quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Cantares (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Esboço de Cantares

Título do livro 1.1

I. A sulamita e seu amado deleitam-se um no outro 1.2 - 2.7

II. Amor profundo da sulamita e de seu amado 2.8 - 3.5

III. O casamento é solenizado 3.6 - 5.1

IV. Ausência temporária seguida por reunião feliz 5.2 - 8.4

Conclusão - Amor interminável de ambos 8.5-14

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 29 de novembro de 2022

A resposta vem do Senhor

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Ester 4.1-17

A crise por conta da ordem para matar os judeus foi grande. Em toda essa história vejo claramente a ação do Senhor!

Mordecai alerta Ester a respeito. Bom, vale a pena registrar que Ester ficou preocupada com o primo que a criara como filha, tentou ajudar e esse movimento permitiu que ele contasse o que estava se passando. Ela não esqueceu dos seus, mesmo estando em uma situação diferente. Um grande exemplo!

Mordecai alerta Ester a respeito do que está acontecendo e pede que ela interceda ao rei! Ela fala que não pode, porque já tem algum tempo que o rei não a chama e se ela for por conta própria, pode até ser morta! Ela ia fazer o contrário que fez Vasti – o rei chamou, e Vasti não foi; Ester não foi chamada e ela iria, sendo que nesse caso, a punição nem teria que ser pensada, como foi com Vasti, já estava definida: era a morte mesmo.

Mordecai lembra que ela também poderá ter problemas, mesmo sendo rainha. E que o socorro poderia vir de outra forma até, mas que talvez ela estivesse onde estava exatamente por conta dessa questão histórica. Não se fala do Senhor diretamente no livro de Ester, mas sempre está claro que entendem que Ele pode ter encaminhado a história!

Ester sugere um jejum, citando dia e noite, porque muitos jejuns eram feitos apenas com “a luz do dia”, e isso era um clamor ao Senhor! Não foi falado, mas estava sim presente por conta da busca e da esperança de uma resposta. Se resolvesse, ótimo, se não, Ester tentaria de qualquer forma! Para ter a resposta do Senhor, devemos buscar Nele e sempre precisamos nos manter com atenção ao que Ele revela, seguindo a instrução e agindo com sabedoria do Alto.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Empurre aquela pedra

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Um pai fico irritado com sua filha de três anos, porque ela havia usado um rolo de papel de presente dourado e, literalmente, desperdiçado fazendo um embrulho.

Como o dinheiro andava curto e o papel muito caro, ele não poupou recriminações para a garotinha, que ficou triste e chorou.

Naquela noite o pai descobriu num canto da sala, um embrulho dourado não muito bem feito. Na manhã seguinte, logo que despertou, a menina correu para ele com o embrulho nas mãos, abraçou forte seu pescoço, encheu seu rosto de beijos e lhe entregou o presente.

- Isto é para você, paizinho!

Ele sentiu-se muito envergonhado com sua furiosa reação do dia anterior. Mas logo que abriu o embrulho, voltou a explodir. Era uma caixinha vazia. Gritou:

- Você não sabe que quando se dá um presente a alguém colocamos alguma coisa dentro da caixa?

A criança olhou para ele, com os olhos cheios de lágrimas e disse:

- Mas pai, a caixinha não esta vazia, eu soprei beijos dentro dela, e todos são só para você, pai.

O pai quase morreu de vergonha. Abraçou a menina e suplicou que ela o perdoasse.

Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado de sua cama por anos. Sempre que se sentia triste, chateado, deprimido ele tomava da caixa um beijo imaginário e recordava o amor que sua filha havia posto ali!

Muitas vezes somos muito injustos com os pequenos gestos que acabam se tornando grandes vindo de quem nos ama tanto. O Senhor Jesus foi rejeitado por não ser do jeito que o povo imaginou, vemos isso no texto abaixo, mas ainda assim, vemos também a grandiosidade do Seu amor:

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”- Jo 1. 11,12

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Abençoar!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 10/11/2015

Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei - Números 6.27

Nos dias da Lei, o Senhor chama a Moisés e dá uma instrução sobre como Arão e seus filhos deveriam fazer para abençoar os filhos de Israel. Aquela família sacerdotal era chamada para abençoar, além de auxiliar na instrução, receber e encaminhar o sacrifício, entre outras coisas.

