O título antigo do livro dos Salmos é Tehillim - cânticos de louvor. A ideia era mesmo que fosse acompanhado com algum instrumento ao ser declamado, cantado.
O livro de Salmos apresenta-se, assim, como uma coletânea de vários textos poéticos, destinados ao cântico, louvor, ensinar e contar a história de forma cantada. Foram escritos ao longo de vários séculos, por muitas pessoas, sempre inspiradas pelo Espírito Santo. Desde o tempo de Moisés (Salmo 90) até o tempo do cativeiro babilônico!
Isso nos apresenta por volta de 1.000 anos de diferença entre o primeiro e o último! Foram sendo escritos e adicionados a essa coleção. Mas a maior parte foi escrita durante o tempo da Monarquia ainda com o "reino unido".
Originalmente o livro de Salmos é subdividido em cinco livros: Livro 1 (Salmos 1 - 41); Livro 2 (Salmos 42 - 72); Livro 3 (Salmos 73 - 89); Livro 4 (Salmos 90 - 106) e Livro 5 (Salmos 107 - 150).
Assim, o livro dos Salmos é uma compilação de diversas coleções antigas de cânticos e poesias. A utilização desse material acontecia tanto no culto congregacional como na devoção particular ou ainda em deslocamento para Jerusalém, por exemplo.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário