quinta-feira, 31 de março de 2022

Em Nome do Senhor Jesus!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai - Colossenses 3.17

Nossa oração deve ser feita em nome de Jesus. Não oramos em nome de qualquer um ou em nome de ninguém, quando aguardamos a atuação do Senhor. Nossa oração deve ser feita em nome de Jesus. Não há outra forma de aguardarmos a atuação do Senhor. Só podemos realmente esperar que o Senhor atue quando oramos em nome de Jesus.

A Bíblia revela isso. O Senhor Jesus declarou!

Só assim podemos ver nossa oração atendida. Aguardando que o Senhor faça a Sua vontade e orando em nome de Jesus. Não apenas para encerrar a oração, mas um bom momento para declarar é esse. Na maioria das vezes terminamos a oração assim, mas podemos declarar que oramos em nome de Jesus em outros momentos da oração.

Mas o texto não fala sobre "orar em Nome de Jesus". Fala que as nossas atitudes e o que falamos devem ser feitos em Nome do Senhor Jesus!

Assim, muito mais que terminar a oração "em Nome de Jesus", devemos agir e falar em Nome de Jesus. Mesmo que não falemos o Nome Dele ou que falemos de outros assuntos, bem diferentes dos assuntos de Fé. Cada atitude nossa deve ser em Nome de Jesus. Cada palavra, em Nome de Jesus. Tanto faz se nos estudos, no trabalho, na diversão, nos esportes... Tanto faz!

Que possamos aprender a agir e falar em todo o tempo, sobre qualquer situação ou assunto, sempre em Nome do Senhor Jesus! E mais que aprender, que pratiquemos!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 30 de março de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Jó

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A Bíblia atesta que Jó foi uma pessoa com posses e importante em seu tempo. Ele é citado, por exemplo, em Ezequiel 14.14 e Tiago 5.11.
 
Jó era gentil. Acredita-se que era descendente de Naor, irmão de Abraão. Conhecia Deus pelo nome de “Shaddai” - o Todo Poderoso (há, pelo menos, 30 referências a Shaddai no Livro de Jó).

A maior parte do livro é composta por diálogos entre Jó e seus amigos, seguidos pelo desafio de Eliú a Jó, do confronto do Senhor e a restauração de Jó. Os quatro homens tentam responder a pergunta: Por que sofre Jó?
 
Acredito que esse seja um livro que nos apresenta mensagens muito interessantes. Podemos entender que nem sempre recebemos dificuldades por conta de erros de nossa parte e somos chamados a manter fidelidade ao Senhor, independente de nossa situação, para contar com Seu cuidado e apoio. Não importa o quanto busquemos ao Senhor, ainda podemos conhecer mais de Sua bondade. Jó fazia isso, inclusive, por conta de seus filhos que poderiam ter cometido algum pecado. Jó descobre que, mesmo com toda essa busca, ainda havia mais do Senhor para ele conhecer e, com isso, continuar buscando.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 29 de março de 2022

Buscar em obediência

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

E ACABANDO Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa - 2 Crônicas 7.1

Este texto está inserido no contexto da dedicação do Templo ao Senhor. Salomão terminara a construção e estava exatamente oferecendo, dedicando o Templo. Como ele havia obedecido as orientações do Senhor para aquela construção, muitas dadas ao seu pai, Davi, logo que a construção acaba e o Templo é dedicado, o Senhor já manifesta soberanamente Sua glória naquele local. Ali estava grandemente o Senhor...

Muitas vezes esperamos que o Senhor manifeste Sua glória em nossa vida, nos nossos negócios, em nosso lar... Mas... Será que temos nos preocupado em obedecer os preceitos do Senhor?!?! Só assim veremos a manifestação de Sua glória em nossa vida!

E no tempo do texto que serve como motivação desta meditação, no Antigo Testamento, havia apenas lampejos da manifestação do Espírito Santo. Era necessário conhecer bem a Lei e cumpri-la com seu próprio esforço! Por isso, com medo de não cumprir adequadamente, por exagero no rigor, muitos judeus complicavam além da conta da Lei. Exageravam em sua interpretação. Muitos, por zelo exagerado. Outros, por tentativa de manipular o povo... E assim seguia...

Mas hoje em dia, desde o Pentecostes, não temos apenas lampejos da manifestação do Espírito Santo em nossa vida. Ele está em nós, se deixarmos Ele agir em nossa vida. Ele nos orienta, guia e espera que tenhamos atenção para que Ele possa fazer grandes coisas em o Nome do Senhor em e através de nossa vida. É esse Espírito Santo que quer nos guiar a realizar a Vontade do Senhor. E opera em nós, se deixarmos Ele agir, tanto o querer como o efetuar, tanto a vontade de fazer como o realizar (Filipenses 2.1-13 – atenção especial ao versículo 13). Se nos esvaziarmos de nossas vontades pessoais, o próprio Deus, através do Espírito Santo, vai operar em e através de nós!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 28 de março de 2022

Biografia dos Profetas - Pós-exílio - Ageu (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

No livro de Ageu, a expressão “Senhor dos Exércitos” ocorre quatorze vezes.