Ao pensarmos que ainda nos dias de Abraão, este é chamado para que nele todas as famílias da terra fossem abençoadas (Gênesis 12.3 - e não apenas os judeus, mas todas as famílias) e unindo isso ao texto de 1 Pedro 2.9, já pensando no tempo da Graça, é claro que todos nós somos chamados para abençoar! É claro que, infelizmente, alguns não entendem isso, não aceitam, e até podem ter razão por conta do testemunho de alguns, mas o que vale não é o testemunho de alguns, mas a verdade que há na Palavra! A quem não aceita de forma alguma, nossas orações, mesmo que seja distante.

Que possamos viver de tal forma a dar testemunho da mensagem do Evangelho e possamos realmente abençoar a todos, clamando para que o Senhor possa continuar cuidando daquele que já encontrou em Jesus a salvação e que possa tocar o coração daquele que ainda não entendeu essa realidade. Não podemos mudar o que as pessoas entendem de nós, caso elas queiram entender o errado, mas se fizermos a vontade do Senhor, mesmo que as pessoas não entendam, o que vale é o conhecimento do Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Apoio e responsabilidade - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 6.1-5

Lendo esse texto eu sinceramente vejo o contrário do que é recomendado por Paulo aqui nas ações das pessoas. E fico muito preocupado, porque Paulo entra com esse assunto exatamente depois de falar a respeito de Fruto do Espírito e obras da carne. Para nós, tem a divisão de capítulos, mas não era assim originalmente!

Depois de falar sobre Fruto do Espírito e obras da carne, Paulo entra com um assunto delicado: o relacionamento entre as pessoas! Talvez seja um dos pontos mais importantes desta carta, porque Paulo escreve esse texto preocupado com o relacionamento entre os irmãos por conta da interferência de pessoas que entendiam a necessidade de os gentios convertidos viverem as coisas da fé da mesma forma como os judeus viviam. E isso pode sim ter causado divisões, pois uns podem ter concordado, outros não...

Pensar o contexto original já causa inquietação. Talvez os irmãos estivessem "brigando" para definir como seguir o Evangelho. E falando de "acertos e erros" de cada um. Quando paro para pensar nesse contexto, vejo claramente o nosso contexto atual, claro que com outros assuntos, mas algumas ações que podem sim ser bem parecidas.

Quando há um erro, alguns se colocam no pedestal da infalibilidade e definem com muita rispidez o erro alheio, pois muitos fazem parecer que não erram de jeito nenhum. Sem mansidão e com uma arrogância assustadora, sem preocupação com "cuidar de si mesmo" para não ser tentado, sem denunciar o erro do outro pensando em ajudar na conversão e mudança, apenas mostrando o erro e condenando!

Somos diferentes! Precisamos viver isso nas coisas do dia a dia mesmo! Aplicar a vontade do Senhor em cada momento que vivemos, para darmos testemunho de que realmente confiamos na direção do Senhor e vivemos de acordo com o que nos é revelado da parte Dele!

Terminamos essa mensagem na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Cantares (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Se pensarmos no tema principal do livro de Cantares de Salomão, não temos como fugir da realidade que se trata mesmo da bênção do amor romântico que pode ser desfrutado dentro do casamento. O livro mostra metáforas de intimidade física e emocional que são realidade entre marido e esposa. Claro que no tempo que o texto foi escrito não tinha cartório, era diferente de nossos dias, ainda que tivesse festa, confirmação da união diante das testemunhas e tudo mais. Mas era sim diferente da forma como vemos hoje em dia! Adaptamos sim o entendimento para a nossa realidade ao pensar nessas coisas. Isso precisa sim ficar claro num estudo de Cantares!

No livro, vemos a possibilidade de desencontros, atritos, dificuldades do relacionamento e até mesmo a intromissão de outros personagens. Tanto no casamento como na caminhada cristã isso é realidade! Só com verdadeiro amor é possível lutar contra o que o mundo pode nos apresentar contra o amor conjugal e no nosso relacionamento com o Senhor!

