sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Conhecer, buscar e aplicar!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 19/02/2015

Leia 1 João 2.18-26

Há muitos textos antigos que datam de época próxima a dos Evangelhos ou dos textos entendidos como Canônicos no Novo Testamento. Como há também em relação ao Antigo Testamento, há até quem acrescente no cânon alguns textos que não foram aceitos desde o início nem por cristãos, nem pelo judeus, no caso do Antigo Testamento. Mas sobre o Novo, há muita controvérsia e sempre aparece um texto "novo" de um "evangelista" que conta histórias parecidas com as que temos no Novo Testamento, mas em alguns momentos fala de coisas diferentes. Bem como "epístolas" ou até outros "apocalipses".

Os primeiros cristãos entenderam que tais textos não eram adequados, não agregavam, antes iam até contra o que era pregado. E muitos desses textos nascem desses "anticristos" que "saíram dentre nós", como diz o texto, mas já não são mais "dos nossos". E como no mundo antigo a questão de autoria normalmente busca autoridade em uma pessoa que seja mais reconhecida, muitos textos escritos por outros eram atribuídos a personagens mais conhecidos, tentando ter legitimidade. Mas foram rejeitados por aqueles que conviveram mais de perto com a história, logo, não são dignos de nota quanto ao cristianismo. Podem ser lidos, mas nunca causar polêmica no meio cristão, pois não são, de fato, desse grupo desde o começo.

Hoje em dia, muitos nem precisam de tais textos para causar polêmica e usam a Bíblia mesmo, citando textos de forma isolada, causando polêmica de entendimento no meio dos da fé. Seria como se escrevessem textos próprios no passado! Mas não escrevem necessariamente nada novo, apenas reinterpretam muita coisa e acham que "descobriram a pólvora", quando, na verdade, estão caminhando para o caminho das heresias, por falta de conhecimento do todo da História Bíblica.

Um texto isolado pode provar muita coisa. Vários textos isolados podem comprovar uma tese, mas essa mesma tese, para ser aprovada do ponto de vista Bíblico, precisa ter coerência com o todo da mensagem. Como aconteceu com os textos, principalmente do Antigo Testamento: muitos autores nem se conheceram e podem não ter tido acesso ao texto do outro, mas direcionados pelo Espírito Santo, mantiveram a coerência do texto. Não adianta ter conhecimento de partes da Escritura. É preciso conhecer o todo da Palavra e saber discernir, com a direção do Espírito Santo, se algo não está sendo interpretado de forma equivocada.

Aqueles que podem querer enganar, podem apresentar até coerência e podem sim não ter interesse pessoal de maldade nesse engano! Estão enganados também! Por isso, o conhecimento da Bíblia para buscar a coerência para além de "um punhado de textos", e a direção do Espírito Santo, mostram sua importância na vida daquele que acredita no Senhor e busca Sua vontade. Que essa unção possa nos aliviar o entendimento, direcionar e nos permitir entender mais e mais a vontade do Senhor. Que busquemos conhecer as Escrituras, para que não haja engano no nosso meio e possamos seguir sem pecar por não conhecer, antes conhecendo e direcionados pelo Espírito Santo.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

A verdade liberta

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 4.12-20

As oportunidades para anunciar o Evangelho se apresentam a partir das mais variadas situações. Pensamos que apenas vai dar certo se for planejado, bem executado, com tudo em ordem. Mas uma enfermidade permitiu a Paulo anunciar o Evangelho aos Gálatas. Claro que ele planejava viagens e executava conforme o planejado o que fosse possível, mas ele sabia notar as oportunidades em vez de se preocupar com o que "deu errado". Seria interessante sermos maleáveis a ponto de discernir todo bom propósito do Senhor diante de cada situação que acontece, mesmo que seja ruim como uma enfermidade. Saber aproveitar as oportunidades mesmo quando sai do nosso planejamento é reconhecer que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam ao Senhor! Todas as coisas!

