Jonas capítulo 1
Enquanto cada um buscava a divindade do seu modo, Jonas dormia. Ele não queria buscar ao Senhor. Estava fugindo Dele! Como poderia se dispor a pedir para acalmar aquela tempestade? Por fim, quando é chamado pelos demais, Jonas revela a razão de tudo aquilo, e aqueles homens se preocuparam. Ainda tentaram voltar para terra firme, mas foi inútil.
A viagem para Társis logo fornece a evidência de que a presença e a influência do Senhor não está restrita na Palestina (como muitos pensavam, pois lá seria a morada do Senhor, o lugar onde estava o Templo...). Deus manda uma tempestade para golpear o navio e causar circunstâncias que conduzem Jonas novamente para a realidade do seu chamado missionário.
Após determinarem que Jonas é o responsável pela tempestade, que seria causada pelo Deus dele como punição ao que ele estava tentando fazer (fugir do chamado), e após esgotarem todas as alternativas, os marinheiros atiraram Jonas ao mar. Logo se fez calmaria e aqueles homens temeram mais ainda ao Senhor.
Sem dúvida, Jonas e os marinheiros acharam que esse seria o fim de Jonas (e o fim da necessidade de pregar aos gentios, da possibilidade de conversão...). Mas Deus havia preparado um grande peixe para engolir Jonas e, após três dias e três noites, o peixe o jogou em terra firme e Jonas se vê diante da necessidade de realizar a obra para a qual foi chamado.
Atenda logo ao chamado do Senhor, antes que venha a tempestade!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor