segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Zorobabel - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Entendemos que Zorobabel era o responsável pelos assuntos de cunho civil principalmente na região de Judá, que seguia sob o domínio Persa. Era, na prática, um líder político, sendo inclusive designado como “governador de Judá” (Ageu 1.1; 2.2). Por ser citado nominalmente por Ageu, como alguém a quem a mensagem devia ser anunciada, foi contemporâneo desse profeta, bem como de Zacarias. 

O Templo, que já tinha seus alicerces, teve a obra parada por muitos anos e os profetas fortalecem o povo para a reconstrução, com alguns nomes sendo citados especificamente, entre eles, Zorobabel. A liderança tem sua importância, ainda que todos façam a obra e sejam iguais diante do Senhor.

Depois da festa de dedicação do Templo, nada mais se sabe sobre Zorobabel em textos do Antigo Testamento. Talvez alguns textos que não estão na Bíblia possam resgatar sua história, mas apenas para relembrar os acontecimentos que temos conhecimento nos textos que estão na Bíblia. 

Ele volta a ser citado no Novo Testamento, aparecendo na genealogia de Jesus, conforme lemos em Mateus 1.12,13 e em Lucas 3.27 sendo, portanto, descendente do rei Davi.

Nos dias de reconstrução após o exílio, Zorobabel prefigurou uma espécie de Messias. Como esteve ligado com a reconstrução do Templo e estava ligado diretamente ao rei Davi, gerou muitas expectativas de ser o libertador prometido, que acabaria com o domínio persa. Porém, o cumprimento final de tudo o que Zorobabel representou ocorreu somente em Cristo, em quem se cumprem plenamente as promessas feitas a Zorobabel em Ageu 2.23.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Oração - Proteção do Pai Celestial

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 18/03/2013

L. C. Holmes (Arkansas)

Coletânea de Ilustrações - Natanael de Barros Almeida, Edições Vida Nova

Um dia, na Coreia, o esquadrão no qual eu estava recebeu ordem de guardar o flanco do nosso corpo de abastecimento. Para nos posicionarmos, tivemos de vadear uma corrente d'água, que estava caudalosa e profunda por causa das chuvas. Fiquei completamente encharcado e tinha nas costas a mochila pesada. Após atravessar o córrego, devíamos subir uma montanha bastante íngreme. Cerca de 200 metros desta marcha penosa foram bastantes para que todos os homens se sentissem cansados e sem fôlego. Cada passo era para nós uma tortura.

Comecei a maldizer o dia em que eu soube da existência da Coreia, quando, de repente, me vieram à mente as palavras de Jesus: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27.46) Enquanto paramos um momento para respirar, fiz uma breve oração e as coisas mudaram rapidamente de aspecto. Completei o resto da caminhada facilmente, como se Deus me conduzisse pela mão, o que de fato Ele fez, desde o momento em que, reconhecendo minha necessidade, lembrei-me de pedir a sua proteção.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Pensar no que é puro

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filipenses 4.8-9

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

A questão da pureza é importante para a pessoa que segue a Jesus. Afinal, somos justificados, por fé, não por nossas obras. Até temos o testemunho, a ação de algumas coisas que devemos fazer, mas não "ganhamos" nada por conta dessas ações. Praticamos por termos sido transformados pelo Senhor e por buscarmos viver de tal forma que estejamos seguindo Sua vontade. Mas não fazemos isso naturalmente, antes nossa natureza nos leva para o pecado, para a impureza.

Nossos pensamentos, nossas ações, nossas intenções (o Senhor conhece até essas), nossas palavras..., enfim, todas as coisas que fazem parte da nossa vida precisam ser puras. Exatamente por conta do que Jesus revela a respeito do que contamina - não é o que entra na boca do homem, que era a preocupação da Lei com os alimentos e toda a questão de higiene, pensando na purificação, mas o que sai do coração e chega na boca (Marcos 7.15). Jesus não nega a importância da Lei, até se torna o representante humano de cumprimento desta, mas Ele deixa claro que as coisas vão muito além do que aparece para a questão da pureza.