O reconhecimento do cuidado e do apoio faz parte do dia a dia do cristão. Paulo reconheceu esse cuidado e apoio dos Gálatas quando passou por enfermidade. Isso gerou entre eles um vínculo muito grande, uma comunhão verdadeira. Em situações assim, as pessoas geralmente agem com cuidado quando notam algo ruim para não perder essa dimensão. Paulo nos mostra que é preciso dizer a verdade, com amor, mas de forma clara. Isso nunca deveria ser preocupação entre pessoas que se conhecem e possuem comunhão no Senhor. Já devemos saber que o outro se preocupa conosco e com o nosso melhor, querendo apenas que sigamos no caminho da vontade do Senhor. Quando isso é questionado, falta comunhão!

A preocupação de Paulo era genuína. Conhecia os irmãos e sabia que eles possuíam entendimento da Fé. Mas estavam se rendendo a observar regrinhas para supostamente alcançar as mesmas coisas que tinham por fé. Estavam cedendo a informações de outros que pregavam essa necessidade. Paulo falou o que era necessário, nos dando exemplo nisso! As pessoas devem se sentir bem, por Fé, na verdade do Senhor e não no que mais agrada. Quando entendemos que a vontade do Senhor é prioridade e não a nossa, crescemos no aprendizado das coisas do Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Eclesiastes (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Autoria e Data 

Eclesiastes (no hebraico "qoheleth" - Pregador) é, geralmente, creditado a Salomão, escrito próximo do fim de sua vida (que acontece aproximadamente em 931 a. C.). Encontramos logo no primeiro versículo do livro a indicação que parece ser uma referência ao rei Salomão: “Palavra do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém”. Alusões à sabedoria de Salomão (1.16), à riqueza (2.8), aos servos (2.8), aos prazeres (2.3) e a atividade de edificação, estão espalhadas por todo o livro.

Alguns estudiosos definem que o livro teria sido escrito posteriormente por conta de alguns indícios internos. Mas acreditamos que a autoria do livro é sim de Salomão mesmo, possivelmente escrevendo boa parte, talvez com alguns acréscimos em algum tempo posterior, quando de sua redação final, aí sim, alguns anos após o rei Salomão. O mesmo acontece com Provérbios e o texto em 25.1 fala de provérbios resgatados de autoria de Salomão mas registrados anos depois "pelos homens de Ezequias". Se Salomão não escreveu, a tradição a respeito do seu ensinamento permaneceu e alguém escreveu resgatando esse ensinamento de Salomão, com a devida inspiração do Espírito Santo.

Uma possibilidade bem aceita é que outros provérbios de Salomão serviram de inspiração para alguém escrever o texto em outro momento. Acredita-se que não temos acesso a todos os provérbios de sua autoria! Assim, quem escreveu não fez apenas a cópia, mas escreveu algo com base no ensino de Salomão e isso mostraria características de linguagem do escritor e de seu tempo, que seria até mesmo depois do exílio babilônico. Era um texto de sabedoria e, mesmo que outro tenha escrito, o fez com base em algum ensinamento deixado por Salomão.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Autoria e Data do livro de Ester

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A pessoa que escreveu o livro de Ester é desconhecida. Pode ter sido Mordecai (ou Mardoqueu) ou até mesmo Esdras. Não há nenhuma evidência interna sobre a autoria, nem mesmo uma tradição que nos confirme alguma possibilidade.

O que temos claro é que a descrição histórica desse livro nos remete a alguém com grande influência na cultura de sua época, com acesso a todo e qualquer tipo de informação detalhada e com capacidade de ser claro para apresentar seu texto. Isso é confirmado, inclusive, com escavações modernas na região de Susã (ou Susa) e com base nos escritos históricos que apresentam uma convergência entre o texto do livro de Ester e o que é encontrado como confirmação histórica. Ainda se busca por mais confirmações dessas escavações.

Trata-se de uma narração bem elaborada, que relata como o povo de Deus foi preservado da ruína durante o século V a. C., quando Assuero (podendo também ser reconhecido historicamente como Xerxes I) reinava. Pode ser um texto de dias não muito posteriores aos eventos.

O nome do livro, Ester, seria de uma mulher judia, bela, órfã e criada por seu primo, que tinha por nome mesmo Hadassa, e que se tornou rainha do rei persa Assuero, é dado exatamente por ser ela a pessoa reconhecida como quem conseguiu mudar a história dos judeus naqueles dias, que poderiam ter sido destruídos. Logo, ela apresenta-se como alguém muito importante no cenário histórico do povo judeu. 

