosso “melhor”, o que nos parece até bom e certo, para buscar o verdadeiro melhor no entendimento do Senhor. Quando deixamos nossos planos com Ele, podemos contar que os caminhos serão ajustados e seguiremos não pelo caminho do nosso plano original, mas pelo caminho recomendado pelo Senhor! É importante, assim, conhecer a Sabedoria! Provérbios diz que ela estava com o Senhor mesmo antes de toda a criação e devemos, usando sabedoria, evitar o caminho errado.

O escarnecedor não dá bola para a sabedoria, se preocupa apenas com o prazer momentâneo, com o aplauso, com o que acontece na hora, em ter razão no que quer e prefere, sem confrontar com a vontade do Senhor. A sabedoria é prudente, toma cuidado e tem preocupações com fazer o certo. Instruir a criança nesse caminho permite o conhecimento das coisas do Senhor para toda a vida! Não é uma preocupação a respeito do que vai acontecer, porque para isso dependemos do Senhor. Mas uma preocupação em buscar o caminho certo, fazer as coisas buscando o entendimento da vontade do Senhor.

Aquele que busca pela sabedoria aceita a repreensão, a orientação, a dica para melhorar. Aquele que quer apenas bajular ou ser bajulado não age com sabedoria, antes se aproxima mais do escarnecedor. Que saibamos ouvir da sabedoria, tenhamos alegria quando, com amor, formos orientados e que possamos ajustar as coisas sempre para seguir debaixo da orientação do Senhor, com sabedoria!

Terminamos na próxima semana com o esboço de Provérbios, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 30 de agosto de 2022

No Senhor podemos confiar!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos - Salmo 60.12

A certeza de Davi é que Deus pode agir. Só Dele virá a resposta certa. Os problemas serão solucionados. Davi não negava o problema. Enfrentava de frente, crendo no cuidado do Senhor.

Assim devemos agir. O cuidado do Senhor é uma realidade na vida daqueles que vivem em adoração e santidade. Os problemas, grandes ou não, parecendo ter solução ou não, não importam! Estarão diante de nós, não devemos negá-los, claro. Só dizer que não tem problema não fará ele deixar de existir, pode ter certeza! O que fará um problema deixar de existir é a manifestação do Senhor. Com fé, aí sim, podemos, admitindo o problema, viver como quem acredita que o Senhor vai agir. Não admitir um problema que existe não faz ele desaparecer. O que fará é a ação do Senhor!

Tenhamos fé. Não diante de um problema, mas diante da certeza que o Senhor está no controle. Não apenas para solucionar uma crise, mas está no controle em tudo, nos bons e nos maus momentos, até para nos fortalecer durante o tempo que enfrentamos a dificuldade. Não vamos negar um problema! Vamos, antes, confiar na ação de Deus. E nos manter firmes, tanto diante dos bons como dos maus momentos, com fé inabalável. Afinal, o cuidado do Senhor não se manifesta apenas quando temos problemas, mas também quando temos as coisas em ordem.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A história do Lápis

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:

- A senhora está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a qualquer lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Essa mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade."

“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça."

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, portanto procure ser consciente de cada ação"

"O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer sobre ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a Paz" Números 6.24-26

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Somos chamados para confiar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 10/12/2014 (no mês de novembro de 2014 não tivemos mensagens)

Leia Salmo 46

Podemos dividir o Salmo em 3 partes: versículos 1 a 6, 7 a 10 e 11. Os versículos iniciais de cada parte falam que o Senhor é o nosso refúgio. Isso é declaração de certeza de apoio e cuidado, independente das situações que acontecem ao redor, independente dos problemas enfrentados. No Senhor, temos refúgio!

Não há perigo que possa nos atormentar. Podemos passar por ele, podemos nos deparar com o perigo. Mas o cuidado do Senhor é sobre nós. O Seu cuidado, nos dando refúgio, nos ajuda a enfrentar a dificuldade. Muitas vezes, somos poupados dela! E em outras, quando temos que enfrentar, temos o cuidado e a certeza de amparo do Senhor. O Seu cuidado nos motivando, nos dando conforto, força e, claro, a solução.