Diante das adversidades, o povo descuidou da reconstrução do Templo. Estavam acomodados por conta dos adversários e diante da manutenção da busca no lugar do Templo, mesmo sem as paredes. Depois de tantos anos no exílio, achavam que não precisavam daquela expressão física para a devoção. Por anos não estiveram nem perto do lugar. Agora, ao menos, estavam perto e isso "acomodou os ânimos" para evitar mais problemas com os adversários.

Mas faltava algo. A ordem da volta tinha também a orientação para a reconstrução do Templo. E o povo passava por dificuldades (Ageu 1.6). Por isso, faltava algo! E Ageu 1.9 apresenta a revelação do ponto principal desse problema: enquanto cada um estava preocupado em ampliar a sua própria renda, suas posses, a casa de Deus estava em ruínas!

O livro do profeta Ageu nos ensina que, como servos de Deus, devemos estar comprometidos com a obra do Senhor! Esse deve ser o ponto de partida! Não há problema em cuidar dos afazeres pessoais e familiares, mas não podemos parar esperando a bênção do Senhor apenas para o que é nosso. Temos que nos dedicar ao Senhor! E essa deve ser a prioridade.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 25 de março de 2022

Somos chamados para testemunhar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 10/07/2013

Leia Filemom 4-7

Uma carta curta, que na divisão de capítulos ficou apenas com um capítulo, e na divisão de versículos, com 25. Mas cheia de conteúdo. Talvez a carta com mais conteúdo a nos falar, levando em conta o tamanho e pensando proporcionalmente com relação ao tamanho e conteúdo de outras cartas do Novo Testamento. E muitos tentam interpretar tantas coisas que o texto nem deixa claro, como a questão de Onésimo ter "furtado" algo de Filemom. Paulo diz que se houve algum prejuízo causado por Onésimo, que ele mesmo se apresentava para pagar (vs. 18-19), sendo que um escravo pode causar dano financeiro ao "dono" simplesmente pela ausência e o "dono" teria que ter assumido possível custo com essa ausência para a realização de tarefas que seriam do escravo. Logo, há mais possibilidades de interpretação, sem contar o "se" de Paulo, que deixa claro que "se" aconteceu, ele paga...

Mas não é esse o tema de nossa meditação hoje. O texto Bíblico que nos motiva mostra Paulo deixando claro que sabia do testemunho de Filemom. E isso era importante para a comunicação da Fé que ele tinha! Logo, muito mais que conhecer e falar para os outros, pregar o tempo todo, é importante viver, praticar a Fé. Talvez seja possível pregar com conhecimento intelectual e impactar vidas. Mas sempre será muito mais importante "pregar" pela vida e pela fala, e não apenas pela fala. Ter experiência pessoal do que prega e ter testemunho de que vive essa mensagem.

Não para que os outros vejam ou notem, mas por uma questão pessoal com o Senhor mesmo! Se for uma vida verdadeiramente no altar do Senhor, é natural que as pessoas notem, só que alguns podem fazer só de aparência e enganar aos olhos humanos. Mas o Senhor sabe se é apenas "da boca pra fora", de aparência e a Ele não tem como enganar. Logo, que possamos ter esse testemunho diante das pessoas, que notam, falam e podem até se permitir ouvir do Espírito Santo por conta do nosso testemunho (você não vai convencer ninguém... quem fará isso é o Espírito Santo), mas muito mais que "parecer", seja realmente vida em nossa vida!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 24 de março de 2022

Gratidão e reconhecimento

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Filipenses 4.10-23

Nesta porção, vamos juntar toda a parte final do texto de Filipenses!

Fica claro que Paulo não era interesseiro. Há outro texto em que ele deixa claro que trabalhou para não ser pesado para a comunidade. Em 2 Coríntios chega a citar que outros deram a provisão!

Ele deixa claro que o Senhor supria suas necessidades e ele não se preocupava em ter mais ou menos. Mas quando recebia apoio, reconhecia, agradecia e clamava ao Senhor que cuidasse de todas as coisas na vida de quem apoiou.

Entendo que não se deve cobrar do Evangelho. Vivi momentos angustiantes quando era o certo ter o recebimento de uma comunidade. E hoje pratico o que realmente entendo: o Senhor chamou, Ele sustenta! Qualquer que seja a forma! Dele vem o sustento, tocando corações para contribuir da mesma forma que tocou o meu para realizar o trabalho. O Senhor chama quem executa, quem ora e quem sustenta!

