sexta-feira, 29 de julho de 2022

Provações acontecem por falta de fé?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 28/08/2014

Tiago 1.2-4

2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;
4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

Muitos ainda seguem o caminho dos "amigos de Jó" e ficam tentando encontrar erro ou pecado quando alguém passa por tribulação. Ou ainda, que falta fé para que a pessoa possa experimentar o melhor que vem do Senhor e sair da provação.

Parece que é mais fácil pregar que aquele que segue ao Senhor adequadamente passa a ter "tudo de bom". Parece que dá mais Ibope, que a pregação terá mais aceitação. Se diante das coisas do mundo passamos por dificuldades, precisa pregar que o Senhor nos livra dessas dificuldades! Mas... é possível sim ser seguidor autêntico do Senhor e passar por dificuldades, mesmo com muita fé e sem viver no pecado! E mesmo assim, viver o verdadeiro livramento da parte do Senhor!

Pois é... é possível sim passar por provações seguindo a vontade do Senhor. E ainda devemos ter grande alegria por passar por isso! Quando as dificuldades se apresentam, a nossa fé pode ser aprovada, quando mantemos o nosso foco nas coisas do Senhor em vez de dar mais atenção para as dificuldades. E quando a fé é aprovada, perseveramos na vontade do Senhor, deixando de sentir falta de muitas coisas, passando a entender que o Senhor sempre nos permite o melhor, mesmo no meio da dificuldade!

Haverá testemunho, se perseveramos. No mundo, disse Jesus, temos aflições. O que devemos ter é bom ânimo, pois Ele venceu o mundo! A nossa disposição é diferente da dificuldade. As pessoas sem o Senhor, podem desanimar mais facilmente... Aqueles que estão com o Senhor, sabem que Ele mesmo nos dá força para enfrentar e nos permite o sustento durante esse tempo da dificuldade. E nos prepara para dar o testemunho. Esse testemunho não deve ser dado apenas quando a dificuldade for resolvida, mas mesmo durante a dificuldade, com cada momento que o Senhor age em nosso viver!

Que possamos nos alegrar no Senhor, qualquer que seja nossa situação. E que nas dificuldades, possamos notar e testemunhar o "maná" do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Perseguidor convertido

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 1.18-24

Paulo segue defendendo a tese que sua autoridade não está ligada com nenhuma decisão humana. Mesmo tendo ido até Jerusalém, não encontrou os apóstolos. Fala de Cefas, que seria Pedro, e fala de um encontro com Tiago, o irmão de Jesus, que entende-se historicamente como líder na comunidade em Jerusalém.

Ainda não havia igrejas propriamente ditas. Em Jerusalém, Atos dos Apóstolos revela que os judeus convertidos continuavam indo ao Templo ou até mesmo em sinagogas, quando em outras cidades. Tinham reuniões em casas ou algum outro lugar, mas não havia igrejas como temos em nossos dias. Quando lemos sobre "igrejas" no Novo Testamento era esse grupo que se reunia principalmente nas casas.

Apesar de não ser muito conhecido no começo, ainda assim as pessoas sabiam que Paulo começou perseguindo os cristãos, e depois se tornou um pregador dessa mensagem. Ele sabia que a Lei, os Salmos e os Profetas apontavam para o Messias. Logo, ele conhecia todas as coisas. Quando ele entendeu que Jesus era o Messias, ele conhecia todas as coisas, bastava inserir esse entendimento apontando para Jesus.

O que fazemos pode ser mais conhecido do que nós mesmos. Igualmente o que falam de nós, quer seja verdade ou mentira. Paulo estava lidando com difamações para tentar desmerecer sua mensagem, mas ainda assim ele tinha o testemunho a seu favor. Podem falar coisas erradas sobre nós e muitos podem acreditar. Mas que possamos ter um testemunho que fale por si e possa dar todo crédito ao anúncio da mensagem de Salvação em Jesus!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Salmos (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A respeito dos autores dos Salmos, temos:

- Davi é o "campeão" com 73 salmos. Alguns questionam a autoria de Davi de alguns textos, outros questionam até mais, achando que Davi mesmo não teria escrito nada. Mas como músico, até possível criador de instrumentos (Amós 6.5) é perfeitamente possível que ele tenha escrito e isso é o mais aceito;

- A Asafe é atribuída a composição de 12 salmos;

- Os "filhos de Corá" (os descendentes de Corá, da tribo de Levi) escreveram 11 ou 12 salmos;

- Salomão escreveu pelo menos 2 salmos, assim como "os ezraítas" (dois descendentes de Zerá, da tribo de Judá: Etã e Hemã);

- Moisés escreveu o Salmo 90.