Ela representa claramente a mulher submissa de seus dias que, mesmo casada, ainda respeitava a opinião de seu primo (que a criara) e era diferente da rainha anterior, mostrando-se cuidadosa com o que era lei no tocante ao apresentar-se ao seu marido, o rei. Mesmo se apresentando contra a lei, conta com o apoio de uma brecha da lei para realmente fazer o que precisava. Não fez em desobediência à lei, mas buscando uma possibilidade dentro da mesma e conseguiu.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Que dia... - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Logo após o 11 de setembro, uma pessoa conversava com o chefe de segurança de uma empresa que tinha convidado os sobreviventes de algumas das empresas que foram atingidas pelo ataque às Torres Gêmeas para compartilharem os escritórios. Com sua voz respeitosa ele contou histórias destes sobreviventes e todas continham pequenos detalhes. Como você deve saber, o chefe de uma empresa chegou tarde simplesmente porque aquele dia era o primeiro em que seu filho foi ao jardim da infância. Uma mulher atrasou-se porque o despertador não funcionou. Outra porque ficou presa num congestionamento causado por um acidente. Um outro havia perdido o ônibus. Uma mulher teve que trocar de roupa porque derramou café em seu vestido. Um outro teve dificuldade em fazer pegar o motor do carro. Alguém teve que atender a uma ligação. O filho de outro se demorou para sair da cama. Alguém não encontrava um táxi. Muitas outras histórias, pequenos detalhes, contratempos, que talvez, algum dia, sejam escritos num livro.

Aquele homem com quem a conversa acontecia estava vivo porque tinha vestido sapatos novos que lhe causaram uma bolha no pé e teve que parar numa farmácia para comprar atadura!

Quando pegar um congestionamento de trânsito, perder um elevador, atender uma ligação no momento de uma saída, pequenas coisas que aborrecem, pense: “estou exatamente onde Deus quer que eu esteja neste momento"!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Vivamos as promessas do Senhor! - 4

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 29/01/2015

2 Pedro 1.3-4

3 Visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;
4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção das paixões, que há no mundo.

Por fim, claro, precisamos meditar, ler e conhecer a Bíblia, para sabermos as promessas do Senhor para nós. Precisamos dedicar tempo ao Jejum. Além, é claro, de não descuidarmos de nossa Oração. Sem esquecer, claro, que orar não é necessariamente apenas falarmos com o Senhor! Muitas vezes, Ele fala conosco nesses momentos, quer através de uma voz audível e clara, quer com um sentimento no coração (confirmado pela Palavra e/ou por alguma situação - para fugirmos da vontade pessoal), ou usando uma música, uma pessoa, uma situação..., enfim, precisamos ficar atentos para ouvir ao Senhor. Afinal, orar não é apenas um momento que paramos tudo. Precisamos ter esse tempo, claro, mas podemos viver em constante oração, buscando em todo o tempo, pronto para parar e falar com ou ouvir do Senhor. Que conheçamos Suas promessas e possamos viver cada uma em nossa vida!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Somos conhecidos

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Gálatas 4.8-11

8 Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses;
9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, meses, tempos e anos.
11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.

A crise de Paulo é com aqueles que entenderam a Graça na mensagem e que depois disso acabam se rendendo ao ímpeto de observar regrinhas, festas, datas e essas coisas da Lei. Já experimentaram a maravilha da parte do Senhor sem essa necessidade de observar essas coisas e agora voltam a observar para... experimentar essas coisas? Já sabem como viver essas experiências por fé e agora se preocupam com mera repetição de atos querendo a mesma experiência. Não faz sentido, mas muitos acabam fazendo sem nem notar!

O Senhor nos amou. Mostrou Sua preocupação com o rumo das coisas. Isso mostra que Ele nos conheceu, sabia de nossas limitações e das nossas necessidades. Mesmo que a Lei não seja errada, corremos o risco de não alcançar por nossas próprias obras. Somos alcançados pela Graça. E abrimos mão disso para buscar por nossas obras? Não faz sentido! Mas acontece ainda em nossos dias, não apenas com "observar a Lei", mas com coisas que inventam para "alcançar algo". Já fomos alcançados e temos por Graça! Busquemos ao Senhor e desfrutemos de intimidade com Ele!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Eclesiastes (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Alguns pregadores e escritores não conseguem entender ou "explicar" algumas passagens, por falta de "chave hermenêutica", e até afirmam que tais textos de Eclesiastes não teriam sido inspirados! Mas basta buscar no Senhor para ter o devido entendimento. A revelação do livro é clara: não há nada de novo debaixo do céu, do sol, e nada pode alterar o que acontece com o ser humano, mesmo que viva bons momentos. Todos, os que sofrem ou os que vivem bem, acabam tendo o mesmo destino e no fim, qualquer coisa é vaidade se não houver algo a mais.

Podemos imaginar que nossas habilidades, o nosso trabalho, nossas pesquisas e estudos, bens, viagens ou qualquer coisa que venhamos a desfrutar, podem nos garantir uma vida satisfatória, plena, com propósito. Mas nada pode nos completar de fato nem fazer a real diferença em nossa vida se esperamos apenas nas coisas que acontecem enquanto vivemos. No fim, se a esperança se resume ao que vivemos por aqui, tudo é vaidade mesmo! Ainda que pareça fazer diferença, gera o mesmo resultado no fim das contas.

A pergunta principal que parece emergir a cada afirmação que encontramos no livro é: “Que proveito tem?”. Ainda que seja bom, para que serve, que diferença faz? E se é tido como ruim, qual o propósito?

A sabedoria humana, a capacidade de observação e de encontrar algo que faça a diferença não é capaz de dar a resposta ao proveito de tudo que vivemos. Não tem diferença entre o que é agradável ou não, pois no fim a mesma realidade acomete todos e mesmo que tenha sido bom o tempo de vida, foi vaidade, pois se tudo se resume a isso, apenas esperamos o fim inevitável. Mas nada foge do controle de Deus e Ele mesmo nos dá uma esperança que vai além da vaidade do que se vive por aqui!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Contexto histórico de Ester

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Entre os reis reconhecidos na história, acredita-se que Assuero seja conhecido também como Xerxes I, filho de Dario, que tomou Babilônia! Muitos reis naqueles dias eram reis de cidades mesmo, começava um movimento por unir um grande império, ou alguns grandes impérios, mas grandes comparados com a ideia de reis de cidades. Dario e Ciro são reis nos livros de história “ao mesmo tempo”, porque eram reis de pequenos impérios que começavam a ser formar, mas cada um cuidava de uma parte. E Israel estava dividido, quando os reinos de Israel e Judá vão para o exílio, no caso de Judá o exílio foi de forma mais clara ainda, cada um seguiu debaixo da autoridade de um reino. Por isso vemos Dario interagindo com Daniel, por exemplo, e a ordem da volta ser definida por Ciro, ainda que estejam no mesmo período histórico. Aliás, Dario teria vivido até mesmo depois da morte de Ciro.

Mas Israel, apesar de ter ido para o exílio em momentos diferentes (e até de formas diferentes) numa nação dividida e ter autoridades diferentes em alguns momentos da história, com linhas de reinados diferentes inclusive, quando “volta para casa” é reconhecido novamente como uma única nação, já não temos mais a questão dos dois reinos, ainda que haja muitas divisões causadas por anos de tensão. Aí, podemos ter mais de um rei mesmo cuidado do mesmo Israel, mas que originalmente foi para o exílio separado em duas nações. É uma pequena explicação de contexto histórico, talvez possamos um dia, permitindo o Senhor, aprofundar os detalhes, mas precisávamos de algumas pistas para a localização histórica de nossa história de Ester – tudo indica que se passa depois que os judeus já tinham autorização para voltar para casa, mas por conta dessa questão daquela divisão que o reino tinha, muitos não voltaram, outros optaram mesmo por não voltar possivelmente, e assim, tínhamos mesmo judeus espalhados por muitos lugares!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Que dia...