A pureza, no fim é o território da intenção. O Senhor que conhece nossos corações e não vê como o homem vê (1 Samuel 16.7), sabe exatamente o que pensamos a respeito de algo. Podemos tentar enganar os outros, podemos até tentar enganar a nós mesmos, mas não há como enganar ao Senhor! É preciso ter cuidado com a pureza para seguir buscando a vontade do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Ester (7)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Enquanto Hamã se irrita e pensa na morte de Mordecai entre o primeiro e o segundo banquete, o rei perdeu o sono. Mais uma vez, entendo o Senhor agindo. Podia ter música, companhia, qualquer coisa! Mas ele prefere que leiam as histórias do seu reinado.

Nessa leitura, descobre que Mordecai não tinha sido honrado por uma ação a favor do rei! Hamã já espera para falar com o rei sobre enforcar Mordecai e o rei quer saber o que deve fazer para honrar alguém! O rei chama Hamã e antes que ele fale sobre enforcar Mordecai, o rei pede conselho sobre como fazer a honraria! 

Hamã achou que ele seria honrado, pois já estava em alta conta no reino, convite para banquete com a rainha e tantas coisas. Dessa forma, deu uma sugestão onde queria ficar parecendo um rei diante do povo. No fim, ele teve que executar a sua sugestão ao rei, mas a honraria cabia exatamente a Mordecai! No mínimo, os planos para o enforcamento estavam adiados! Como ele poderia pedir aquilo sendo que o rei estava honrando Mordecai? Mais uma vez, vejo o Senhor agindo!

Estou contando a história porque essa é a grande mensagem – O Senhor agindo no correr da história. As pessoas podem fazer planos, mas as coisas só vão acontecer se o Senhor permitir. E quando acontecerem, não será porque as pessoas maquinaram, mas porque o Senhor tinha um plano! E quando não for para acontecer, as pessoas podem maquinar o quanto quiserem, não acontece!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Descerá sobre ti o Espírito Santo

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Joel 2.28-32

Em Atos dos Apóstolos Pedro alerta para o que o povo estava pensando e diz que não era aquilo. Depois, ele testifica, confirmando com a Palavra, o que realmente está acontecendo: o Batismo com o Espírito Santo. Mais que apenas acontecer, foi testemunhado e ainda foi dada a base Bíblica para consulta! A promessa feita no livro do profeta Joel era realidade, confirmando que podemos aguardar no Senhor, pois Ele cumpre! Não importa quanto tempo passe, pois para o Senhor não existe essa limitação de tempo.

Como estamos citando o que Pedro falou a respeito desse texto do profeta Joel, vale a pena seguir meditando no texto de Atos dos Apóstolos 2.14-36, como confirmação da profecia de Joel. E Pedro continua seu sermão falando de Jesus, tanto da confirmação de Sua vinda nas Escrituras, como o fato de que Ele está vivo. Até mesmo aquele que é honrado e lembrado, Davi, tem seu túmulo. Mas esse mesmo Davi falou que o Cristo viria, que o Messias seria realidade! E se ele, Davi, que é digno de nota, esperava pelo Messias, quem entende que Davi é digno de nota deve observar o que ele falou.

Pedro fala sobre o plano da crucificação, da vontade de Deus e não apenas a vontade de alguns de fazer isso, fala do plano por trás disso, e declara Jesus como Senhor. Um sermão completo, com história, testemunho, aplicação Bíblica e prática, além do chamado ao reconhecimento sobre o Senhorio de Cristo. Pode até ser que um sermão não tenha sempre essas proposições! Mas esse exemplo é um belo modelo para os sermões...

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Zorobabel

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Zorobabel tem como significados mais comuns "nascido na Babilônia" ou "semente da Babilônia", mas muitos entendem que é dificil confirmar isso. Ele foi um príncipe de Judá, descendente de Davi e vemos sua história nos textos do Antigo Testamento que contam a volta para casa" depois do Exílio.