Perto de 50 salmos não apresentam sua autoria claramente e os estudos não conseguiram definir. Alguns desses são atribuídos a Davi mesmo assim!

Terminamos na próxima semana com o esboço de Salmos, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 26 de julho de 2022

Obedecer ao Senhor! - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Pois os sacerdotes e levitas se tinham purificado como se fossem um só homem; todos estavam limpos. E imolaram o cordeiro da páscoa para todos os filhos do cativeiro, e para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos - Esdras 6.20

Quando nos aproximamos do Senhor, nos aproximamos precisando de cuidado, orientação, apoio, carinho e por aí vai. Não devemos nos preocupar em nos acertar antes, mas tão logo nos aproximemos, o Senhor nos dará a forma como agir, o que devemos fazer e nós precisamos tomar cuidado com o que iremos realizar.

Há dois extremos errados: alguns que querem se aproximar só quando estiverem com as coisas em ordem e outros que acham desculpas as mais diversas para demorar em se acertar com o Senhor. Os dois extremos são perigosos! Nos aproximamos do Senhor como estamos, mas devemos ter o desejo de buscar mudança de vida de acordo com a vontade Dele. Não devemos explicar nossa situação, mas devemos deixar o Senhor mudar nossa situação e devemos assumir isso como o melhor para nossa vida!

O povo no texto se purificou. Sacerdotes e levitas queriam oferecer o melhor para Deus. Devemos buscar essa purificação, abandonando o erro, o pecado e buscando a vontade do Senhor. Na época do texto, a purificação passava por dias de acerto, sacrifício de animais e algumas atitudes. Hoje, devemos buscar realizar a vontade do Senhor! E o Espírito Santo nos direciona nisso, basta querermos e aceitarmos a orientação, colocando em prática. Buscar santidade, purificação e deixar o erro, o pecado, é o chamado para todos nós. Não explique sua situação, tentando fazer parecer que é assim mesmo e que não dá para ser diferente. Busque a vontade do Senhor e deixe o Espírito Santo direcionar sua situação, aceite essa direção como o melhor para você, para agir em conformidade com a Palavra do Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Biografia dos Profetas - Malaquias - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O profeta Malaquias denunciou o pecado em que o povo de Israel se encontrava. Naquela época o povo estava desanimado, tomado pela desilusão e com muitas dúvidas, pois acreditavam que as promessas de Deus que diziam respeito à restauração após o cativeiro babilônico não haviam se cumprido.

A reconstrução tinha acontecido, mas desde o fim do exílio não havia "independência" para Israel. Durante todo o período, desde a volta até o início da ocupação romana que já estava definida nos dias do Novo Testamento, apenas por alguns poucos anos houve uma certa liberdade maior. Mas na maior parte do tempo, outra nação dominava!

Nesse cenário, havia os que radicalizavam o entendimento da Lei, acreditando que era por falha em cumprir que não se resolvia isso, e havia os que estavam desanimados, descumprindo as coisas, quase voltando a um entendimento anterior ao exílio. Só não se chegava totalmente a isso por receio de piorar a situação!

É nesse ambiente que Malaquias fala ao povo. Sua mensagem também aponta diretamente para Jesus, no sentido de que por mais que o povo estivesse desanimado, o Senhor enviaria o Messias para purificar seu povo. Era essa a esperança que deveria permanecer!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 22 de julho de 2022

O Hábito de Orar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 04/07/2014

Ilustração

Um soldado foi pego rastejando de volta ao quartel vindo dos bosques vizinhos. Levado até o oficial comandante foi culpado de estar se comunicando com o inimigo. O homem afirmou que tinha ido aos bosques para orar sozinho. Foi sua única defesa.