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Da próxima vez que você sentir que "aquele dia não deveria existir", parece que tudo está errado, porque você perdeu a hora, o telefone tocou quando você estava de saída para resolver algo importantíssimo e a pessoa do outro lado da linha não parava de falar, quando conseguiu sair, não encontrava as chaves do carro. Ou no trânsito, os sinais estavam todos fechados logo quando você precisava estar cedo em algum lugar... Há tantas coisas que parecem acabar com o nosso dia...

Não fique chateado, não se irrite, agradeça a Deus! Porque Ele tem cuidado de você.

Conto uma experiência muito interessante vivida por uma serva do Senhor:

Ela tinha hora certa para estar em uma reunião de oração. Dirigiu-se ao ponto do ônibus, como de costume. Passados alguns minutos, ela começou a ficar impaciente porque o ônibus que nunca se atrasava, atrasou logo naquele dia que ela precisava chegar cedo. Muito nervosa, pôde avistar ao longe o tal ônibus e logo fez o sinal. Mas ele não parou! Depois de ter esperado trinta minutos ele simplesmente não a viu.

Quase desistindo e reclamando muito, veio outro e esse outro parou finalmente. O ônibus seguiu o seu trajeto de sempre. No caminho ela observou da janela um tumulto, viaturas da polícia, o corpo de bombeiros uma multidão de pessoas cheias de curiosidade e um ônibus alvejado de tiros. Foi quando ela teve um choque: o ônibus que não tinha parado para ela no ponto um pouco antes era o mesmo que estava ali, fuzilado. Na hora ela entendeu que naquele contratempo estava o Senhor.

Que Deus continue nos abençoando com todos estes pequenos “aborrecimentos” que nos fazem lembrar de Seus Propósitos.

Jó 42.2 - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Vivamos as promessas do Senhor! - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 29/01/2015

2 Pedro 1.3-4

3 Visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;
4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção das paixões, que há no mundo.

Segundo ponto:

- Há momentos que precisamos deixar de lado o que vivemos para experimentarmos a vontade do Senhor, a Sua promessa. Quando temos que deixar algo errado, fica mais simples de notar e agir (se somos guiados pelo Espírito, claro): deixamos o caminho errado e seguimos na direção da vontade do Senhor. Só que há algumas coisas que não são necessariamente erradas em si, mas são erradas para nós. Insisto no mesmo exemplo de sempre: ser missionário em outra terra não é errado, mas nem todos são chamados para tal. E se alguém for e não foi chamado, estará fazendo algo que não é errado, mas algo que essa pessoa não deve fazer! Aí, será necessário deixar também isso! Abrir mão de "zonas de conforto", de empregos, de tanta coisa que achamos que não é exatamente errado, mas que Deus nos chama para viver algo diferente, não é tão simples assim. Até podemos entender de forma lógica que não devemos deixar isso! Mas aí, não experimentaremos a vontade de Deus, a Sua promessa, de forma completa em nosso viver. Por isso, precisamos deixar o que é totalmente errado e o que não é para nós fazermos, para experimentarmos a promessa do Senhor. Que tenhamos discernimento para entender tanto o que é errado como o que é para deixarmos para irmos cada vez mais na direção da vontade do Senhor.

Na próxima semana, permitindo o Senhor, retomamos com a última parte desta mensagem!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Filho e herdeiro

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 4.1-7

Seguir regrinhas pode fazer um achar que é melhor que o outro. Isso fazia parte da Lei, do farisaísmo e dessas coisas. Alguns se achavam melhores que outros por entender que seguiam minimamente de forma adequada as ordens da Lei.

O cristianismo corre o risco de ir pelo mesmo caminho, onde uns podem se achar melhores que outros por fazerem algumas coisas. Não somos! Somos alcançados por Graça e nada do que façamos serve para nos dar algo mais. Buscamos compromisso, intimidade com o Senhor, e quem vive isso, entende que não há diferença entre as pessoas!

Quando entendemos a graciosidade da obra do Senhor na salvação não ficamos "medindo" ninguém, antes nos alegramos com a conquista de todos, porque todos são o que são pela Graça.