Era filho de Salatiel (Esdras 3.2; Ageu 1.1; Mateus 1.12), e neto de Jeoaquim o rei de Judá, o mesmo que ficou prisioneiro na Babilônia. Mas o texto de 1 Crônicas 3.19 diz que ele era filho de Pedaías, um irmão de Salatiel. Como há mais confirmações de que ele seria filho de Salatiel, acredtida-se entre os estudiosos que o texto de Crônicas tenha um erro de um copista, já que os textos antigamente eram copiados mesmo, manualmente. Outros até seguem pela possibilidade de um casamento levando em conta a questão do remidor e defendem que mesmo sendo filho biológico de Pedaías, seria por conta da "herança do irmão falecido" filho de Salatiel. Mas tudo isso são apenas possibilidades!

Zorobabel desempenhou um papel muito importante entre os judeus que voltaram do exílio. Despontou como líder entre o povo quando ficou responsável pela edificação dos alicerces do Templo, o que lemos em Esdras 3.8-10.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Somos chamados para ter fé

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 20/02/2013

Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus - Marcos 11.22.

O texto de hoje está no contexto em que Pedro fala com Jesus sobre a figueira que tinha secado! E Jesus começa a falar sobre a fé com os discípulos, sobre o que poderia acontecer se eles tivessem fé, sobre orar com fé, crendo, para receber e sobre o perdão daqueles que eles tivessem alguma coisa contra, o que rebate a tese de alguns que "perdoar é divino". Quer ser perdoado? Então perdoe e não deixe que o inimigo faça você acreditar que "perdoar é divino"...

Mas falemos sobre fé. É mais que acreditar, afinal de contas, você pode acreditar no testemunho de uma pessoa, mesmo sem ter acompanhado a situação e ainda assim, não ter fé nisso. Mas é também acreditar. É mais que crer, pois eu posso crer que não enfrentarei trânsito na capital paulista, e mesmo assim não ter fé nisso (bom... para conseguir isso é preciso fé e muito mais...). Mas é também crer!

Fé é crer, confiar, acreditar, esperar... e muito mais! É difícil descrever "fé". Porque ela vai além até mesmo do que pode ser visto, do que se pode palpar ou acreditar. É acreditar e ir além do que nem mesmo se pode acreditar e ainda assim, acreditar e ter fé! A salvação é dom de Deus que alcançamos pela fé (Efésios 2.8), ao receber Jesus e crer no Seu nome (João 1.12), crendo no coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos e confessando com a boca Jesus como Senhor (Romanos 10.9). A fé é pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra de Deus (Romanos 10.17). Temos que aprender a ouvir primeiro, para alcançar a fé, e aprender a ouvir pela Palavra de Deus e não pelo que dá "ibope", o que parece certo ou bonito, que as pessoas dizem e que nem sempre se confirma se olharmos atentamente nas páginas da Bíblia.

Somos chamados para ter fé. Confiar, acreditar, estar pronto para o agir do Senhor, qualquer que seja esse agir! Quantas vezes estamos preparados para a "vitória" aos olhos de todos e esquecemos que mesmo que tenhamos que ir para a arena, servir de alimento dos leões, ainda assim caminhamos em vitória, se mantivermos o testemunho no Senhor... Que possamos testemunhar com alegria que temos fé no Senhor e buscamos a Sua vontade, a todo instante, sabendo que Dele vem sempre o melhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Pensar no que é justo

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filipenses 4.8-9

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Pensar no que é justo. Provérbios nos ajuda a pensar muito a respeito dessas coisas. 

Por exemplo, em 17.15, quando deixa claro que o Senhor abomina tanto o julgamento que inocenta o culpado como o que culpa o inocente. Muitas vezes pensamos na injustiça de condenar um inocente, mas é igualmente injusto absolver um culpado. Quer dizer que temos que pensar na verdade aqui para agir com justiça de fato!

As pessoas muitas vezes acabam agindo tão naturalmente na direção do erro que nem se dão conta que algo é errado. A questão fiscal, o pagamento de impostos - eis um ponto que temos que tomar cuidado. O que a lei realmente permite, sem crise, mas achar um jeitinho que não está claro na lei não é justo!

Viver do jeito certo, do jeito que a bíblia recomenda, não depende da circunstância, nem da sua consequência. Não preciso me preocupar com a punição de um erro, porque não vou seguir para o caminho do erro! Não podemos nos acostumar com a forma que o mundo faz as coisas, buscando algo que possa "ajudar", se isso nos leva para longe do padrão Bíblico.

O cuidado com o pobre e necessitado não é coisa de pensamento político, é ação desde o tempo da Lei de Moisés e os cristãos mantiveram isso! A chamada "justiça social" deve ser nossa bandeira, não por questões políticas deste mundo, mas por compromisso com a Palavra!

Poderíamos seguir, mas entendo que os exemplos citados já nos ajudam a fazer a devida adaptação para outros assuntos e, claro, qualquer dúvida, devemos checar o que a Bíblia nos diz!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Ester (6)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Ester sugere um jejum, citando dia e noite, porque muitos jejuns eram feitos apenas com “a luz do dia”, e isso era um clamor com grande desespero ao Senhor! Não foi falado que era para buscar ao Senhor, mas estava sim presente essa ideia por conta da busca e da esperança de uma resposta. Se resolvesse, ótimo, se não, Ester tentaria de qualquer forma! No fim, o rei reagiu muito bem a presença de Ester, deixou claro que aceitava, mostrando que o Senhor estava mesmo encaminhando as coisas.

Ester poderia falar ali mesmo o que a inquietava, o rei deu essa “abertura”. O convite para o banquete, que pode ter sido a ideia que Ester teve com a direção do Senhor, servia para ver o quanto o rei estava mesmo disposto a ouvir o seu pedido e, claro, para mostrar que ela o respeitava, honrava e essas coisas. O convite para que Hamã estivesse presente poderia ser entendido apenas como mais um reconhecimento de sua importância, já que ele era como o segundo no reino. E o convite para um segundo banquete servia para as mesmas coisas e para gerar ainda mais intimidade diante da situação.

Entre o primeiro e o segundo banquete, Hamã se irrita mais uma vez com Mordecai, conversa com os seus e recebe a sugestão de pedir ao rei para enforcar Mordecai. Ele era importante no reino, o rei o tinha em alta conta, talvez nem precisasse apresentar razões, bastava pedir. Mas o Senhor estava mais uma vez encaminhando a história!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Infinitamente mais

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Joel 2.28-32

Chegamos ao texto que Pedro cita logo no "primeiro sermão" de Atos dos Apóstolos. Vamos meditar a respeito desse texto tanto no contexto do livro do profeta Joel como levando em conta a interpretação de Pedro em Atos dos Apóstolos. 

O Senhor tinha prometido ao povo que buscou Sua vontade o ajuste diante dos problemas da fome. Era tempo de esperar pela promessa do Senhor, que já demonstraria a mudança logo e o povo teria sim muitas bênçãos materiais, pois era disso que se tratava a necessidade naquele momento - era tempo de resolver a fome.

Mas o Senhor sempre tem mais. Sempre podemos esperar além do que imaginamos ou acreditamos que precisamos. O Senhor sabe das nossas necessidade até mais do que nós mesmos podemos discernir e tem para nós bênçãos sem medida e pode nos atender até no que nem notamos que realmente precisamos. 

Acontece que o Senhor vai além das bênçãos materiais e as bênçãos espirituais são superiores as essas. Temos necessidades, é fato, e o Senhor nos atende fisicamente. Mas tudo o que é visível passará, novo alimento será necessário, mas a plenitude do Espírito Santo nos seguirá até a eternidade!

O povo esperava a comida. E o Senhor garante a comida e muito mais! Aleluia!

Terminamos na próxima semana sobre o capítulo 2 de Joel, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Biografias de personagens do Antigo Testamento

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Ainda temos profetas que atuaram depois do tempo do Exílio. E poderíamos citar alguns personagens antes do início do Novo Testamento que fizeram parte da história de Israel, mesmo que sem citação direta na Bíblia. Bom, alguns na Bíblia que nós evangélicos usamos, porque na Bíblia que a Igreja Católica utiliza há sim alguns personagens históricos a mais da história de Israel em livros extras no Antigo Testamento.