- Ajoelhe-se e ore agora! Você nunca precisou tanto - Bradou o oficial.

Esperando morte imediata, o soldado se ajoelhou e derramou sua alma numa eloquente oração.

- Pode ir - disse o comandante - Acredito em sua história. Se você não orasse tão frequentemente não teria feito tão bem esta oração.

-------------

A hora de aprender a nadar é quando as águas estão calmas - não quando a maré está subindo. A hora de aprender a orar como um hábito de vida é agora - não quando a maré da vida muda com repentina fúria.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Agradar ao Senhor

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Gálatas 1.10-17

Paulo segue a defesa de sua autoridade. Era um ponto sensível nessa questão, porque o questionamento disso levantava dúvidas sobre toda a sua pregação! E colocava muita dúvida em todo o seu trabalho.

Ele deixa claro que não se preocupa em agradar aos homens. Quer agradar ao Senhor. Isso mostra que ele não se preocupava com o que a maioria falava ou preferia. Mesmo que falassem ser "a vontade do Senhor", ele preferia buscar essa revelação no Pai!

Nos dias de Jeremias muitos profetizavam que as coisas iam dar certo e defendiam que Jeremias estava errado. O profeta seguiu anunciando o que o Senhor revelava. E no fim, os outros que agradavam aos ouvidos das pessoas estavam errados, e Jeremias estava falando o que o Senhor revelava. Talvez seja essa a razão de Paulo falar de seu chamado desde o vente, como foi com Jeremias.

Não devemos nos preocupar com o que as pessoas gostam mais. Devemos nos preocupar com o que o Senhor nos revela e anunciar isso! Claro que pode ser algo que as pessoas gostem, mas muitas vezes o Senhor chama para a mudança. Em momentos assim, as pessoas nem sempre aceitam, porque acham que estão com a razão, que estão vendo o melhor. Sigamos buscando a orientação do Senhor e anunciando apenas o que Ele nos revela!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Salmos (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Notamos a união de 5 livros que formam o nosso livro dos Salmos. Talvez o formato final (com todos os 150 salmos) tenha acontecido depois do Exílio Babilônico, quem sabe com Esdras e Neemias. E, como conhecedores da Lei, do Pentateuco (os livros de Moisés, os cinco primeiros livros da Bíblia), podem ter contribuído para esse formato de "cinco livros" dentro do livro dos Salmos. Não temos como ter certeza da participação de Esdras e Neemias, apenas imaginamos isso, mas não acreditamos em coincidências.

O formato "em cinco livros" é bem sugestivo e quem quer que tenha feito, deve sim ter pensado nos livros de Moisés! Aliás, há linhas de interpretação que admitem que cada um dos livros dos Salmos, na sequência, aponta para um dos livros da sequência do Pentateuco.

Além de cânticos, os salmos revelam-se belas orações, que reconhecem o poder do Senhor, a dificuldade humana, a crise diante dos problemas, a confiança no cuidado do Senhor. A humanidade dos Salmos busca revelar a necessidade que o ser humano tem de Deus!

Os salmos podem ser classificados em diferentes tipos de acordo com as características literárias que apresentam: Louvor, Ação de Graças, Lamento, Romaria, Situações da vida, Sugestões de Sabedoria, são alguns tipos. Há estruturas literárias diferentes, que podem apontar instrumentos diferentes, autores variados, momentos distintos. São belas poesias que nos apresentam a condição humana do dia a dia e a confiança no cuidado do Senhor.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 19 de julho de 2022

Obedecer ao Senhor!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Pois os sacerdotes e levitas se tinham purificado como se fossem um só homem; todos estavam limpos. E imolaram o cordeiro da páscoa para todos os filhos do cativeiro, e para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos - Esdras 6.20

O que o texto nos mostra é que o povo buscou santidade diante do Senhor, a purificação dos pecados. Não resolveram fazer qualquer coisa diante de Deus. Queriam fazer de acordo com a vontade do Senhor. A preocupação não era em o que ganhariam em fazer aquilo, mas em obedecer ao Senhor. Claro que bênçãos estavam prometidas para tal comportamento, só que a preocupação maior não pode ser esperar a bênção, antes deve ser realizar a vontade do Senhor.