O último capítulo do livro mostra a declaração do poder do amor, que é “forte como a morte” e que nem mesmo muitas águas podem afogar. Aponta claramente para a eternidade e permite ainda mais a comparação com o relacionamento com o Senhor. Se um relacionamento humano que tem sim o seu final, pelo menos, com a morte, e mesmo assim o amor está celebrado como mantido até com essa realidade, podemos sim entender que há muito mais para se esperar no Senhor, pois Ele sim é eterno!

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor, com o esboço de Cantares.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 22 de novembro de 2022

O coração do homem faz planos

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Ester 3.1-15

Hamã tem um problema com Mordecai e, por conta deste, com todos os judeus. Ele nem disse ao rei que povo era alvo de seu desgosto, alertou que esse povo não fazia caso do rei e encaminhou um pedido para resolver a situação. E o rei permitiu porque tinha Hamã em alta conta! Ele nem sabia que estava indo contra o povo da rainha! Nenhum dos dois, o rei menos ainda, pois nem sabia que povo era esse!

Precisamos tomar cuidado com as coisas. Hamã fez parecer que o povo que deveria ser destruído não respeitava o rei. Mas não era assim! Poderiam até ter outros costumes, outra forma de agir, mas isso não significava que afrontavam o rei. Muitas vezes as pessoas não param para avaliar o contexto e já definem que uma "obediência cega" deve ser melhor, e quem ousa agir de outra forma já é tido como contrário.

Devemos ouvir com cuidado, buscar os detalhes, tentar entender o que realmente está acontecendo, antes de tomar uma decisão. O rei permitiu sem todos os detalhes. E Hamã era levado por uma questão muito mais pessoal que algo que devesse mesmo ser observado. Aprendamos a observar as coisas, avaliar com sinceridade e encaminhar a melhor decisão!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Caixinha de beijos

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Um pai fico irritado com sua filha de três anos, porque ela havia usado um rolo de papel de presente dourado e, literalmente, desperdiçado fazendo um embrulho.

Como o dinheiro andava curto e o papel muito caro, ele não poupou recriminações para a garotinha, que ficou triste e chorou.

Naquela noite o pai descobriu num canto da sala, um embrulho dourado não muito bem feito. Na manhã seguinte, logo que despertou, a menina correu para ele com o embrulho nas mãos, abraçou forte seu pescoço, encheu seu rosto de beijos e lhe entregou o presente.

- Isto é para você, paizinho!

Ele sentiu-se muito envergonhado com sua furiosa reação do dia anterior. Mas logo que abriu o embrulho, voltou a explodir. Era uma caixinha vazia. Gritou:

- Você não sabe que quando se dá um presente a alguém colocamos alguma coisa dentro da caixa?

A criança olhou para ele, com os olhos cheios de lágrimas e disse:

- Mas pai, a caixinha não esta vazia, eu soprei beijos dentro dela, e todos são só para você, pai.

O pai quase morreu de vergonha. Abraçou a menina e suplicou que ela o perdoasse.

Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado de sua cama por anos. Sempre que se sentia triste, chateado, deprimido ele tomava da caixa um beijo imaginário e recordava o amor que sua filha havia posto ali!

Muitas vezes somos muito injustos com os pequenos gestos que acabam se tornando grandes vindo de quem nos ama tanto. O Senhor Jesus foi rejeitado por não ser do jeito que o povo imaginou, vemos isso no texto abaixo, mas ainda assim, vemos também a grandiosidade do Seu amor:

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”- Jo 1. 11,12

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

O Senhor vencerá a batalha!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 29/10/2015 (no mês de setembro de 2015 não tivemos mensagens)

o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis - Êxodo 14.14

No capítulo 14 de Êxodo vemos que o Senhor manda Moisés orientar o povo que voltasse para um local determinado, para acampar ali. Era necessário esperar naquele lugar. Depois de sair do Egito, com o aval de Faraó, Moisés ouve do Senhor que mais uma vez o coração de Faraó seria endurecido e que ele com seu exército viria atrás do povo. Mas que ali o nome do Senhor seria glorificado.

Moisés já sabe disso quando o povo verifica que o Egito, comandado por Faraó, através de exércitos, carros e cavalos, está vindo! Que susto para o povo. O medo toma conta, mesmo depois de já ter visto tanta coisa antes de sair do Egito. Medo de morrer, vontade de ter ficado no Egito em vez de passar por aquela situação, onde atrás vinha Faraó e o exército e na frente, o Mar Vermelho. Parecia o fim da linha mesmo!