O observar da Lei era como se fôssemos filhos que ainda esperavam a herança, como diz Paulo. Donos de tudo, mas não tendo nada. Em Cristo recebemos essa herança, por Graça! Isso quer dizer que o Evangelho nos faz ser filhos pela Graça e isso deve nos unir muito mais em comunhão no corpo de Cristo. Vai além de fazer o certo pessoalmente, mas aponta para ser um em Cristo, pois somos herdeiros por Ele!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Eclesiastes

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O livro de Eclesiastes apresenta muitas lições valiosas. Pode nos ajudar no processo de evangelização, principalmente de pessoas que queiram apenas falar das "coisas da vida"! Parece apontar a uma possibilidade de "vida vazia", mas na verdade mostra que a situação de quem vive é a mesma, ainda que cada um passe por experiências diferentes. Se não houver "algo mais" que apenas o que vivemos por aqui, não existe esperança, por mais agradável que seja a vida. Mas o livro mostra que há uma esperança além!

Todos iremos morrer (menos os que estiverem vivos quando do arrebatamento dos vivos e ressurreição dos mortos; os vivos serão transformados - 1 Coríntios 15.50-58), e muitas pessoas no auge de seu sucesso, quando estão prestes a desfrutar o fruto de seu trabalho, morrem. Quando se deparou com a vaidade que há nisso, o autor de Eclesiastes percebeu que apenas Deus pode nos dar satisfação genuína na vida!

O livro nos apresenta a impressão de seu autor sobre diversos assuntos, mas em todos ele percebeu um vazio. Não importava se mais novo ou mais velho, se bom ou ruim, nada era diferente no fim das contas. Mesmo que com bons momentos na vida, algo faltava e o vazio persistia. É aqui que entra o "algo a mais" que o próprio livro de Eclesiastes mostra, depois de concluir que nada mais pode preencher esse vazio, nem mesmo a maior alegria humana. É preciso ir além do que se vive debaixo do céu!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 13 de setembro de 2022

A rainha Ester

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A história de Ester é bem conhecida. Nesse novo momento de produções da TV brasileira já tivemos uma novela, uma série, não sei bem, tendo o livro de Ester como inspiração. Não assisti diretamente na TV, porque eu assisto muito pouco televisão já faz algum tempo. Quando dá tempo, assisto alguma série e no meio de um grupo que eu tinha a mídia aqui para assistir, estava aquela produção. Assisti para ver o quanto se aproximava da história Bíblica mesmo e posso dizer que os ajustes que estão fora da história (e há coisas que não lemos na Bíblia naquela produção) não alteram o principal da história de Ester tal como lemos. Apenas é preciso tomar cuidado para conhecer a história na Bíblia mesmo para ver o que está a mais na produção. Como disse, tem coisa a mais, mas entendo que não alterou o significado principal do que a Bíblia revela!

A questão envolvendo a rainha Vasti deve ser entendida no enredo de uma sociedade patriarcal, machista mesmo. A preocupação que sua reação pudesse “inspirar” outras mulheres se dá dentro desse contexto. Não quer dizer que era certo ou errado, quer dizer que a sociedade era assim naqueles dias. As pessoas tentam definir que era certo e que tem que ser daquele jeito. Não vejo assim! Vejo sim como uma realidade daqueles dias, não deve ser condenado com base no que temos hoje, como não se deve achar que era certo ou errado. Era assim e precisamos entender o contexto. E dentro do contexto da época, se tomou as devidas providências para punir a rainha Vasti e para não inspirar outras mulheres a seguirem o exemplo dela.

Pessoalmente, vejo como a ação do Senhor na história. Mais que discutir machismo ou certo e errado, entendo que o Senhor estava encaminhando as coisas para agir no correr da história!

A escolha de Ester mostra mais um encaminhamento do Senhor na história. Tudo preparando para o que iria acontecer – o problema de Hamã com os judeus. Ele nem disse ao rei que povo deveria ser punido e o rei permitiu porque tinha Hamã em alta conta! Ele nem sabia que estava indo contra o povo da rainha...