Muitas vezes fazemos as coisas para o Senhor observando nossas vontades ou o que achamos certo. Tentamos "dar um jeitinho", buscando a conformidade entre nossas atitudes e o que o Senhor quer. Mas a Palavra não nos chama para isso! Nos chama para obedecer a vontade do Senhor.

Devemos nos aproximar do Senhor como estamos. Não existe a necessidade que muitos pensam de que é necessário primeiro nos acertarmos para nos aproximarmos do Senhor. O povo voltou do Exílio, começou a obra e a busca antes mesmo de acertar todas as coisas! Mas tão logo as coisas estavam em ordem, o acerto foi completado diante de Deus.

Terminamos esta mensagem na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Biografia dos Profetas - Malaquias - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A falta de menção de qualquer rei ou de incidentes históricos identificáveis torna a datação da profecia de Malaquias um tanto difícil. Agora, o uso de várias palavras persas no texto e a referência a um templo reconstruído (1.10) tornam a data pós-exílica simultânea com Neemias ou muito próxima (logo após) a mais provável. Acredita-se que seu ministério ocorreu em algum momento entre 458 e 433 a.C.

Assim como Esdras e Neemias, o profeta Malaquias também falou contra o casamento com mulheres estrangeiras (Malaquias 2.11-15; cf. Neemias 13.23-27), combateu a negligência sobre o dízimo (Malaquias 3.8-10; Neemias 13.10-14), criticou severamente as práticas reprováveis de um sacerdócio corrompido (Malaquias 1.6-2.9; Neemias 13.7,8) e repreendeu o povo pelos pecados sociais praticados (Malaquias 3.5; Neemias 5.1-13).

A respeito do dízimo, neste momento histórico a prática era um pouco diferente do que se fala em nossos dias! Havia possivelmente 3 dízimos: um para auxiliar no cuidado de órfãos, viúvas e necessitados (que ficava geralmente sob a responsabilidade dos levitas), outro para o cuidado do Templo (que ficava com os sacerdotes ou pessoas destacadas que trabalhavam com eles) e o da colheita! Os três não seriam necessariamente mensais, mas uma coleta de tempos em tempos para cada um dos fins a que se destinava. Cada um tinha seu tempo certo. Por isso, Malaquias fala em dízimos no plural, da mesma forma que fala em ofertas!

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Quero ser capaz de lembrar do que pode me dar esperança... - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 30/06/2014

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

O Profeta Chorão quer lembrar de coisas que podem dar esperança em meio ao momento triste...
 
E nós? Nos acomodamos diante das dificuldades, achamos que realmente está difícil e que não tem jeito e até temos explicação de sobra para permanecer em tristeza ou buscamos em nossa memória o quanto o Senhor já agiu no passado (tanto nas páginas da Bíblia, como na vida de pessoas conhecidas ou não, ou até em nossa própria vida), para termos forças para continuar esperando o milagre?
 
Nosso desafio hoje é ser como Jeremias: encarar as dificuldades, até mesmo falar das mesmas, mas não perder de vista que o Senhor pode mudar essa história de dificuldade. E mais: não ficar apenas remoendo nas dificuldades, mas buscar forças em oração e em testemunhos, lembranças da ação do Senhor, mudando a história. Aquele que abriu o Mar Vermelho para que o povo hebreu passasse e depois fechou para impedir a passagem dos egípcios, Aquele que não permitiu que as roupas ou calçados do povo, durante 40 anos no deserto, desgastassem, Aquele que proveu sustento e água em situações completamente adversas, Aquele que trouxe à existência coisas que nem existiam, pode alterar o rumo da sua dificuldade e completar a bênção sobre sua vida.
 
Não importa o tamanho da dificuldade, da dor, da complicação. O que importa é a ação do Senhor independente disso, nos trazendo bênçãos, vitória e manifestação de graça e cuidado a cada instante!
 