Mas, o Senhor agiu mais uma vez. Não há o que Ele não possa fazer!

Egito e Faraó é detido milagrosamente. E o povo vê o mar se abrindo, podendo passar a pés enxutos! O que parecia o fim, era na verdade o início. O início da caminhada em direção à Terra Prometida.

O Senhor pelejou pelo povo. A luta não era do povo! O Senhor vai lutar as batalhas que temos que travar para seguir em frente na realização da Sua vontade. Muitos acham que o Senhor vai travar qualquer batalha... Será assim se estivermos fazendo a vontade do Senhor! Se nos afastamos do querer do Senhor, não teremos esse apoio na batalha... pois estaremos fazendo a nossa vontade.

É preciso conhecer o querer do Senhor, deixar Ele dirigir nosso viver, nos orientar e cada batalha será travada pelo próprio Senhor! Mesmo aquelas que parecem duras demais e que estamos enfrentando com nossas forças, ainda assim, se estamos buscando o querer do Senhor, será Ele liderando na batalha! Quer dando novo caminho, quer nos salvando milagrosamente, quer nos dando força e ousadia para enfrentarmos!

Busquemos o querer do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

A liberdade cristã - 6

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas capítulo 5

A igreja hoje, como comunidade que se reúne em torno do Evangelho de Cristo, é chamada a viver de maneira diferente a liberdade que atualmente é “pregada” com objetivos que levam a relações de poder injustas e opressoras através do próprio modo de viver. E mais: a igreja, além de viver de acordo com os princípios de Cristo, pautada pelo Espírito, é chamada a denunciar a sociedade em seus erros. Como poderemos ir contra os erros dos que são de fora da igreja se nós mesmos, que dizemos ser contra as práticas de privação da liberdade dos outros, dizendo viver o “amar uns aos outros”, não praticarmos isso em nossa vida pessoal e comunitária?

A liberdade cristã é limitada pelo amor (não no "meu direito"), e este limite tem como consequência o viver o fruto do Espírito - verdadeira liberdade Cristã. A carne por sua vez, representa o egoísmo presente na essência do ser humano, que vai contra o fruto do Espírito e seus desdobramentos. A liberdade no mundo atual exclui e divide; a verdadeira liberdade cristã inclui amorosamente todos os seres humanos, convidando para uma vida de acordo com a vontade do Senhor.

Com isso, a Igreja é desafiada a viver uma liberdade que promova partilha, dignidade, comunhão, preocupação com o outro..., bem como denunciar além dos seus limites a liberdade contemporânea que marginaliza (deixa à margem) e oprime.

Que o próprio Deus, através do Espírito Santo, promova isso no nosso viver. Que estejamos abertos a entender do próprio Senhor qual o Seu desejo com relação a nossa união. Que estejamos prontos para viver o fruto do Espírito de forma completa, para daí, sermos uma comunidade que se preocupa com o seu próximo, com verdadeiro amor, vivendo em real liberdade, aquela que nos é proposta pelo nosso Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Cantares (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Autoria e Data

Há estudiosos que questionam a autoria de Salomão. Mas é frágil qualquer argumento apresentado, ainda que possa merecer observação. Alguns entendem que o texto no hebraico apontaria para uma dedicatória a Salomão e não uma definição de autoria. Mas isso é mais uma questão interpretativa que uma questão de literalidade na tradução.

Assim, entendo que a autoria é de Salomão, pela forma de apresentação e descrição, pela linguagem apresentada no livro, que nos leva a reconhecer o estilo de sabedoria apresentado por Salomão em Provérbios ou Eclesiastes, claro que em outro tema.

Essa data é realmente incerta, mas como o reinado de Salomão se deu, aproximadamente, entre 970 e 930 a. C., temos esse espaço de tempo para delimitar. Mesmo os estudiosos que defendem a autoria de um desconhecido que dedicou o texto para Salomão entendem que a data seria no máximo pouco depois do seu reinado, quando muito já no reinado de seu filho Roboão. Insisto que tenho mais apreço pela literalidade da tradução do texto e não por essa linha interpretativa e entendo sim que Salomão é o autor, o que coloca o texto pronto ainda em seu reinado, claro.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Deus está presente

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Ester 2.1-23

A escolha de Ester mostra mais um encaminhamento do Senhor na história. Tudo preparando para o que iria acontecer – o problema de Hamã com os judeus. 