Confiados na presença e no refúgio que temos no Senhor, as inquietações são deixadas de lado. A alegria que experimentamos por ter a certeza desse cuidado e a paz que o Senhor nos dá, além da capacidade de compreensão humana, nos fortalece para enfrentarmos a dificuldade. Mesmo antes da solução, a certeza de cuidado do Senhor, sentir Sua presença, já nos dá uma antecipação do que será no momento em que a inquietação for resolvida.

Não há o que chefes políticos reconhecidos possam fazer. Qualquer atitude, qualquer direção, se tornará em nada diante da fala do Senhor. As nações se derretem, diz o Salmo.

Nossa confiança não pode estar em líderes humanos, quer seja na política ou em outras esferas da vida. Cito a política especificamente, pois o Salmo fala sobre isso (v. 6). Claro que temos que respeitar as autoridades (concordando ou não com elas). E não podemos deixar de nos posicionar quando notarmos coisas erradas! Mas nossa confiança não pode estar em nenhum tipo de autoridade, a não ser na autoridade do Senhor.

E confiar nessa autoridade é, definitivamente, a melhor coisa que podemos fazer. A melhor resposta, a melhor direção, a força, a solução, o livramento..., enfim, tudo vem do Senhor, nosso refúgio. E Ele está conosco! Tudo o que devemos fazer é confiar e obedecer. Assim, poderemos desfrutar desse refúgio.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Pela fé

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 3.6-14

O que vemos aqui é Paulo fazendo um sermão com textos do Antigo Testamento! Uma interpretação das coisas que são lidas no Pentateuco, nos Profetas, no texto que nós conhecemos como Antigo Testamento mesmo.

Gosto muito da citação de Gênesis 12.3. Para mim, esse texto sempre teve a mesma interpretação que Paulo dá aqui, mesmo antes de eu notar que Paulo fazia a mesma coisa que faço - Em Abraão não são benditas as famílias dos judeus, mas todas as famílias, e é claro que isso aponta para os gentios igualmente!

Gênesis 15.6 diz que Abraão creu e isso foi imputado a ele como justiça. Como "pai Abraão" é muito citado entre os judeus, Paulo deixa claro a situação de sua fé. Ele foi abençoado pela fé e não por regrinhas da Lei! Aliás, é um risco confiar na Lei, porque é necessário seguir todos os preceitos ou vamos pelo caminho da maldição. Mas Jesus, no madeiro, levou essa maldição! Toda! Não deixe que qualquer ponto fique fora disso! Cuidado com certos assuntos que parecem ainda apontar para a Lei!

O justo viverá pela fé. Eis a mensagem do Evangelho em Jesus! Não é por conta de coisas que eu faça, mas por aquilo que Cristo fez!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Provérbios (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Saber ouvir os mais velhos e que já passaram por outras experiências é extremamente recomendado em Provérbios. Devemos tomar cuidado com as falas que se preocupam apenas em agradar e confirmar o que queremos, porque isso não vai nos desafiar a avaliar melhor e quem sabe notar alguma coisa errada no nosso pensamento, antes também devemos dar atenção para o que nos confronta, para avaliar melhor o que queremos e quem sabe, ajustar melhor as coisas. Ou confirmar o que já era o nosso entendimento, claro, mas tomando o cuidado para não fazer uma bobagem, aproveitando a experiência alheia para ter um melhor caminho.

O descanso e o lazer são importantes. Mas devemos dosar todas as coisas! Nem tanto trabalho e estudo, nem tanto lazer e descanso. Precisamos tomar cuidado com os exageros para qualquer dos lados!

Ao ficar como fiador, mesmo em nossos dias, assumimos o compromisso da dívida de outra pessoa e se ela não pagar, nós pagamos. O texto de Provérbios recomenda contra isso! Se acontecer, devemos tomar muito cuidado, porque no fim temos uma dívida que nem é nossa e pode ser necessário assumir o compromisso. Os contratos muitas vezes pedem por fiadores, então temos que tomar cuidado com pagar quando a dívida for nossa para não sobrecarregar quem nos ajudou e esperar que o nosso próximo tenha o mesmo compromisso. Esse é o “mundo ideal” nesse caso e Provérbios não está trabalhando com ele, antes recomenda que não entre por esse caminho ou insista até mais do que quem tem o direito de receber com quem tem que pagar para resolver logo.