No meio das dificuldades, lembre que o Senhor já agiu e vai agir novamente! Creia!!!
 
Eu quero trazer à memória aquilo que pode me dar forças para continuar, mesmo no meio da dificuldade. Não quero afundar na dificuldade, mas quero segurar nas mãos do Senhor e caminhar seguro da vitória. Quero lembrar que Ele já agiu e não importa o quão difícil esteja hoje, sei que o Senhor está cuidando de tudo. Quero continuar em direção à manifestação da vontade do Senhor, sabendo que não há dificuldade que pode me impedir de chegar ao completo de Deus para mim. Não quero olhar só para as dificuldades e lamentar as mesmas. Quero olhar, e até, se necessário for, lamentar, mas lembrar que posso seguir em frente, pois o Senhor está no controle como já esteve no passado! Sei que irá se manifestar sobre mim não a derrota da dificuldade, mas a bênção da vitória no Senhor! Creia!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Manter a interpretação

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Gálatas 1.6-9

6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,
7 o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
9 Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Paulo deixa claro que os Gálatas estavam cedendo ao entendimento diferente. Alguns pensam ser um desvio doutrinário sério, mas é mais provável que seja a aceitação da "razão" dos que queriam que a manutenção da observação da Lei fosse prática mesmo entre os gentios.

A observação da Lei nunca será errada! A Lei não encaminha para o erro. Mas em Cristo temos a liberdade, a Graça, e não temos que nos preocupar com os detalhes a Lei. Ela não é anulada, porque seguimos amando a Deus sobre todas as coisas, absolutamente tudo, e ao próximo como a nós mesmos. E isso resume a Lei! O que não se deve levar em conta são os vários detalhes, ritos, festas e afins, mas o geral da Lei é a prática no cristianismo!

Precisamos tomar cuidado com teses que parecem fazer sentido. A defesa da observação da Lei não seria um erro, mas não é algo necessário. Temos que tomar cuidado principalmente com o que parece fazer sentido. Busquemos em oração a orientação do Senhor para seguir a Sua vontade!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Salmos (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O livro de Salmos foi escrito por diversos autores, muitos sem contato histórico pessoal, apenas os mais novos do ponto de vista da cronologia da história sabiam a respeito dos mais antigos. Entre esses autores temos alguns personagens bíblicos bem conhecidos como Moisés, Davi, Salomão e Asafe. Mas há também vários salmos que foram escritos por autores desconhecidos, membros de um grupo ou família.

Dessa forma, esse é um livro que temos dificuldade de definir uma data que revele seu período já que, assumidamente, é um livro com vários autores, de períodos históricos diferentes, perto de mil anos de história e se confunde com boa parte da história do Antigo Testamento.

Assim, não temos uma data específica para a compilação do texto, pois essa reunião foi acontecendo durante anos e a coleção chegou aos 150 (escolhidos para fazer parte desse livro) no correr desses anos. Ele foi editado em sua forma atual, embora com diversas variações, na época da tradução do texto que hoje conhecemos como Antigo Testamento do Hebraico para o Grego (a Septuaginta, ou LXX) e, quanto ao conteúdo, claramente reflete o culto, a vida devocional e o sentimento religioso de, aproximadamente, mil anos da história de Israel.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 12 de julho de 2022

Jonas no Novo Testamento

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Jonas capítulo 4

O profeta Jonas é citado no Novo Testamento pelo próprio Jesus!

Mesmo com tantas palavras sábias e com tantos sinais de curas e libertações em Seu ministério, ainda havia quem queria algum sinal da parte de Jesus. Queriam "algo grandioso", "definitivo", que confirmasse de forma inquestionável que Jesus era o Messias.

Os sinais já estavam postos e apresentados, mas eles queriam algo mais!

Jesus deixa claro que o sinal será o mesmo de Jonas: como o profeta ficou no ventre do grande peixe, Ele ficaria o mesmo tempo no seio da terra. Sabemos que Ele falava de Sua morte e ressurreição! Mas nem esse sinal serviu quando ele aconteceu! Porque nada basta para quem não quer realmente mudar.