A situação em que Mordecai alerta a respeito de uma conspiração contra o rei está na mesma questão - provisão do Senhor antecipada, para encaminhar as coisas no devido tempo, pela mesma situação: o problema de Hamã com os judeus, e especificamente com o próprio Mordecai.

Ainda que em Ester não vejamos o nome do Senhor dito claramente, há muitos movimentos no livro todo mostrando a busca por Ele e ação Dele na história. Uma história que nos mostra que o Senhor prepara as coisas muito antes até de acontecerem, encaminha a história para cuidar dos seus. E nos mostra o quanto podemos confiar no Senhor, pois mesmo nos dias mais complicados, podemos ter certeza que Ele já preparou todas as coisas para que aqueles que buscam Sua vontade tenham o devido cuidado!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Que bom que Deus não me deu nada do que pedi!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Pedi a Deus para ser forte,
Afim de executar projetos grandiosos,
E Ele me fez fraco,
Para conservar-me na humildade.

Pedi a Deus que me desse saúde
Para realizar grandes empreendimentos,
E Ele me deu a doença
Para compreendê-lo melhor.

Pedi a Deus a riqueza
Para tudo possuir,
E Ele me deixou pobre,
Para não ser egoísta.

Pedi a Deus o poder
Para que os homens precisassem de mim,
E Ele me deu a humildade
Para que eu precisasse de Deus.

Pedi a Deus tudo
Para gozar a vida,
E Ele me deixou a vida
Para eu poder gozar de tudo...

Senhor, não recebi nada do que pedi,
Mas me deste tudo que eu precisava
E quase contra a minha própria vontade,
As orações que eu não fiz foram ouvidas.
Louvado seja, ó Deus!
Entre todos os homens
Ninguém tem mais do que eu!


Oração de um atleta americano que, aos 24 anos, ficou paralisado.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Somos chamados para buscar o ensinamento do Senhor! - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 19/08/2015

Leia Salmo 119.113-120

O salmista quer que o próprio Senhor afaste dele aquelas pessoas que fazem as coisas contrárias ao querer do Senhor. O malfeitor não é apenas aquele que faz algo errado reconhecido socialmente. É esse, mas é também aquele que se afasta da Palavra do Senhor, do querer de Deus, e que muitas vezes, com suas razões e explicações, tenta nos levar no mesmo caminho, parecendo o certo. Por isso o salmista pede que eles sejam afastados. Não quer ser convencido de algo errado. Antes, se for possível, que ele dê testemunho da verdade, claro, mas se isso não for possível, ele espera que o próprio Deus tire do caminho dele aquele que vai contra a vontade do Senhor. Em vez de ter esses no seu caminho, o salmista diz que prefere ser amparado pela Palavra do Senhor, para não ser envergonhado em sua esperança. Quer dizer: pode até parecer estranho, mas se é a verdade da vontade do Senhor, ele espera nessa verdade. Não quer apenas o que parece certo, mas quer o certo que venha realmente do Senhor. Abomina o erro declarado, e não quer o que parece certo mas não é, quer apenas viver de acordo com a vontade do Senhor.

Esse é um chamado para todos nós. Não fazer apenas o que parece certo ou bom socialmente, mas realizar por completo a vontade do Senhor. Entender um caminho que se mostra errado até mesmo socialmente, é fácil! Mas entender o caminho que, mesmo que socialmente pareça certo, nos afasta da vontade do Senhor é mais complicado. Só meditando na Palavra, buscando no Senhor e deixando Ele nos inspirar. E mesmo que socialmente fique estranho, se é a vontade do Senhor, logo irá ser uma realidade em sua vida, se você deixar Ele agir. Ou não era estranho, para citar apenas um exemplo dentre tantos, que José (Gênesis) realmente tivesse motivos para acreditar que a vontade do Senhor para a vida dele era que ele fosse grande, quando é vendido como escravo pelos irmãos, dado como morto, preso por uma mentira e esquecido na prisão? Socialmente, parecia que ele seria grande? Mas a sua esperança estava no Senhor. E da mesma forma que o salmista, que possamos depositar nossa esperança no Senhor, sabendo que Ele mesmo nos ajudará a viver a Sua vontade, se assim buscarmos. Com respeito, busquemos sempre o querer do Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A liberdade cristã - 5