Com pouco ou com muito, como Paulo, sei enfrentar porque o Senhor cuida, sustenta e Nele posso todas as coisas! As situações da vida, problemas e alegrias, posso todas as coisas Naquele que me fortalece! E esse convite é realidade para todas as pessoas, para mim e para você!

Esta é, nessa sequência, a última mensagem sobre Filipenses!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 23 de março de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Esboço de Ester

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Esboço de Ester

I. Vasti é desobediente e desprezada: 1.1-22
  O rei Assuero mostra seu poder e celebra uma festa: 1.1-8
  A rainha Vasti desobedece e é desprezada: 1.9-22
 
II. Ester é escolhida para ser rainha: 2.1-20
 
III. A vida do rei é salva: 2.21-23
  Mordecai descobre uma conspiração: 2.21
  Ester informa o rei: 2.22-23
 
IV. Plano contra os judeus: 3.1 - 4.17
  Hamã planeja destruir os judeus: 3.1-15
  Mordecai persuade Ester a intervir 4.1-14
  Ester solicita a ajuda de Mordecai: 4.15-17
 
V. Ester prepara tudo para mudar a história - e dá certo: 5.1 – 7.10
  Ester prepara um banquete: 5.1-8
  Hamã planeja destruir Mordecai: 5.9-14
  Hamã é forçado a honrar Mordecai: 6.1-14
  Ester revela sua identidade e expõe Hamã: 7.1-6
  Hamã é enforcado na forca preparada para Mordecai: 7.7-10
 
VI. Os judeus são salvos: 8.1 – 9.17
  Ester leva seu pedido ao rei: 8.1-6
  O rei emite um decreto a favor dos judeus: 8.7-17
  Os judeus derrotam seus inimigos: 9.1-17
 
VII. A Festa de Purim é estabelecida: 9.18 - 10.3
  Os judeus celebram o primeiro Purim: 9.18-32
  Dado histórico: 10.1-2
  O rei eleva Mordecai: 10.3

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 22 de março de 2022

Prosseguir fazendo a vontade do Senhor!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Disse, pois, Davi a seu filho Salomão: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te desalentes, pois o Senhor Deus, meu Deus, é contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que seja acabada toda a obra para o serviço da casa do Senhor - 1 Crônicas 28.20

Davi sabia que não terminaria a obra da construção do templo. O Senhor assim já tinha revelado! E dessa forma, Davi deu para seu filho e sucessor escolhido por Deus, Salomão, as instruções necessárias. Entre elas, a certeza que o Senhor não o deixaria!

Quantas vezes temos a impressão que não vai dar para fazer algo. Quantas vezes, desanimamos. Recebemos a revelação do Alto, temos as confirmações, as instruções, as provisões, vemos algumas coisas se encaminhando, mas tem aqueles momentos que parece que não vai seguir, não vai acontecer, que até imaginamos se era mesmo para termos começado...

Bom... Se é a vontade do Senhor, vai acontecer, por mais difícil que pareça! A vontade humana, as palavras, o desânimo, a preocupação, o que quer que seja, nada pode nos afastar da vontade do Senhor, a não ser que deixemos de buscar essa vontade! Se você segue buscando a vontade do Senhor, segue vivendo na busca de agradar ao Senhor, fique tranquilo: por mais difícil que pareça, no momento adequado, no melhor momento, as coisas vão acontecer!

Precisamos aprender com Paulo, que tinha claro que era preciso aprender a viver bem com tudo em ordem ou com muitos problemas. O mais importante é fazer a vontade do Senhor! Com isso, mesmo no meio da perseguição, teremos a paz que o mundo não consegue entender! Ter paz com tudo em ordem é até fácil... Mas ter paz no coração mesmo no meio da angústia, da perseguição, de problemas... só aquela pessoa que faz a vontade do Senhor! Aprendamos a louvar mesmo nas cadeias! E sigamos fazendo a vontade do Senhor e não a nossa!

Salomão completou a obra. Porque o Senhor era com ele. Porque era a vontade do Senhor. E assim será na sua vida: não temas, nem te desalentes, pois o Senhor é contigo; não vai te deixar nem te desamparará até que a boa obra, a vontade Dele, seja completada! Não é a sua vontade... mas a vontade do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 21 de março de 2022

Biografia dos Profetas - Pós-exílio - Ageu (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Pelos relatos de seu livro, podemos perceber que Ageu foi um profeta muito ativo em Judá durante o período da reconstrução do segundo Templo. Muitos acreditam que seria aproximadamente entre 520 e 515 a.C. Seu livro é considerado pequeno: possui apenas dois capítulos e apresenta quatro profecias, mas isso não quer dizer que não possua uma mensagem muito profunda.