Há uma construção em Provérbios contando um a menos e depois acertando a conta presente também em textos de profetas. De certa forma, a ideia é chamar mesmo a atenção, usando um número a menos e depois ajustando para o real, numa forma de tentar facilitar para gravar. Além, claro, de chamar a atenção para a realidade que o total pode ser maior e ter mais coisas além das citadas!

Dê uma olhadinha em Provérbios 6.16-19, observe bem coisas que o Senhor detesta e fuja dessas coisas!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Não abra mão dos princípios fundamentados na Palavra do Senhor! - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci - Ester 4.16.

Hamã manipula o rei para que execute os judeus, na tentativa de acabar com o povo daquele que lhe era desagradável, sob a suspeita de que todo o povo judeu agiria como ele. Algumas leis podem fazer esse tipo de coisa: parecem boas, trazer igualdade, mas na verdade, trazem privilégios a alguns.

Ester é introduzida em cena e Deus faz uso dela para salvar Seu povo. Hamã é enforcado e Mordecai, líder dos judeus no Império Persa, se torna primeiro ministro. A festa de Purim é instituída para marcar a libertação dos judeus. Entendo que quando agirmos de acordo com a Palavra de Deus, ainda que inimigos se levantem, teremos a vitória, em o Nome de Jesus!

Um aspecto peculiar no livro de Ester é que o nome de Deus não é mencionado. No entanto, vestígios de Deus e Seus caminhos transparecem em todo o livro, especialmente na vida de Ester e Mordecai, até mesmo na narrativa da busca pelo favor divino, com jejuns e orações, quando Ester vai tentar agir para mudar a história. Esse exemplo de busca nos mostra o caminho: busquemos ao Senhor de forma perseverante, mesmo diante das adversidades. E, claro, o que estiver ao nosso alcance, que possamos fazer, seguindo a orientação do Senhor e não de acordo com os nosso entendimento, pois mesmo que pareça bom, não será o melhor. A resposta certa, a melhor, vem do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Será que é possível?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Conta certa lenda que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!

Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:

- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram:

- Pode nos dizer como?

- É simples. - respondeu o velho - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Viver em santidade

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 30/10/2014

Leia 1 Pedro 1.13-21

Muitas vezes, nos preocupamos com grandes erros e até mesmo criamos padrões de moral para definir alguns erros que, nem sempre, são exatamente erros. Mas a preocupação em fazer o certo leva alguns a definirem certos padrões para evitar o erro e até mesmo coisas que poderiam estar certas são tidas por erradas para evitar o erro. Afinal, alguns definem, por exemplo, que assistir Televisão é errado, quando me parece que o erro é assistir a certos programas ou ter a programação em maior conta que a busca em oração, leitura da Palavra ou até mesmo ir na igreja. Mas para evitar erros, se define que assistir Televisão é errado! Não quero, com isso, dizer que é errado dizer que não pode ver Televisão! Apenas acho que essa "regra" não precisava ser tão rígida, mas quem segue, tem todo direito de fazer isso! Não é errado deixar de assistir, então, dá pra negociar com a regra. Mas insisto: não vejo razão para ser assim, apenas devemos tomar cuidado com alguns programas ou, mesmo que não sejam programas ruins, devemos tomar cuidado com a importância que damos a esses programas em detrimento do nosso tempo de busca da vontade do Senhor!

Agora, há erros que cometemos e que são deixados de lado. Parecem menores... Nem parecem erros...