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas capítulo 5

O amor cristão tem que ser uma realidade na vida em comunidade. Como este se expressa? Vamos ver a lista do fruto do Espírito, em 5.22-23a. Eu queria ressaltar que a Bíblia apresenta essa lista de atitudes do fruto do Espírito "no singular". Mas não são várias posturas e atitudes? Sim. Na realidade, todas as atitudes dessa relação mencionada por Paulo devem acompanhar o cristão como um todo. Por isso são todas um fruto. São várias partes do mesmo fruto. Imaginem uma mexerica: na realidade, ela é uma fruta com várias partes (os gomos). Cada atitude é um gomo. Mas a fruta só é completa quando temos toda a mexerica. Podemos ter várias das atitudes da lista mencionada, mas só teremos o fruto do Espírito quando deixarmos de selecionar aquilo que queremos viver e deixarmos de lado o que não queremos - tem que ter tudo! Só assim teremos o Espírito em nossa vida na plenitude.

Quando agimos dessa forma, mortificamos as obras da carne, as quais a própria lei condena, vivendo dentro do fruto do Espírito, contra o qual a lei não se pronuncia contra, antes incentiva. E agora não porque queremos alcançar algo da parte do Senhor, como era no Antigo Testamento, mas já alcançados por Graça, mediante a Fé!

Paulo observa nos irmãos da galácia dois polos de tensão que estão presentes no ser humano: o agir segundo a carne e o agir segundo o Espírito. Esses polos são como forças que levam o ser humano a um individualismo (quando agimos segundo a carne) ou uma atitude solidária e coletiva (quando agimos segundo o Espírito). Isso não é diferente em nós: precisamos, a cada dia, deixar para trás as coisas próprias da carne e buscarmos as coisas próprias do Espírito. A nossa tendência natural é para o pecado, para a morte, para as atitudes da carne. Vivificados pelo Espírito, podemos ir contra tais coisas, lembrando de outro texto atribuído ao apóstolo Paulo: “esquecendo das coisas que para traz ficam (as obras da carne), devemos prosseguir para o alvo: a soberana vocação em Cristo Jesus (viver de acordo com o Espírito)” (Filipenses 3.13-14 – adaptado). Não por observar regras, mas passamos a ter testemunho sim por Graça, mediante a Fé.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Cantares

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O livro de Cantares é muito diferente de qualquer outro livro Bíblico. Ele merece consideração especial como arquétipo Bíblico que apresenta, de um modo novo, as realidades básicas das relações humanas. Cantares emprega linguagem simbólica para expressar verdades eternas, em semelhança ao Livro de Apocalipse.

Encontramos as descrições da mulher sulamita juntamente com uma exibição completa dos produtos de seu jardim. Isso deve ser entendido como um paralelo poético do amor conjugal e também como bênçãos ao povo da aliança em sua terra. Podemos verificar claramente a questão do amor homem e mulher, além de podermos realizar uma interpretação espiritual do casamento do Noivo (Jesus) com sua noiva (a igreja, os fiéis). Claro que essa interpretação é mais fácil para nós hoje do que quando o livro foi escrito, mas quando o povo judeu começou a esperar pelo Messias, essa interpretação já era possível.

No livro, vemos a poesia que conta de fato uma história de amor que é alvo de muitas interpretações e figuras (linguagem simbólica) como já citei, que podem permitir direcionamentos diferentes para o estudo realizado. É realmente um livro que nos estimula a refletir sobre nossas atitudes dentro do casamento, pensar na importância de todos os atos, principalmente dos pequenos gestos do dia a dia, bem como nos ajuda a pensar na generosidade para com a pessoa amada. E aponta metaforicamente para a nossa busca e o nosso relacionamento com o Senhor!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Provisão do Senhor

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Ester 1.10-22

A questão envolvendo a rainha Vasti deve ser entendida no enredo de uma sociedade patriarcal, machista mesmo. A preocupação que sua reação pudesse “inspirar” outras mulheres se dá dentro desse contexto. 

