quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Isaías

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O profeta Isaías profetizou em Judá entre os séculos VIII e VII a.C. Isaías tem um livro profético na Bíblia, sendo o maior livro do gênero no Cânon Sagrado.

Isaías significa “o Senhor é salvação”, do hebraico (transliterado - escrito com nossas letras) Yesha’yahu.

Filho de Amoz (não confundir com o profeta Amós, ainda que em algumas versões da Bíblia se faça tradução diferente do nome, pois trata-se de outra pessoa). Na verdade o nome de seu pai em hebraico (transliterado) é ‘amots, enquanto o do profeta Amós é ‘amos.

Isaías foi casado, e sua esposa é chamada em seu livro de “a profetiza” (Isaías 8.3), talvez indicando que ela também profetizava. A Bíblia menciona que Isaías era pai de pelo menos dois filhos, Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz (Isaías 7.3; 8.1-4). Esses nomes são interpretados como simbólicos, tendo significados que se referiam a própria mensagem do profeta:

O primeiro, Sear-Jasube, significa “um remanescente voltará”, apontando para o juízo iminente que o povo passaria devido ao ataque assírio, além de apontar para a promessa de restauração.

Já o segundo, Maer-Salal-Hás-Baz, significa algo como “rápido até os despojos, veloz é a presa”, mostrando comparativamente a gravidade da devastação que Deus traria sobre a Síria, Israel e Judá.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...