Nos esquecemos que o Senhor não vê como no padrão humano onde há erros mais graves que outros. Para o Senhor, erro é erro; pecado é pecado! Por isso, somos convidados para viver em santidade desde as menores coisas até as maiores, pelo menos no padrão humano, pois diante do Senhor não há diferença entre erros! E temos que tomar cuidado, pois muitas vezes classificamos como errado algo que pode nem estar e temos como certo o que na verdade está errado! Assim, só buscando no Senhor teremos discernimento para entender cada uma das coisas e de fato poderemos viver de tal modo que possamos dizer que somos cristãos. Ou devemos mudar de título ou de atitude! Não dá pra se dizer cristão e seguir o erro. E não apenas o que parece errado aos olhos humanos, mas o que de fato se nos apresenta como erro!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Como caíram nessa?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Gálatas 3.1-5

1 Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado Jesus Cristo como crucificado?
2 Só isto quero saber de vós: Foi por obras da lei que recebestes o Espírito ou pelo ouvir com fé?
3 Sois vós tão insensatos? Tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis?
4 Será que padecestes tantas coisas em vão? Se é que isso foi em vão.
5 Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera milagres entre vós, acaso o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?

O que aconteceu com os Gálatas pode acontecer com muitos. Eles ouviram a mensagem, receberam o Espírito Santo, viram sinais, mas acabaram se rendendo a uma possibilidade de que era necessário obedecer preceitos da Lei para ter o que eles já tinham por fé!

Parecia fazer sentido. Era uma interpretação que tinha como base as Escrituras. Não era errado seguir o que a Lei definia! Mas não era necessário se preocupar com os seus detalhes.

Algumas vezes as pessoas podem acreditar em coisas que parecem fazer sentido. Que podem até ter base Bíblica! Mas acabam se rendendo a fazer algo para conseguir a bênção do Senhor, quando temos isso por Graça mediante a fé. Não é pelo que fazemos, mas por aquilo que Cristo fez!

Cuidado com modinhas e coisas que parecem até mesmo fazer sentido tendo a Bíblia como motivação. É claro que muita coisa está certa, mas temos que tomar cuidado com as que parecem certas, e no fim nos afastam da verdade do Evangelho!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Provérbios (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O aparente sucesso dos ímpios não pode seduzir quem busca a vontade do Senhor. O que os violentos fazem não pode ser desejado por quem busca o conhecimento nas coisas do Senhor. Aqueles que não seguem as orientações do Senhor não podem servir em suas ações para comparar ou até desejar algo!

A sabedoria é mais desejável que riquezas e rende muito mais lucro diante do Senhor. E com esse conhecimento da vontade do Senhor podemos discernir melhor as coisas. Além, claro, de ter resultados eternos diante do Senhor, e não meras vitórias aparentes em algumas coisas nesta vida. O mais importante é mesmo o que temos com o Senhor!

O livro sempre fala a respeito de buscar a sabedoria, ter prazer nela e nessa busca, preferir a devida instrução, tomar cuidado com a preguiça e com a busca por desejos carnais.

Precisamos ter em mente que a sociedade que tem o “nascimento” desse texto é machista e patriarcal. Por isso, a recomendação que o homem tome cuidado com a mulher, evitando ir por caminhos errados com mulheres que não estão preocupadas com ter uma casa e um lar, quem sabe mais ligadas com a sexualidade e a prostituição. Os homens deviam ter a “cabeça no lugar” e tomar cuidado para não se desviar pelo caminho errado com tais mulheres. 

Mas hoje em dia, a sociedade é bem diferente e entendo que esse conselho vale tanto para homens como para mulheres! Não devemos ficar com a literalidade do texto, antes precisamos observar seu contexto e, entendendo este, aplicar ao nosso contexto. E tanto homens como mulheres devem tomar cuidado quando o assunto é a vida sexual e a construção de uma carreira, família e afins. Mais que o mero ato sexual em si, a preocupação é tomar cuidado para não perder o foco das conquistas e das lutas, dando uma de “filho pródigo” quando deixou a casa e “torrou” toda a sua herança com mulheres e outras tantas coisas. É ter mesmo a cabeça no lugar! E isso requer sabedoria. Dessa forma, podemos alcançar a virtude louvada no final do livro!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Não abra mão dos princípios fundamentados na Palavra do Senhor! - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci - Ester 4.16.

Ester é um estudo da sobrevivência do povo de Deus em meio à hostilidade. Hamã, o homem mais importante depois do rei, deseja a acabar com os judeus, por ter raiva de um único judeu que não agia como ele esperava, mas fazia o que era de acordo com sua própria Lei. 