Não quer dizer que era certo ou errado, quer dizer que a sociedade era assim naqueles dias. As pessoas tentam definir que era certo e que tem que ser daquele jeito ou que era errado e não podia ter sido assim. 

Não vejo dessa forma! Vejo sim como uma realidade daqueles dias, história mesmo, e não devemos condenar ou "desejar" com base no que temos hoje, como não se deve achar que era certo ou errado com base no entendimento atual, pois pode ser que na maioria das vezes seja tido como errado e no futuro, coisas que temos como certas hoje podem ser vistas como erradas igualmente. Era assim, devemos conhecer a história e precisamos entender o contexto. E dentro do contexto da época, se tomou as devidas providências para punir a rainha Vasti e para não inspirar outras mulheres a seguirem o exemplo de "desobediência" dela.

Pessoalmente, mais que uma mera "guerra dos sexos", vejo como a ação do Senhor na história. Mais que discutir machismo ou certo e errado, entendo que o Senhor estava encaminhando as coisas para agir no correr da história! Devemos sempre lembrar que as pessoas podem fazer planos, mas a resposta certa virá sempre do Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Algumas lições importantes que a vida te ensina... - 5

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Quinta lição

Há muitos anos atrás, quando eu trabalhava como voluntário em um hospital, eu vim a conhecer uma menininha chamada Liz que sofria de uma terrível e rara doença. A única chance de recuperação para ela parecia ser através de uma transfusão de sangue do irmão mais velho dela de apenas 5 anos que, milagrosamente tinha sobrevivido a mesma doença e parecia ter, então, desenvolvido anticorpos necessários para combatê-la. O médico explicou toda a situação para o menino e perguntou, então, se ele aceitava doar o sangue dele para a irmã. Eu o vi hesitar um pouco mas depois de uma profunda respiração ele disse: "Tá certo, eu topo já que é para salvá-la...". A medida que a transfusão foi progredindo, ele estava deitado na cama ao lado da cama da irmã e sorria, assim como nós também, ao ver as bochechas dela voltarem a ter cor. De repente, o sorriso dele desapareceu e ele empalideceu. Ele olhou para o médico e perguntou com a voz trêmula "Eu vou começar a morrer logo, logo?" Por ser tão pequeno e novo, o menino tinha interpretado mal as palavras do médico pois ele pensou que teria que dar todo o sangue dele para salvar a irmã! E mesmo assim, seguiu em gente...

"Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro. Ame como se você nunca tivesse se machucado e faça as coisas certas como você faria se ninguém estivesse olhando"

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Somos chamados para buscar o ensinamento do Senhor! - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 19/08/2015 (nos meses de junho e julho de 2015 não tivemos mensagens)

Leia Salmo 119.113-120

Quando nos dedicamos a viver de acordo com a vontade do Senhor, conhecendo Sua Palavra, passamos a não gostar do que é contrário ao ensinamento do Senhor. Não apenas do que é meramente visível socialmente. Muitas vezes, o que parece certo nos afasta da vontade do Senhor, mesmo que socialmente não mostre erro. Mesmo que façamos algo tido como certo socialmente, se isso não for a vontade do Senhor para nossa vida, estamos no erro. Já dei o exemplo de que ninguém achará errado alguém querer ser missionário (no campo mesmo, pois missionários somos todos), mas que se essa não for a vontade do Senhor para aquela pessoa, ela estará em desobediência. Logo, muito mais do que a aparência social de algo bom, aquele que busca a vontade do Senhor deixa de lado essa mera aparência e deixa o caminho errado na mesma hora que o Senhor mostra o erro, buscando viver de acordo com a vontade do Senhor.

Pensando na "duplicidade", podemos pensar em quem parece uma coisa, mas faz outra de fato. Faz parecer para os outros uma coisa, mas na verdade é outra coisa. O Senhor sabe dessa "duplicidade" e a Ele não se engana! Não adianta defender o erro quando interessa e atacar apenas quando acha mais necessário. O erro é errado, quem quer que o cometa!