O livro apresenta dois temas bem definidos: o Templo e a vitória da casa de Davi. O profeta está preocupado em incentivar ao povo para reconstruir o Templo. Desde o retorno, a edificação do muro e das casas seguiu, mas por anos a reconstrução do Templo seguiu parada. Adoravam no mesmo lugar, mas ainda em ruínas. É claro que havia uma esperança de que a reconstrução traria grandes bênçãos para Israel nesse período pós-exílio, tanto do ponto de vista espiritual como político, já que a nação estava em casa, mas seguia servindo a outra nação.

Uma característica bem marcante do livro de Ageu é a organização do conteúdo em quatro mensagens. Isso significa que no livro há quatro profecias que começam com a frase: “Veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu…” (Ageu 1.1; 2.1; 2.10; 2.20). Isso mostra que Ageu era metódico no registro de sua atividade profética.

Vale registrar ainda que as quatro profecias de Ageu trazem convites ao arrependimento diante da realidade da retenção das bênçãos de Deus. Fica claro que o povo precisa se arrepender para receber as bênçãos que eram promessa do Senhor.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 18 de março de 2022

Completar a obra...

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 07/06/2013

Ilustração

Ao subir num ônibus urbano, um homem de certa idade escorregou e perdeu um sapato. O ônibus arrancou rapidamente e não podia mais parar, ficando-lhe impossível recuperar o calçado.

O homem tranquilamente retirou seu outro sapato e jogou-o pela janela.

Um jovem que a tudo observara lhe perguntou:

- Por que o senhor jogou fora seu outro sapato?

- Para que quem os encontrar possa usá-los. Apenas alguém necessitado dará importância a um sapato usado na rua, mas de nada lhe adiantará se não tiver o par completo.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 17 de março de 2022

Pensar e viver

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filipenses 4.8-9

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Se pensarmos nas coisas do Senhor, se seguirmos esse conselho de Paulo, se buscarmos mesmo o que vem do Senhor e praticarmos isso, o Senhor estará conosco! É o que texto nos diz!

Aprendemos na Palavra, ouvimos e lemos, e partimos para a prática. Pensamos nessas coisas sempre e enquanto vivemos em cada momento do nosso dia, lembramos das coisas do Senhor e praticamos isso. E o resultado é poder contar com o Senhor ao nosso lado, nos trazendo a paz. 

E mesmo no meio da angústia ou do problema, porque essa paz que vem do Senhor está acima de qualquer entendimento humano! Quando tudo está em ordem, o entendimento humano alcança a realidade de se estar em paz, mas ter paz até mesmo em momentos ruins? Isso é para quem pratica a recomendação desse texto!

Guarde com todo cuidado a sua mente, lembre dos ensinamentos do Senhor, do que nos revela a Palavra. Dessa forma, suas ações serão impactadas por esses pensamento. Quanto melhores forem os seus pensamentos, melhores serão seus dias em cada momento, em cada situação vivida.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 16 de março de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Ester (10)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O Senhor preparou tudo. E aqueles que seriam massacrados, foram vitoriosos. A exposição dos filhos de Hamã era para deixar claro que aquela família tinha realmente caído diante do rei de forma completa e para desestimular algum tipo de rebelião que tentasse “vingar” o que aconteceu com ele.

Os judeus, de condenados, passam para vitoriosos. Mordecai, de quase enforcado, para conselheiro especial do rei. Os planos contra não prosperaram e o Senhor mudou completamente a história que estavam imaginando contra os judeus! Se tornou um tempo de celebração pela vitória!

Assim é com cada um de nós quando buscamos a vontade do Senhor. Podem até pensar em nos fazer algo que seja tido como uma derrota, mas o Senhor transforma a situação no devido tempo. Mesmo que seja uma esperança para a eternidade, ela está mantida! Quer seja para que as pessoas vejam os acontecimentos, como foi nos dias de Ester, quer seja para a eternidade, vale a pena esperar a vitória da parte do Senhor.

Terminamos na próxima semana, com o Esboço de Ester, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 15 de março de 2022

Confie!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite - 2 Reis 4.2

Imaginemos a cena: o texto de nossa meditação de hoje está no contexto em que a viúva procura Eliseu, clamando por ajuda. Ele pergunta o que ela tem em casa e a partir do que ela tinha, Eliseu diz o que fazer. Conhecemos a história, ela encheu muitos potes com o azeite, suficiente para pagar as dívidas e ainda poder viver do que sobrou!