Para evangélicos, alguns desses livros podem ser lidos para conhecimento de história e até por devocional complementar, como outros livros de diversos autores que temos ao longo da história, exatamente como livros mais comuns, como outros tantos que temos com histórias e devocionais. Alguns dos livros considerados apócrifos estão nessa categoria. Mas não todos! Há livros que desde o começo foram entendidos como ruins e contrários ao ensinamento! No Antigo Testamento temos mais livros dessa categoria que são aceitos como devocional complementar, alguns até com citações nos textos do Antigo e do Novo Testamentos que temos. No Novo Testamento, temos alguns interessantes, mas muitos são reconhecidos como ruins desde o começo mesmo.

Mas neste espaço vamos falar apenas dos personagens que temos no Antigo Testamento da Bíblia que os evangélicos seguem. Nem mesmo falamos de todos que poderíamos falar! Alguns não seguiram em nossas mensagens, mas temos no espaço de Biografias de personagens da Bíblia no Compartilhando Na Web e permitindo o Senhor, poderemos ter outros mais!

Deste ponto para frente, vamos falar tanto dos profetas como de alguns outros personagens e já na próxima semana, permitindo o Senhor, falamos sobre Zorobabel!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

A confiança deve ser depositada somente no Senhor

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 31/01/2013

Leia o Salmo 62

Mais um salmo atribuído a Davi.

Dessa vez, Davi começa o salmo declarando sua total confiança no Senhor. No texto, vemos claramente que ele exclui toda e qualquer possibilidade de confiança em qualquer outra coisa no mundo, a não ser em Deus. Isso é um ponto importante a ser observado nesse salmo: claro que existem pessoas que acreditamos nelas. Mas não devemos confiar cegamente, pois podemos nos desiludir. Por mais séria que uma pessoa seja, ela continua sendo ser humano e pode, em algum momento, cometer um erro. Devemos viver fugindo disso, mas estamos sujeitos a tal situação a cada dia. Por isso, se alguém erra, e todos podem errar, precisamos ajudar quem errou, não anulando seu erro, mas confrontando (não julgando ou até condenando) a pessoa com o mesmo, sem deixar de lado o amor. Assim, com amor, ajudar a pessoa a deixar o erro e não ficar acusando e afundando cada vez mais a pessoa no seu erro. Se a pessoa não demonstrar a vontade de mudar ou ainda que pareça demonstrar, mas seguir ainda pelo caminho errado, melhor que deixemos com o Senhor a solução em vez de condenar. É muito sério chegar ao entendimento que não tem mais jeito. Triste e sério!

A confiança no Senhor pode ser sem restrições. Ainda que algo pareça estranho num primeiro momento, logo o Senhor manifesta o melhor. Se amamos ao Senhor, todas as coisas colaboram para o nosso bem e nada pode nos separar do amor do Senhor. Mesmo aquelas situações que parecem ruins ou estranhas, não podem nos separar do amor do Senhor e, no tempo certo, veremos o melhor acontecer. No mínimo, teremos testemunho de quem passou pelo momento ruim e teve forças para suportar e vamos ajudar outras pessoas a enfrentarem tais situações ou parecidas. E, claro, poderemos contar com o cuidado do Senhor nos livrando ou nos dando vitória diante de um problema e daremos testemunho também! De qualquer forma, seremos agraciados com o cuidado do Senhor: quer com uma mudança e com a vitória, quer com as forças para resistir o problema e depois ajudar outras pessoas.

O salmista descreve muitas coisas que ele entende que o Senhor é. Precisamos adorar ao Senhor, contemplar essa formosura, nos admirarmos diante de Sua majestade. Isso nos dará forças para enfrentar as dificuldades. Saber o que o Senhor é nos faz ter certeza do que Ele pode fazer. Muitos estão atrás do que Ele pode fazer. E Ele faz! Mas antes da ação de Deus, devemos buscar a Deus e veremos muito mais! O que Ele tem para nos dar é muito bom e podemos (devemos) desfrutar. Mas simplesmente a presença de Deus pode causar muito mais. Sem contar que aí, com a manifestação da presença Dele, podemos ver mais coisas ainda de Sua parte, mais atuação. Assim, busque a bênção que Deus tem pra você. Não descuide disso. Mas busque com mais fervor esse Deus que te dá a bênção e você verá muito mais.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Pensar no que é honesto

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filipenses 4.8-9

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Quando partimos da verdade, entendemos que temos igualmente um compromisso com a honestidade. Se estamos buscando as coisas lá do alto, não devemos seguir qualquer caminho que nos leve para a corrupção que desenvolve o pecado. 

Vou apresentar uma situação - se você encontra algo, a ideia do "achado não é roubado" parece interessante?

E se eu te disser que desde a Lei de Moisés o que era achado devia ser devolvido? Dá uma olhadinha em Levítico 6.1-7, com atenção especial ao versículo 3.

Bom, não seguimos a Lei de Moisés, certo? Acontece que na legislação brasileira tem uma lei que define que achado realmente não é roubado, mas não devolver é crime! Aquelas cenas de pessoas devolvendo o que acham deviam acontecer muito mais!

E se o troco veio errado - você devolve ou fica por isso mesmo? Alguns reclamam quando vem a menos, mas se calam quando vem a mais. Se devo amar meu próximo como a mim mesmo e não vou gostar de troco errado "contra", seria honesto fazer o registro que veio menos para acertar como se vier a mais, igualmente para acertar.

Podem parecer exemplos bobos diante de tanta desonestidade que temos por aí. Mas é importante observar exatamente essas coisas bobas, pois elas acontecem mais, e devemos agir evitando o erro. E quando acontecer algo "mais sério", já temos como meditar melhor para não seguir pelo caminho do erro!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Ester (5)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A crise por conta da ordem para matar os judeus foi grande. Em toda essa história vejo claramente a ação do Senhor!

Mardoqueu, Mordecai, depende da tradução, alerta Ester a respeito. Bom, vale a pena registrar que Ester ficou preocupada com o primo que a criara como filha, tentou ajudar e esse movimento permitiu que ele contasse o que estava se passando. Ela não esqueceu dos seus, mesmo estando em uma situação diferente. Um grande exemplo!

Vou ficar com a tradução do nome "Mordecai" – ele alerta Ester a respeito do que está acontecendo e pede que ela interceda ao rei! Ela fala que não pode, porque já tem algum tempo que o rei não a chama e se ela for por conta própria, pode até ser morta! Ela ia fazer o contrário que fez Vasti – o rei chamou, e Vasti não foi; Ester não foi chamada e ela iria, sendo que nesse caso, a punição nem teria que ser pensada, como foi com Vasti, já estava definida: era a morte mesmo.

Mordecai lembra que ela também poderá ter problemas, mesmo sendo rainha. E que o socorro poderia vir de outra forma até, mas que talvez ela estivesse onde estava exatamente por conta dessa questão histórica. Não se fala do Senhor diretamente no livro de Ester, mas sempre está claro que entendem que Ele pode ter encaminhado a história!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Tempo de restituição

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Joel 2.12-27

O povo buscou ao Senhor. Então, as coisas iam mudar. Logo o Senhor começou a ajustar tudo. É fato que até toda a produção se acertar ainda seria tempo de ter pouco. Mas diante do acerto do povo querendo buscar novamente ao Senhor, aquele tempo de "vacas magras" estava com os dias contados!

E o Senhor muda completamente. O que era falta, passa a ser sobra. O que era privação, passa a ser plenitude. A inquietação passa a ser satisfação. Todo o problema estava com os dias contados.

Diante dessa realidade, o Senhor fala através do profeta, chamando o povo a seguir buscando Sua vontade para ter a satisfação sempre. Experimentando o cuidado do Senhor e não a punição. Tanto nessa punição como depois, o Senhor sempre convida para seguir buscando Sua vontade - na punição, chamando para a mudança e depois do acerto, o convite sempre é renovado para manter a busca de Sua vontade.