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Sete dicas para ter uma boa semana

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

1. Salmo 118.24 > Dia feito por Deus!

2. Salmo 16.7 > "colocar" um sorriso no rosto e a felicidade no coração

3. Provérbios 13.3 e 20.19 > proferir palavras de edificação; aprender a ouvir (tenho 2 ouvidos e apenas 1 boca)

4. Gálatas 6.9s > Tomar 1 posição: sempre fazer o bem

5. Filipenses 4.13 > Tudo posso naquele que me fortalece

6. Provérbios 3.5s > Confiar em Deus, olhar somente para Ele, entregar-lhe meus caminhos ... aceitar mais desafios

7. Filipenses 4.6 > Não estar ansioso - em todo tempo manter comunhão.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Vivamos as promessas do Senhor! - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 29/01/2015

2 Pedro 1.3-4

3 Visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;
4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção das paixões, que há no mundo.

Primeiro ponto:

- Para viver o que realmente é promessa de Deus em nossa vida, precisamos conhecer essas promessas e tanto deixar que isso aconteça como ir em busca, quando for o caso. É que nem sempre recebemos o milagre apenas esperando! Há momentos que as coisas realmente acabam como que "caindo do céu" e não precisamos fazer nada antes ou além para receber. Mas há momentos que o "maná cai em algum lugar" e nós temos que ir buscar. Precisamos ficar atentos para esses momentos e saber quando é para aguardar e quando é para agir na direção do milagre, da promessa de Deus em nossa vida. E há situações que faremos os dois: por um tempo, iremos lutar e em outro momento, iremos aguardar, para alcançar essa mesma promessa. Que o Senhor nos dê discernimento de quando é para esperar e quando é para agir! E que nós estejamos realmente prontos para entender e para fazer (ou esperar) segundo a Sua vontade.

Na próxima semana, permitindo o Senhor, retomamos com a terceira parte desta mensagem!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Descendência de Abraão

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 3.23-29

Mais uma vez fica evidente a importância da Lei para Paulo. Ela não era algo ruim que deveria simplesmente ser negada. Não! Ela apontava para Cristo! Logo, ela não era ruim, tinha sua importância. Mas depois de Jesus, o cumprimento da Lei é uma realidade na vida do nosso Messias e Salvador. E nós somos alcançados por conta do que Ele fez, por Graça, pela Fé.

A Lei era como se fosse uma ação educadora que ensinava o que devia ser feito. Mas sua função era apontar para o Messias. E em Jesus reconhecemos o Messias!

A ideia de não ter diferenças entre as pessoas aponta para a universalidade da salvação. A sociedade tinha diferenças para servos e livres. O judeu se via diferente do gentio. O homem tinha posição diferente da mulher em vários ambientes sociais. E Paulo usa esses exemplos, bem claros para a sociedade da época. Era para ficar bem claro que em Cristo não existe essa diferenciação. Aceitou a Jesus, foi batizado Nele, tem fé, a Graça alcança! Sem diferenciação!

Alcançado pela Graça pelo descendente de Abraão passamos a ser descendência dele também. Não existe mais a descendência apenas física e genealógica. A promessa é realidade para todas as pessoas que creem e assim é possível cumprir a promessa feita a Abraão em Gênesis de ter a partir dele benditas todas as famílias da terra!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Provérbios (5)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Esboço de Provérbios

Introdução 1.1-7
 
I. Avisos de um pai e advertências da Sabedoria 1.8 - 8.36
  A riqueza obtida por violência 1.8-19
  Advertências da Sabedoria 1.20-33
  Avisos de um pai 2.1 - 7.27
  Advertências da Sabedoria 8.1-36
 
II. O caminho da Sabedoria em oposição ao caminho da Loucura 9.1-18

III. Provérbios de Salomão e palavras do sábio 10.1 - 29.27
  Provérbios de Salomão 10.1 - 22.16
  Palavras do sábio 22.17 - 24.22
  Palavras do sábio - segunda coleção (compilado pelos homens de Ezequias) 25.1 - 29.27

IV. Provérbios de Agur 30.1-33

V. Provérbios do rei Lemuel 31.1-31

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Nova sequência de Mensagens Devocionais - Ester

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Anunciamos o novo livro da Bíblia que faremos o Comentário Devocional: o livro de Ester!