Se isso acontecesse com você, será que você começaria a derramar o pouco azeite que você tinha em casa na primeira vasilha? Só começando para saber o que iria acontecer... Mas era preciso ter mais vasilhas vazias antes. Buscaria por isso antes de começar? Ou será que iria deixar pra lá, porque não ia dar em nada, pois se não tinha azeite nem para ter cheia a própria vasilha do azeite que tinha em casa, como ia encher outras mais?

É lindo ler isso na Bíblia. Maravilhoso sentir um aquecimento no coração, ou a fé aparentemente renovada. Mas o que de fato esse texto precisa fazer é nos dar a certeza que podemos acreditar até mesmo no que parece impossível, improvável ou até mesmo o que parece que é loucura. Se realmente vier do Senhor a ordem para fazer, o que Ele diz, não falha!

Não adianta dizer sem ser a revelação do Senhor! Não adianta crer que vai acontecer, caso o Senhor tenha outro plano para a situação! Mas quando o Senhor diz que vai acontecer, pode acreditar! Ainda que não pareça possível, se o Senhor disse, acredite! Não duvide do que diz o Senhor. Se alguém disser, mesmo que com fé, mas sem ser a vontade do Senhor, não vai dar em nada. Se tiveres fé, poderás dizer ao monte que se atire ao mar, mas ao ter fé temos que ter nossa vida seguindo a direção do Senhor e, com isso, vamos dizer ao monte para se jogar no mar se o Senhor nos der a devida orientação para tal! Afinal, o Nome Dele é que será glorificado!

Assim, quando o Senhor disser, não tenha dúvida: acredite! Já é realidade quando o Senhor diz que será, basta chegar o momento e que acreditemos, obedecendo as devidas instruções do Senhor. Dessa forma veremos até mesmo o impossível acontecer!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 14 de março de 2022

Biografia dos Profetas - Pós-exílio - Ageu (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Não encontramos facilmente outra referência sobre quem foi Ageu além do que é revelado em seu livro no Antigo Testamento. As únicas menções na Bíblia fora do seu próprio livro ocorrem em Esdras 5.1 e 6.14. Ali, ele é citado ao lado do profeta Zacarias. Ambos profetizaram em nome do Deus de Israel aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém depois do Exílio Babilônico.

Exatamente pela proximidade histórica com o Exílio, Ageu deve ter nascido ainda na Babilônia, pelo menos durante o tempo do Exílio. Se nasceu na Babilônia, voltou para Jerusalém após o decreto de Ciro, que permitiu que os judeus retornassem (sobre o decreto da volta, ler 2 Crônicas 36.22-23 e Esdras 1.1-4). Mas é igualmente possível que o profeta Ageu tenha retornado juntamente com um novo grupo de exilados e, neste caso, talvez já fosse um jovem ou adulto.

Seja como for, o que se sabe é que o profeta Ageu de alguma forma testemunhou a crescente apatia durante o período pós-exílico, possivelmente por conta da obra parada, e no momento apropriado, foi usado por Deus como profeta entre seu povo.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 11 de março de 2022

Apresente-se para o trabalho

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 23/05/2013

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então, disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim - Isaías 6.8

Gostaria de destacar apenas "Eis-me aqui"!

Isaías, no templo, tem uma visão e recebe o seu chamado. O Senhor quer enviar alguém e Isaías se apresenta para o trabalho: Eis-me aqui!

Muitos de nós já disse ou escreveu essa expressão. Eu já disse ou escrevi muitas vezes e se assim o Senhor permitir, vou dizer ou escrever outras tantas. Já disse quando pessoas me chamaram, já disse quando senti claramente o toque do Senhor para fazer algo. Se é necessário e eu entendo que posso fazer, eis-me aqui!

Antes de ir para o trabalho, Isaías se apresentou para ele. Disse que estava disposto, com vontade de fazer, e disponível, com tempo, oportunidade e capacidade para fazer. Ele sabia que o Senhor queria que o trabalho fosse feito e claro, o Senhor iria realizar através da pessoa que se apresentasse para o trabalho. Claro que se alguém se sentisse incomodado com aquela pessoa e o Senhor quisesse mostrar algo para os outros através até mesmo da morte de quem se apresentou, isso iria acontecer. O trabalho era do Senhor e Isaías só tinha que deixar acontecer...

Ficamos sempre ansiosos pelo trabalho, mas esquecemos de nos apresentar para ele. Queremos realizar e achamos que basta começar a fazer. Mas vejo nesse texto que Isaías antes de começar a fazer, antes de assumir a missão, ele se apresentou como opção para realização.

Não podemos perder de vista: antes de irmos para o trabalho, temos que nos apresentar para o Senhor e para o trabalho. Esse será o momento que teremos as primeiras revelações, as primeiras estratégias, as primeiras ministrações, será o início da preparação para a realização. Se vamos fazer em nome do Senhor, temos que primeiro receber Dele a orientação, antes do envio. Depois que nos apresentamos e recebemos as primeiras instruções, aí podemos partir para a prática. Não adianta ir direto! Paulo queria começar a pregar logo depois de sua conversão, mas ainda havia quem duvidasse de sua conversão e ele precisava de mais instruções. Depois de mais capacitado, sabemos no que deu..

Buscar preparação não pode ser desculpa para demorarmos. Mas temos que esperar pelo tempo que o Senhor tem para nós, para a realização do trabalho. Afinal, o trabalho será feito em nome Dele. Seremos vasos que, cheios da orientação de Deus, iremos transbordar da mesma orientação para as outras pessoas. Antes de ir, temos que nos apresentar ao Senhor para o trabalho. Faça isso!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 10 de março de 2022

Pensar no que é de boa fama

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filipenses 4.8-9

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Acredito que está claro que devemos pensar nas coisas o Senhor. Chegando ao final dessa "lista", o que realmente nos resta é pensar nas coisas do alto e aplicar em cada situação do nosso dia a dia as coisas de acordo com a vontade do Senhor.

Devemos viver de modo que os outros notem nosso bom testemunho. Que seja natural, brotando de um coração que realmente tem compromisso com o Senhor! Nossas ações devem provocar bons comentários. E precisamos evitar os assuntos ou espaços que seguem contra o testemunho que devemos dar como servos do Senhor. Há tempo para todas as coisas, mas em princípio, é importante evitar certos lugares, a menos que haja direção do Espírito!

Devemos pensar em coisas com boa fama para que possamos viver em boa fama. Não apenas "fama", ibope, notoriedade. Mas boa fama, com testemunho de uma vida no altar do Senhor! 

E em cada um dos pontos até aqui, devemos avaliar virtude e louvor - se realmente se mostra como algo bom e se o nome do Senhor será exaltado com isso, se merece mesmo "louvor", destaque, enfim, nossa atenção!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 9 de março de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Ester (9)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Quando Hamã escreveu com a autorização do rei para que os judeus fossem massacrados, aquilo era mesmo um grande problema. Afinal, quem iria ajudar os judeus? Era mais fácil que as pessoas se unissem com os que estavam felizes por combater os judeus, entendendo que aquilo era o desejo do rei!

Mas quando a casa de Hamã passa para Ester, que se revelou como parte do povo judeu, confirmou agora a posição de Mordecai, que já tinha sido honrado pelo rei e era conhecido, ficando com o cuidado daquela casa que fora de Hamã, era um sinal que Hamã deveria até mesmo ser esquecido. Era como mostrar que ele era um traidor. E Mordecai ganhava notoriedade.

Isso inverte aquela situação anterior, onde as pessoas poderiam até querer ajudar os que iam contra os judeus, por entender que o rei queria isso. As novas cartas, a queda daquele que tinha enviado as anteriores e o fato de Mordecai estar como que no lugar dele, faz com que agora se entenda que o rei defendia os judeus. Talvez a notícia que a rainha era desse povo estivesse sendo espalhada. O rei não podia desfazer a ordem anterior, mas permitiu uma "paridade de armas" ao menos, que acabou sendo muito mais vantajosa aos judeus por conta dos acontecimentos envolvendo a queda e morte de Hamã.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 8 de março de 2022

Obedecer - a verdadeira forma de fazer a Obra do Senhor!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão - 1 Reis 17.5.

Sempre queremos fazer alguma coisa. Temos a impressão que fazer a Obra do Senhor é sempre trabalhar na Obra, fazer alguma coisa e temos a impressão que quem "espera", pode estar exagerando no tempo dessa espera...

Mas o Senhor pode sim fazer isso: nos chamar para "esperar"! Foi assim com Elias. Não era para ele fazer obra nenhuma durante o tempo que fosse habitar junto ao ribeiro de Querite. Pelo menos, o texto não nos revela qualquer atividade de Elias, a não ser a obediência. Até mesmo a comida seria trazia por corvos! Para conferir, leia o texto completo em 1 Reis 17.1-7 (hoje, temos como motivação apenas o versículo 5)

Importante salientar que depois do tempo que ele ali permaneceu, veio a orientação para fazer alguma coisa. Isso mostra que é possível sim ficar esse tempo "esperando", desde que seja algo claro da parte do Senhor!