Precisamos dedicar o tempo necessário para buscar a vontade do Senhor, querer ouvir Sua voz, ter prazer em conhecer Sua vontade. Assim, estaremos fugindo do erro. E será mais fácil entendermos a orientação do Senhor caso nos afastemos por qualquer motivo, pois seres humanos podem seguir pelo caminho errado até sem notar! Mas com intimidade com o Senhor, podemos evitar isso ou acertar rapidamente quando acontecer.

Retomamos sobre parte do capítulo 2 na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Biografia dos Profetas - Daniel - 6

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Passamos por toda a parte biográfica de Daniel em seu livro, que segue até o capítulo 6. Não iremos levantar traços da biografia de Daniel na parte das profecias, a partir do capítulo 7, nem iremos escrever sobre a interpretação de suas profecias, que isso seria para o comentário do livro em si. Mas é importante registrar que o propósito do livro de Daniel é mostrar que o Deus de Israel, o único Deus, mantém sob seu controle o destino de todas as nações.

Com esse norte, Daniel se compõe de três partes que entendemos como principais: Introdução à pessoa de Daniel (1), os testes decisivos do caráter de Daniel e o desenvolvimento de suas habilidades de interpretação profética (2-7) e a série de visões de Daniel sobre reinos e acontecimentos futuros (8-12). 

Nesta parte final, que entendo como a mais importante do livro, Daniel se apresenta como livro profético básico para a compreensão de muitas coisas da Bíblia. Muitos aspectos de profecias relacionadas com os tempos do fim dependem da compreensão deste livro. Os comentários de Jesus no Sermão do Monte das Oliveiras (Mateus 24; 25) e muitas das revelações dadas ao apóstolo Paulo encontram harmonia em Daniel (ver Romanos 11; 2 Tessalonicenses 2). Da mesma forma, Daniel se torna um companheiro de estudo necessário do Livro de Apocalipse.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Somos chamados para obedecer ao Senhor - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 05/12/2012

Jonas 3.1-5

1 Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo:
2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno.
3 Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada.
4 E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
5 E os homens de Nínive creram em Deus; proclamaram um jejum vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor.

Alguns brincam que Jonas pregou o seu "pior sermão" em Nínive. Teria falado apenas o que citamos aqui (*na mensagem anterior, neste nova divisão) e ainda assim, a cidade se converte! Jonas estava desgostoso desde o começo com essa possibilidade: o arrependimento de Nínive. Ele sabia que se isso acontecesse, a destruição da cidade seria deixada de lado, mesmo que por um tempo. E como ser humano com coração mais duro, ele esperava mesmo que o pecado fosse a razão da destruição daquela cidade. Como muitos que observam uma pessoa que fez coisas erradas e esperam que ela seja punida por conta de sua atitude, Jonas estava com essa mesma motivação. E o Senhor queria que ele fosse falar em Nínive para avisar da destruição, caso não houvesse arrependimento. Ele queria apenas falar da destruição...

Ele não pregou o "pior sermão" que tinha. Ele falou exatamente o que tinha que falar e o Senhor agiu! Que possamos sempre ter a devida atenção com o que temos que fazer. E que possamos fazer exatamente o que o Senhor quer para que Ele mesmo possa agir! Mesmo que pareça pouco, se fizermos exatamente o que o Senhor quer, será o necessário! Pode ter certeza disso! E que, diferente de Jonas, possamos acreditar na conversão e mudança de quem faz a coisa errada para arrependimento e salvação, em vez de esperar a punição, que não nos cabe medir ou decretar! Que falemos para conversão e mudança de vida! E deixemos o Senhor agir!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Pensar no que é verdadeiro - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filipenses 4.8-9

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Sabe aquela imagem que mostra um número no chão e uma pessoa de um lado diz que é "6" e outra do outro lado diz que é "9" e alguém apresenta a "brilhante conclusão" de que tudo depende do ponto de vista?

Pois é... te enganaram!