Seguiremos um pouco da mesma forma que já temos feito com outros livros e um pouco diferente também:

Para as mensagens a respeito do livro de Ester não iremos seguir as divisões das porções em todas as mensagens como normalmente fazemos. Podemos ter isso em algumas, claro, mas preferencialmente iremos seguir com as mensagens por capítulos. Devemos ter mais de uma semana para cada capítulo, podemos até ter mais de um tema a cada um, fazendo as divisões, mas entendemos que falar de forma abrangente dos capítulos pode ser uma forma mais tranquila para o desenvolvimento desta sequência.

Por ser um comentário devocional, não pretendemos aprofundar muitos detalhes, mas não fugiremos do assunto! Como já fizemos com outros comentários devocionais, o ideal é mesmo uma mensagem devocional, mas sem descuidar de informações de estudo, principalmente nas mensagens introdutórias!

Retomamos na próxima terça-feira!

Sempre, claro, nos permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

A solução pode estar bem perto

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Um corvo estava morrendo de sede quando avistou de repente um jarro de água. 

Aliviado e muito alegre, voou rapidamente para o jarro. Mas o nível da água estava tão baixo que, por mais que o corvo se curvasse, não havia meio de alcançá-la. 

O corvo tentou, então, virar o jarro, na esperança que pelo menos beber um pouco da água derramada. Mas o jarro era pesado demais para ele. 

Por fim, correndo os olhos à volta, viu pedrinhas ali por perto. Resolveu, então pegar uma a uma com o bico e ir atirando-as dentro do jarro. Lentamente a água foi subindo até a borda, até que, finalmente o corvo pode matar a sede.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Vivamos as promessas do Senhor! - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 29/01/2015

2 Pedro 1.3-4

3 Visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;
4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção das paixões, que há no mundo.

Já ouvimos e cantamos muitos cânticos que falam sobre vivermos as promessas de Deus em nossa vida. Ouvimos ainda outras tantas pregações ou apenas uma simples declaração nesse sentido. E devemos mesmo viver as promessas de Deus em nossa vida. Deus nos chama para viver isso!

O que precisamos tomar cuidado é com o que realmente é promessa de Deus e o que é expressão de nossa vontade. E mais: o que precisamos deixar de lado para que possamos viver realmente as promessas do Senhor em nossa vida. 

Vamos por partes. Na próxima semana, permitindo o Senhor, retomamos com a segunda parte desta mensagem!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

A lei tem sua importância

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 3.15-22

Como Paulo defendia que a obrigatoriedade da observação da Lei em todos os seus detalhes era algo que o gentio convertido não precisava fazer, podiam dizer que ele era contra a Lei. Aliás, em Atos dos Apóstolos fazem exatamente isso! Apesar dele ser cumpridor da Lei pessoalmente e recomendar aos judeus o mesmo, não aos gentios, diziam que ele era descumpridor da Lei. Isso por conta da interpretação que fazia a mensagem de salvação chegar aos gentios e por sua convivência com eles. Por conta desse ponto, já diziam que ele era contra a Lei toda!

Mas ele não era. Nem o Concílio em Jerusalém registrado em Atos dos Apóstolos 15 o foi, apenas se entendeu que aos gentios as recomendações eram "mínimas", por assim dizer. Muitos dos judeus convertidos ao cristianismo queriam que até os gentios observassem a Lei. Começava com a circuncisão, que era mesmo a "porta de entrada", não parava aí!

Paulo deixa claro que a Lei tem sim sua importância, mas a interpretação que ele faz aponta para a Graça em Jesus. Não era errado seguir a Lei, mas o ser humano não conseguia por conta própria, por mais cuidado que tomasse.

A nós fica o exemplo para tomarmos cuidado com interpretações que pareçam apontar para coisas que devemos fazer para alcançar algo, porque isso era no tempo da Lei! Na Graça, somos alcançados e recebemos tudo o que precisamos. Qualquer coisa que façamos mostra nosso compromisso com o Senhor, mas não é obra para "ganhar algo". De forma sutil, há muitas coisas que parecem apontar para o que precisamos fazer para ter algo. Nós já temos por Graça! Nossas ações refletem isso e aprofundamos o relacionamento com o Senhor, não para ganhar algo, mas porque já ganhamos, somos agradecidos e queremos nos relacionar com o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...