Não confunda atividade com realizar a Obra do Senhor. Para fazer a Obra do Senhor, temos que obedecer Sua vontade! E se for tempo de "esperar", devemos saber esperar! E sempre precisamos nos manter atentos para saber o que fazer, em que momento fazer, para de fato fazer a Obra do Senhor. Não podemos nos manter esperando quando é para realizar... E não podemos fazer algo quando é para "esperar"... Obedecer ao Senhor é a prioridade na realização da Obra! Não adianta fazer algo, ainda que pareça certo, se não é essa a vontade do Senhor para nós! A obediência gera a verdadeira Obra do Senhor! Aquela Obra que tanto alcança outras pessoas como nos coloca no meio dessa manifestação do Pai.

Para que a Obra do Senhor seja feita de forma completa, então, precisamos realizar a Sua vontade e é diante dessa realização, dessa obediência, que a Obra será completa, atingindo a todos, tanto a nós como aos que são impactados por isso! Que nos coloquemos na posição de obediência ao Senhor para fazer a Sua vontade!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 7 de março de 2022

Biografia dos Profetas - Pós-exílio - Ageu

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O profeta Ageu tem um livro do Antigo Testamento com seu nome. A origem do nome Ageu, pelo que pudemos verificar, é o Hebraico, significando alegre, festivo, contente, nascido em dia de festa.

Foi um profeta pós-exílico, ou seja, ele aparece na narrativa bíblica no período após o retorno dos exilados da Babilônia. Acredita-se que seu trabalho aconteceu ainda nos dias de Esdras e Neemias, além de ser contemporâneo do profeta Zacarias.

A parte de ser contemporâneo do profeta Zacarias é fato! Encontramos a confirmação em Esdras 5. Mas exatamente por ser citado no livro de Esdras, e por Neemias, durante um tempo, ter atuado com Esdras, acredita-se que os profetas estiveram juntos com esses outros dois personagens. Mas se acompanharmos a linha da história, veremos que não é bem assim! Quando chegarmos na Biografia de Esdras, teremos mais informações sobre essa questão, permitindo o Senhor!

Logo depois da volta para Jerusalém, as obras de reconstrução do templo recomeçaram. Mas os inimigos da obra se levantaram e conseguiram, com o apoio do rei, que a obra fosse parada. Toda essa história está no livro de Esdras.

Alguns anos depois, a obra é retomada, com o incentivo dos profetas Ageu e Zacarias. Quando os inimigos da obra tentam mais uma vez o contato com o rei, não dá certo: o novo rei pesquisou melhor nos escritos do reino e confirmou que a obra do Templo deveria seguir! O Senhor estava cuidando de todas as coisas!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 4 de março de 2022

As 7 maravilhas...

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 12/04/2013

Adaptado

Um grupo de estudantes de geografia estudou as sete maravilhas do mundo. No final da aula, foi pedido aos estudantes para fazerem uma lista do que eles pensavam que fossem consideradas as sete maravilhas atuais do mundo. Não saiu exatamente a lista que foi feita como "as sete maravilhas do mundo moderno", mas a lista dos mais votados entre aqueles estudantes apresentou como os mais votados (as listas de cada aluno eram diferentes, mas somente os mais votados figuraram na lista daquele grupo):

1. Pirâmides Grandes do Egipto; 2. Taj Mahal; 3. Grand Canyon; 4. Canal De Panamá; 5. Empyre State Building; 6. Basilica Do St. Peter; 7. A Grande Muralha da China.

Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina, não tinha virado sua folha ainda. O professor então perguntou à ela se tinha problemas com sua lista. A menina quieta respondeu:

- Sim, um pouco. Eu não consigo fazer a lista, porque são muitos.

O professor disse:

- Bem, diga-nos o que você já tem e talvez nós possamos ajudá-la.

A menina hesitou, então leu:

- Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam: 1. tocar; 2. sentir sabor; 3. ver; 4. ouvir; 5. sentir; 6. rir; 7. e amar.

A sala então ficou completamente em silêncio.

É fácil para nós olharmos as façanhas do homem (e muitas coisas podem mesmo apresentar o seu necessário destaque), já que negligenciamos tudo o que Deus fez para nós. Que você possa se lembrar hoje daquelas coisas que são verdadeiramente maravilhosas. Faça tudo de bom que você puder para todas as pessoas que você puder, quando você puder.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 3 de março de 2022

Pensar no que é amável

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filipenses 4.8-9

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Pensar em ser amável pode gerar a impressão de que devemos manter a gentileza sempre no falar e no que pensamos, em nossas ações principalmente. E não está errado! A questão é que com amor podemos apenas "escrever no chão" e podemos igualmente fazer o chicote para expulsar os vendilhões do Templo!