O número ou é 6 ou é 9. Não depende do "ponto de vista", mas de saber qual era a ideia original de quem colocou ele ali. A "pós verdade" quer fazer você acreditar que pode ser qualquer coisa, mas na verdade, a ideia original era uma, o que inventam depois é outra história...

Essa imagem que serve de exemplo não chega a ser uma mentira. Basta ter compromisso em querer saber o que realmente foi pensado por quem colocou o número lá. A opinião pode ser respeitada, mas respeitar não significa concordar! O exemplo serve apenas para pensarmos sobre "opinião" x "verdade" - a opinião pode ser diferente, sem crise, mas a verdade se sustenta por si e não depende de opinião. Nossa opinião pode estar certa ou errada em relação ao que é verdadeiro.

Como vai o seu compromisso com a verdade? Como vai o seu padrão nas coisas que vive, faz e fala? É muito importante pensarmos apenas no que é verdadeiro. Devemos dar atenção a isso e seguir longe da mentira, pois sabemos quem é o pai dela...

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Ester (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A questão envolvendo a rainha Vasti deve ser entendida no enredo de uma sociedade patriarcal, machista mesmo. A preocupação que sua reação pudesse “inspirar” outras mulheres se dá dentro desse contexto. Não quer dizer que era certo ou errado, quer dizer que a sociedade era assim naqueles dias. As pessoas tentam definir que era certo e que tem que ser daquele jeito ou que era errado. 

Não vejo assim! Vejo sim como uma realidade daqueles dias, não deve ser condenado com base no que temos hoje, como não se deve achar que era certo ou errado. Era assim e precisamos entender o contexto. E dentro do contexto da época, se tomou as devidas providências para punir a rainha Vasti e para não inspirar outras mulheres a seguirem o exemplo dela. Não é a nossa realidade atual!

Pessoalmente, já vejo como a ação do Senhor na história. Mais que discutir machismo ou certo e errado, entendo que o Senhor estava encaminhando as coisas para agir no correr da história! Ester só entra na história por conta dessa situação envolvendo Vasti!

A escolha de Ester mostra mais um encaminhamento do Senhor na história. Preparando tudo para o que iria acontecer – o problema de Hamã com os judeus. Ele nem disse ao rei que povo era e o rei permitiu porque tinha Hamã em alta conta! Ele nem sabia que estava indo contra o povo da rainha...

Ainda que em Ester não vejamos o nome do Senhor dito claramente, há muitos movimentos no livro todo mostrando a busca por Ele e ação Dele na história. Uma história que nos mostra que o Senhor prepara as coisas muito antes até de acontecerem, encaminha a história para cuidar dos seus. E nos mostra o quanto podemos confiar no Senhor, pois mesmo nos dias mais complicados, podemos ter certeza que Ele já preparou todas as coisas para que aqueles que buscam Sua vontade tenham o devido cuidado!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Tempo de acerto com o Senhor

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Joel 2.12-27

Diante da aflição, Joel apresenta o convite da parte do Senhor para que o povo se aproximasse Dele. Dessa forma, poderiam contar com a provisão do Senhor. Uma busca arrependida, com coração disposto e disponível para o agir e para a vontade do Senhor. Esse, claro, é um convite feito a cada um de nós pelo Senhor!

A busca pelo Senhor inclui oração, jejum, arrependimento, louvores, dedicação maior para buscar entender a Sua vontade, mais tempo de vida comunitária e muitas outras coisas. Mas de nada adianta fazer de forma mecânica ou porque entendeu que é importante. É preciso ser de coração, confiando no Senhor e realmente tendo compromisso com Sua vontade. Não é mero ato de confissão sem frutos, apenas palavras soltas. É sim uma mudança de vida na presença do Senhor!

Devemos tocar a trombeta, anunciar, chamar as pessoas a esse compromisso com o Senhor. Mostramos em nossa vida que esse compromisso é importante, testemunhamos isso, e anunciamos para que as pessoas queriam viver da mesma forma, tanto com nossa pregação como com nosso testemunho.

Retomamos sobre parte do capítulo 2 na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...