Muitas vezes somos classificados pelas pessoas de "separatistas" ou "discriminadores" por conta da nossa fé, que não exclui a pessoa, mesmo se estiver errada de acordo com o que acreditamos, mas chama a uma mudança (não obriga, convida!), mas em nome de uma "igualdade" na sociedade, os outros podem atacar a nossa fé e realmente discriminar. Fazem com aqueles que são cristãos e vivem de acordo com o Evangelho o que dizem que nós fazemos. Muitos de nós não vai pelo caminho da discriminação, mas somos muito discriminados...

Eu sei que muitos no meio cristão discriminam realmente e é uma pena que isso ocorra! Mas a liberdade que todos devem ter precisa levar em conta o direito dos Evangélicos de defenderem e viverem sua fé! Ter fé não é discriminar e se agirmos com base no que realmente as Escrituras dizem, não iremos obrigar ninguém a mudar nada! Apenas estaremos prontos a anunciar que a mudança é necessária (pelo menos do ponto de vista da fé que temos) e ajudaremos a quem quiser mudar! Quem não quiser, continuemos orando!

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Avance mais um pouco!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Extraído: Revista Voz Missionária, IV Trimestre/1993.

Numa certa viagem que fiz com meu marido pela França, alugamos um carro e saímos em direção à nossa primeira parada. Num determinado trecho da estrada, havia um cruzamento com semáforos e com uma faixa pintada no chão, bem próxima ao semáforo.

Eu estava dirigindo o carro quando o sinal fechou. Parei um pouco antes dessa faixa no chão. Notamos que começou a aumentar a fila de carros atrás de nós e o sinal não se abria para prosseguirmos a viagem.

Após alguns minutos, a moça do carro atrás do nosso veio até nós e pediu: “Avance mais um pouco, moça”. Eu não entendi o seu pedido, mas obedeci. Qual não foi a nossa surpresa quando o sinal ficou verde e pudemos seguir viagem. Eu não havia atingido o ponto de controle automático ou eletrônico, por isso o sinal não ficava verde para nós.

Desta experiência nós podemos tirar uma grande lição espiritual. Não seria semelhante ao que acontece às vezes conosco em relação às nossas orações de fé por alguma petição ao nosso Deus? Esperamos alcançar algo do Senhor e nada recebemos, apesar de nos encontrarmos na direção indicada por Ele. Quem sabe o que nos falta é avançar um pouco mais?

Quando Israel passou o Jordão, conduzido pelo fiel Josué, as águas começaram a separar-se somente quando os pés dos sacerdotes tocaram o rio e se molharam na tentativa de passagem (Josué 3.13-15).

Quantas vezes esperamos o cumprimento das promessas de Deus, mas parece-nos que nada recebemos... “Avançar mais um pouco” pode ser o segredo e o sinal ficará verde para seguir. Você tem avançado mais um pouco?

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

domingo, 14 de agosto de 2022

Ao meu pai

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Do site: belasmensagens.com.br

Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.

Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.

Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.

O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão...
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.

Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos!
Feliz Dia dos Pais!

Parabéns, Papai!
Beijos e Abraços!
Em Cristo,
Marcos Vinícius

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Somos chamados a nos manter no rumo do Senhor - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 24/09/2014

Podemos notar que o livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento. E sobre isso, acredito que esse seja um livro que nos apresenta mensagens muito interessantes. Podemos entender que nem sempre recebemos dificuldades por conta de erros de nossa parte e somos chamados a manter fidelidade ao Senhor, independente de nossa situação, para contar com Seu cuidado e apoio. Não importa o quanto busquemos ao Senhor, ainda podemos conhecer mais de Sua bondade. Lemos no começo do livro que Jó fazia isso, inclusive, por conta de seus filhos que poderiam ter cometido algum pecado. Jó descobre que, mesmo com toda essa busca, ainda havia mais do Senhor para ele conhecer e, com isso, continuar buscando.

Jesus deixou claro que no mundo passamos sim por aflições. Mas Ele mesmo recomendou que devemos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo! As coisas estranhas e ruins não acontecem apenas como "punição" a erros cometidos. Todos podem passar por momentos ruins...