O amor ao que o Senhor ordena é essencial. E, claro, devemos tomar cuidado com exagerar na forma de agir, mas não quer dizer que uma ação mais enérgica revele falta de amabilidade! A motivação e a direção do Senhor devem nos guiar na direção disso. Acredito sim que na maior parte do tempo será de forma dócil, mas entendo perfeitamente que há momentos que isso precisa ser diferente.

O desafio é ser guiado pelo Espírito mesmo. Se fizermos com nossas forças apenas, podemos "estourar" muito mais do que o necessário e errar por isso. Mas se pensarmos no que é amável da parte do Senhor, saberemos o momento de "subir o tom" sem perder a direção do Espírito (como Jesus no caso dos vendilhões do Templo) e agir por conta do mesmo amor que a gentileza mostra. Contrariar, contestar, sugerir o diferente pode ser sim uma grande gentileza!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 2 de março de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Ester (8)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

No segundo banquete, Ester pede por sua vida e pela vida de seu povo. O texto não nos relata isso, mas o rei pode ter ficado inquieto exatamente por isso. Quando Hamã pediu pela morte de um povo, o texto não mostra ele revelando o povo. O rei autorizou porque o tinha em alta conta! Agora, o rei pode pensar que ele queria fazer isso para atingir a rainha. É apenas uma possibilidade. E ao atingir a rainha, acabaria atingindo o rei. Mas o texto apenas nos diz que o rei ficou bem chateado e saiu, eu que estou bancando o roteirista e tentando pensar além do que temos escrito.

Hamã fica preocupado, claro! Tenta pedir por sua vida para a rainha, mas acaba ficando numa posição que parecia outra coisa! Quando o rei volta e vê aquilo, fica ainda mais nervoso. O fato dele pensar que Hamã poderia estar tentando violentar a rainha é que me faz pensar que o rei pensou aquelas coisas que comentei antes sobre as razões para ter pedido para matar os judeus. Primeiro, uma conjectura, queria matar a rainha e quando os planos foram descobertos, estaria tentando violentar sexualmente a rainha! Pelo menos, a segunda opção o texto nos diz. E no fim, Hamã que queria pedir que Mordecai fosse enforcado, teve que honrar Mordecai e foi ele enforcado onde queria matar o desafeto.

A lição segue a mesma: vejo claramente a ação do Senhor cuidando, poupando e encaminhando as coisas para mudar aquele destino imaginado por Hamã. Não há plano contra sua vida que possa prosperar se você busca a vontade do Senhor. O que vier a acontecer será com o direcionamento e permissão Dele, com um propósito específico. E qualquer tentativa contra a vontade do Senhor será transformada para cumprir o plano Dele, como foi com Mordecai e Hamã no livro de Ester. Busque ao Senhor, confie Nele e tenha certeza que os planos Dele não podem ser frustrados! Não importa o que pensem maquinar contra você: o Senhor está cuidando de tudo e qualquer coisa que venha a acontecer, ainda que pareça ruim, será para dar testemunho do cuidado do Senhor sobre a sua vida!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 1 de março de 2022

O Senhor é Nosso Refúgio

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Joel 3

Depois da promessa do Espírito Santo no final do capítulo 2, Joel 3 nos mostra o anúncio de que o Senhor irá restaurar a sorte de Judá. Havia um tempo para punição por terem deixado o caminho do Senhor, mas havia a promessa de acerto quando o povo buscasse arrependido! Uma promessa tanto para os dias mais próximos do profeta como para a eternidade com o Senhor. Devemos ouvir essa profecia pensando sempre nesses dois marcos temporais.

Mesmo em meio a dor e a guerra, da maior punição que possamos imaginar por conta de um erro ou de um pecado, se clamarmos arrependidos, dispostos a mudar o caminho que estamos percorrendo, deixando o erro, alcançaremos misericórdia. Precisamos crer que Deus é o nosso refúgio real e verdadeiro, contar com Seu cuidado e buscar Nele o caminho que devemos trilhar, longe do erro. 

A profecia de Joel ainda é para o tempo que a guerra cercava o povo. Estavam na direção da punição por conta dos erros. Era sim tempo de angústia e por conta do erro. Nem sempre passamos por dificuldades por conta dos erros que cometemos, há momentos que as coisas acontecem para que se manifeste a glória do Senhor (João 9.1-3). 

Mas nesses momentos que erramos e o Senhor permite a dor, essa é igualmente um chamado para a mudança! E mesmo nos dias de maior angústia, incerteza ou mesmo escassez, o Senhor Deus está pronto a nos receber como verdadeiro refúgio quando buscarmos a Sua vontade e deixarmos, arrependidos, o caminho errado, pois Ele é sim Aquele que nos guarda.

Dessa forma, chegamos ao fim (por enquanto) da nossa sequência de mensagens com base no livro do Profeta Joel.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...