A mensagem ainda não acabou! Permitindo o Senhor, retomamos na próxima semana com a última parte!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

A liberdade cristã - 4

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas capítulo 5

Como muitos que poderiam viver pela Fé poderiam estar se afastando disso mesmo sem seguir pelo caminho da Lei, como acontece sempre que há reuniões humanas (nem todos conseguem seguir as recomendações), esse exemplo podia ser usado para tentar convencer aqueles que ainda não seguiam as recomendações da Lei. Era possível até mesmo partir de um exemplo verdadeiro e chegar a um resultado fantasioso, como em qualquer situação. No fim, essa “liberdade” num exemplo assim estaria sendo usada como pretexto para condutas abusivas e contrárias ao amor ao próximo. Aí se pensa que a observância da Lei possa resolver, e alguns acabam acreditando!

O problema que isso faz abrir mão da obra pela Graça para assumir as rédeas da situação mais uma vez pelas obras praticadas conforme a orientação da Lei. E isso aponta para confiar que a carne pode nos encaminhar para a vontade do Senhor. Desde o começo a Lei previa mais que apenas seguir as regrinhas, antes apontava para um compromisso que mostrasse no testemunho da realização das regras o que estava no coração. Sempre foi além de apenas seguir as regras. E em Jesus somos alcançados por Graça para seguir a vontade do Senhor livres das obras da carne, por Fé!

"Porque se tentamos com base na nossa capacidade, na carne mesmo (carne enquanto vida que vivemos e não meramente pensando em viver no pecado), corremos mais o risco de seguir pelo erro mesmo querendo acertar! Vejamos a lista das obras da carne que estão no texto, em Gálatas 5.19-21a. Divisões e contendas encobriam a (des)unidade interna pela ausência do amor. Isso leva quem pratica tais obras a um fim certo: 5.21b."

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Eclesiastes (8)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Esboço de Eclesiastes

Introdução - Tudo é vaidade - 1.1-3

I. A mesmice das coisas 1.4 - 2.26
Natureza 1.4-11
Experiência 1.12-18
Prazeres 2.1-26

II. Tempo e eternidade 3.1-22

III. Tribulações da vida 4.1-16

IV. Espiritualidade e Vida 5.1 - 6.12
A adoração reverente 5.1-7
Observai os oficiais 5.8-9
A prosperidade tem fim 5.10-17
Desfrutai 5.18 - 6.12

V. Palavras sábias 7.1-29

VI. Atitude diante do rei 8.1-9

VII. As desigualdades da vida 8.10-17

VIII. O mesmo fim 9.1-12

IX. A sabedoria é melhor 9.13-16

X. Provérbios e comentários 9.17 - 10.20

XI. Observações sobre os negócios 11.1-7

XII. Idade 11.8 - 12.7
Juventude 11.8-10
Lembrar de Deus antes da velhice 12.1-7

Conclusão 12.8-14

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Tempo de celebração

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Ester 1.1-9

Assuero está dando uma grande festa. Na verdade, o texto revela que aconteceram duas festas: uma para os príncipes e autoridades, e outra para o povo de Susã. Para ser mais exato ainda, temos uma terceira festa que era oferecida pela rainha Vasti. Um banquete, mas era uma celebração!

Entre os reis reconhecidos na história, acredita-se que Assuero seja conhecido também como Xerxes I, filho de Dario, que tomou Babilônia! É apenas uma possibilidade, mas não confirmada! Muitos reis naqueles dias eram reis de cidades mesmo, começava um movimento por unir um grande império, ou alguns grandes impérios, mas grandes comparados com a ideia de reis de cidades. 

Dario e Ciro são reis nos livros de história “ao mesmo tempo”, porque eram reis de pequenos impérios que começavam a ser formar, mas cada um cuidava de uma parte. E Israel estava dividido, quando os reinos de Israel e Judá vão para o exílio, no caso de Judá de forma mais clara ainda, e cada parte da nação seguiu debaixo da autoridade de um reino. Por isso vemos Dario interagindo com Daniel, por exemplo, e a ordem da volta ser definida por Ciro, ainda que estejam no mesmo período histórico. Aliás, Dario teria vivido até mesmo depois da morte de Ciro.

A ideia sempre é mostrar poder e domínio. Força mesmo. E qualquer contrariedade acaba sendo punida, pois poderia "dar ideias" para uma possível tomada do poder. A celebração em si não é ruim, mas temos que ter em mente o cuidado do Senhor e Sua permissão para todas as coisas!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...