Nós podemos sim sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são "falsos mestres" que ou não conhecem ou não aceitam completamente a Palavra do Senhor - querem apenas algumas partes, querem que a Palavra se converta ao que eles querem em vez de se converterem ao que diz a Palavra. Jó, nosso exemplo de hoje, perdeu tudo. Podemos lembrar de Jeremias, que foi preso. Ou ainda João Batista, que foi decapitado. Sem contar com o próprio Mestre: Jesus foi crucificado. Você e eu não estamos imunes a tais situações! Podemos, sim, também sofrer. Os problemas da vida não sugerem necessariamente da falta de fé, e nem sempre são provas de algum terrível pecado na sua vida. Pode até ser, mas não acontece sempre!

Assim, que possamos aprender com Jó que precisamos sim nos manter no rumo do Senhor. Que possamos observar cada dificuldade e, mesmo não gostando de passar por nenhuma delas, que possamos notar que o cuidado do Senhor se apresenta, mesmo quando parece que Ele está em silêncio. Não somos provados além do que possamos suportar e com cada uma das provas, o Senhor poderá sim nos dar a forma de resistir e superar cada uma! Que possamos manter nossos olhos no Senhor e buscando sempre Sua vontade para que possamos enfrentar cada dificuldade que se apresentar em nossa caminhada!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

A prática da fé

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 2.11-21

Pedro sabia da possibilidade de conversão dos gentios. Ele viu toda a situação envolvendo a casa de Cornélio. Mas ele ainda se entendia como um "judeu messiânico" e observava pessoalmente alguns pontos da Lei. Mas pelo que Paulo registrou, não era assim o tempo todo, apenas para mostrar aos outros. E isso causava confusão.

Por isso, Paulo diz que repreendeu Pedro. Como ele cobrava dos outros o que ele não fazia? Porque se não fazia sempre, era o mesmo que não fazer. E aproveita para discorrer sobre obras e Graça!

É claro que temos testemunho. É claro que vamos fazer as coisas certas, vamos nos preocupar em seguir a vontade do Senhor. Mas a mera observação de regrinhas não resolve nada! O que resolve mesmo é Jesus, por Graça.

Alguns ainda tentam seguir algumas regrinhas, o que acaba anulando a liberdade que temos em Cristo. Isso é como restaurar o fundamento que foi derrubado. Vamos sim ter prática de vida diferente! Mas não é isso que nos permite a salvação. Mudamos de vida porque fomos alcançados pela salvação por Graça e não fazemos para receber alguma coisa! Não nos preocupamos com regrinhas e detalhes para ganhar alguma coisa, mas é claro que temos testemunho de uma vida em Cristo por conta da salvação que temos!

Não fazemos para ganhar algo, mas porque fomos alcançados! E não cobramos das pessoas o que não fazemos, antes vivemos primeiro o que anunciamos!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Provérbios

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O livro de Provérbios é mais que apenas uma coleção de provérbios. Podemos entender como uma coleção de coleções. São muitos provérbios, sobre os mais variados temas. Alguns, inclusive, se repetem ao longo do livro. 

Salomão, rei de Israel, era filho de Davi e de Bate-Seba. Foi na época de seu pai que o impulso literário se tornou muito forte em Israel e muitos dos livros que temos no Antigo Testamento com as histórias mais antigas foram organizados durante esse tempo e esse exemplo manteve ao longo dos próximos anos a busca pelos textos, com tantos livros de profetas e outros de história no AT.

O tema principal que podemos notar através dos mais variados conselhos encontrados no livro é: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução” (1.7). Se fosse para resumir Provérbios, faria com esse texto. E mesmo o tema da sabedoria, do conhecimento, com ligação ao temor do Senhor, se repete em outros versículos ao logo do livro. É claro que temos que ler o livro para conhecer os mais variados conselhos que nos auxiliam na caminhada e adaptar para todas as situações da vida. Mas esse é o tema principal de Provérbios: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.

Com esse conhecimento, deixamos o caminho dos que pecam, dos que buscam facilidades mesmo sem se preocupar com o que é certo. E aprendemos muitas coisas para discernir erros e acertos mesmo, deixando o erro para buscar o que agrada ao Senhor. Ainda temos que tomar cuidado, porque o fato de uma coisa ser errada não torna outra certa. O caminho da porta larga pode incluir muitas coisas!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Realizemos de acordo com a vontade do Senhor! - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra - Neemias 2.18.

Temos muitas coisas para realizar em nosso dia a dia. Muitas vezes, desanimamos. Outras, seguimos em frente. O que esse texto nos ensina é que se realizarmos em Nome do Senhor, debaixo de Sua vontade, Ele próprio nos dará forças para seguirmos no caminho que temos para seguir. Vamos realizar proezas, em o Nome do Senhor.

Isso não se limita apenas a uma atividade missionária ou evangelística! Vai além disso! Se você buscar a vontade do Senhor e realizar a vontade Dele também em seus estudos, relacionamento, trabalho, em tudo, você terá forças para seguir em frente em suas atividades. Exatamente porque o Nome do Senhor será glorificado, pois se você realizar debaixo da vontade Dele e com Sua orientação, você terá que assumir isso diante de outras pessoas e isso será seu testemunho! Com isso, o nome do Senhor será glorificado e reconhecido!

Busque a vontade do Senhor. Ele fortalecerá suas mãos para realizar grandes obras. E depois, dê testemunho do cuidado do Senhor. Para que outras pessoas saibam que podem seguir a vontade do Senhor e que isso é realmente o melhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Conclusão a respeito das Biografias Bíblicas do AT - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Entre acertos e erros, o povo segue distante do Senhor em boa parte do tempo. Juízes e Profetas são levantados para lembrar ao povo a respeito da vontade do Senhor.

A rebeldia leva o povo a muitos problemas, até que o exílio se torna inevitável. A nação estava dispersa, as cidades destruídas e habitadas pelos mais pobres da terra, sem condição de refazer muita coisa, sem nem ter autorização!

Até que se torna possível reconstruir, recomeçar a história "em casa". O povo ainda segue sob dominação de outros, alguns radicalizam na interpretação da Lei, outros ainda estavam desanimados diante de tudo o que acontecia. Mas pelo menos se preocupavam mais em buscar a vontade do Senhor, mesmo que errando algumas vezes por conta de uma interpretação exagerada. Já não era por seguir outros costumes, pelo menos.

O Senhor separou um povo que deveria dar testemunho do Seu agir para as demais famílias da terra. E para que nunca faltasse rei no seu trono, O Senhor enviou o Seu próprio Filho. Esse foi sacrifício definitivo e agora somos alcançados por Graça!

Vamos passar um tempo enviando mensagens com Ilustrações ou histórias para meditação nas segundas-feiras, mas logo retomaremos esse projeto com personagens do Novo Testamento, permitindo o Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Somos chamados a nos manter no rumo do Senhor - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 24/09/2014

A mensagem de hoje, mais uma vez, não tem um texto específico como motivador, mas tem um livro como um todo: O Livro de Jó! É com a sua história em mente que iremos escrever as linhas da mensagem de hoje:

A Bíblia atesta que Jó foi uma pessoa com posses e importante em seu tempo. Ele é citado, por exemplo, em Ezequiel 14.14 e Tiago 5.11.
 
Jó era um gentil. Acredita-se que era descendente de Naor, irmão de Abraão. Conhecia Deus pelo nome de “Shaddai” - o Todo Poderoso (há, pelo menos, 30 referências a Shaddai no Livro de Jó).

A maior parte do livro é composta por diálogos entre Jó e seus amigos, seguidos pelo desafio de Eliú a Jó. Os quatro homens que dialogam na maior parte do livro tentam responder a pergunta: Por que sofre Jó?
 
Observando o exemplo da vida de Jó, podemos pensar nas situações que acontecem ou podem acontecer conosco no dia a dia. Quantas vezes temos a impressão que algo está fora do rumo, que as coisas estão acontecendo de forma estranha e sem razão, sem motivo, apenas estão acontecendo. Buscamos no Senhor o entendimento, queremos saber se temos que nos acertar em alguma coisa e nada nos é dado como resposta. Apenas as coisas continuam estranhas. E pode até acontecer de pessoas ao nosso redor, que sabem de nossa fé, começarem a questionar essa experiência que temos com o Senhor! Em vez de encontrar apoio, consolo, sugestões... podemos encontrar questionamentos e mais questionamentos, mesmo dos mais próximos!

A mensagem ainda não acabou! Na próxima semana teremos a última parte, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Cada um na sua

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 2.1-10

Como falavam coisas erradas a respeito de Paulo, ele busca na história a confirmação do que ele apresentava. E ainda deixa claro que teve comunhão com os apóstolos, com os irmãos que eram reconhecidos em sua autoridade. Ele falava e confirmava o que falava!

Ele reconhece que a mensagem deve ser levada para judeus e para gentios. Sua observação dá conta que uns iriam aos gentios e outros aos judeus. É fato que Atos dos Apóstolos nos mostra Paulo indo sempre a uma sinagoga nas cidades que visitava, procura os judeus quando chega em Roma. Ele nunca perdeu a sua raiz! Nem deixou de anunciar a mensagem aos judeus.

Mas era bem definido que ele tinha uma responsabilidade - falar aos gentios. Um judeus convertido ao cristianismo que continuasse observando ritos do judaísmo teria problemas ao se aproximar do gentio. Pedro teve que se explicar diante da conversão de Cornélio! Mas Paulo ia numa direção de liberdade com relação a essas coisas. Era mesmo um "cada um na sua".

A circuncisão não era a única questão que se defendia. Ela era a "porta de entrada", mas depois dela, havia mais coisas. Paulo já tenta barrar logo no começo! E o Concílio de Jerusalém mostra que havia mesmo mais assuntos (ler Atos dos Apóstolos 15). Isso nos mostra que precisamos de discernimento e ousadia diante do Senhor: discernimento para entender a Sua vontade e ousadia para praticar mesmo que pessoas com destaque tentem nos intimidar. Seguimos sempre a vontade do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Salmos (5)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Esboço de Salmos

I. Livro I: 1 - 41 
  Salmos de Louvor 8, 24, 29, 33
  Salmos Reais 2, 21
  Salmos de justiça 1, 15
  Salmo penitencial 32
  Salmo revelador 19
  Os demais, principalmente orações de fé na adversidade
 
II. Livro II: 42 -72
  Salmos de Louvor 47, 48, 50, 65, 66, 67, 68
  Salmos Reais 45, 72
  Salmo Penitencial 51
  Salmos Imprecatórios 58, 59
  Os demais, principalmente orações de fé na adversidade
 
III. Livro III: 73 - 89
  Salmos de louvor 75, 76
  Salmos históricos 78, 81
  Salmos de amor por Sião ou pelo Templo 84, 87
  Salmo de repreensão aos ímpios 82
  Os demais, principalmente de confiança com relação a questão Nacional

IV. Livro IV: 90 - 106
  Salmos de fé na adversidade 90, 91, 94, 102
  Salmos históricos 105 e 106
  Salmo de justiça 101
  Os demais, principalmente salmos de louvor

V. Livro V: 107 - 150
  Salmo Real 110
  Salmos sobre aflições Nacionais 137
  Salmo de justiça 112, 116
  Salmo revelador 119
  Cântico dos Degraus 120 - 134
  Salmos de louvor 113 - 118, 136 e 146 - 150
  Os demais, de louvor e confiança na tribulação

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Realizemos de acordo com a vontade do Senhor! - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra - Neemias 2.18.

O contexto é o da reedificação de Jerusalém. Neemias se preocupou em deixar claro para as outras pessoas que o Senhor tinha sido favorável. Que Sua mão tinha agido assim, o que mostra o interesse em deixar claro a realização de um trabalho. Ele não citou simplesmente que o Senhor foi favorável, nesta versão; deixou claro que foi a mão do Senhor, querendo mesmo dar ênfase em trabalhos realizados.

Com o testemunho ouvido, o povo se sentiu fortalecido para realizar a obra que estava pela frente. As mãos também foram fortalecidas para a boa obra. Era necessário disposição, vontade e atitude, realização. Sabendo que o Senhor estava fortalecendo Neemias para começar o trabalho, o povo seguiu em frente, sabendo que o trabalho não seria feito para Neemias ou para o próprio povo, mas para o Senhor.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...