Entendemos que essa referência sobre Jonas feita por Jesus é muito significativa, pois aponta na direção que os fatos descritos no livro de Jonas são históricos e relevantes para a vida do povo, a ponto de servir como comparação a respeito de algo que aconteceria com o Senhor Jesus e serviria para mostrar, para quem quisesse ver, que Ele era mesmo o Messias.

Esta é, nesta sequência, a última mensagem sobre Jonas.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Biografia dos Profetas - Malaquias

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Malaquias foi um profeta em Judá no período pós-exílico. Na verdade, existe muito debate entre os estudiosos sobre quem foi Malaquias pelo simples fato de não existir qualquer informação pessoal sobre ele! Se quando temos informações já inventam mil e uma possibilidades, quando não temos os estudiosos conseguem um terreno muito fértil para muitas possibilidades!

Tudo começa pelo nome mesmo - Malaquias significa algo como "meu mensageiro", "meu anjo" ou ainda "mensageiro do Senhor", o que faz muitos estudiosos pensarem que não existiu um personagem com esse nome, e sua mensagem poderia ser apenas uma revelação dada por um anjo. Já o Targum aramaico sugere que Malaquias é na verdade um pseudônimo para Esdras. Há ainda a possibilidades de ser a mensagem de um judeu anônimo, que não registrou seu nome e fez o anúncio com o que hoje chamaríamos de pseudônimo, mas a ideia dele era mesmo registrar que era uma mensagem da parte do Senhor ao povo. O período da mensagem não é discutido: seria sim de depois do exílio!

Mesmo com a ausência de informações pessoais, algumas tradições rabínicas antigas sugerem que Malaquias provavelmente fosse da tribo de Zebulom. Igualmente, há tradições que sugerem que ele seria um levita, considerando o zelo com o culto a Deus que o profeta demonstra em seu livro.

O fato é que o Senhor chamou alguém para apresentar a mensagem e pode ser até mesmo alguém que tenha como nome Malaquias, claro!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Quero ser capaz de lembrar do que pode me dar esperança... - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 30/06/2014

Além de ter o seu livro, Jeremias tem outro livro chamado de Lamentações. Por conta do contexto de seus escritos, reconhecemos esse profeta como o Profeta Chorão.
 
É fácil entender porque ele tem esse apelido. Basta ler os seus livros e conhecer a história!
 
Jeremias viu muita coisa ruim. É durante seu tempo de profeta que acontece a derrubada do reino, que é tomado pelos babilônicos. O rei é preso, feito cego, o povo passa a ser subordinado à Babilônia, a cidade é derrubada, o Templo é destruído...
 
Foi um tempo complicado...
 
Ainda assim, sendo conhecido como o profeta chorão, tendo visto tanta coisa ruim, me deparo com algo que parece destoar desse apelido. É quando chego ao capítulo 3 de Lamentações, especificamente no versículo 21:
 
“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.
 
Alguém que de fato viu muitas coisas ruins e tem muitas imagens chatas para se lembrar nos dá um exemplo de como enfrentar as situações adversas: buscando na memória aquilo que pode dar forças pra continuar!

Ele ia lembrar sem fazer esforço das coisas ruins que aconteceram. As marcas que faziam essa lembrança ficar viva estavam na realidade do exílio, da destruição da cidade, do Templo, do julgo babilônico. Mas ele quer trazer à memória o que pode dar esperança, o que pode trazer forças para continuar indo em frente, na certeza de que o que está ruim hoje será resolvido em breve!

A mensagem ainda não acabou! Na próxima semana teremos a última parte, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Autoridade de Paulo

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Gálatas 1.1-5

1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
2 e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
3 Graça a vós e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,
4 o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
5 a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

No meio do cristianismo nascente, havia muitos judeus, é verdade. E esses ainda entendiam ser necessário fazer observação de pontos da Lei de Moisés. O Concílio de Jerusalém vai tratar exatamente dessa controvérsia (Atos dos Apóstolos 15).

Para tentar encontrar ouvidos atentos a essa defesa, acusavam Paulo de não ter autoridade apostólica. Como ele era o nome lembrado quando se falava da pregação aos gentios (Pedro teve a experiência na casa de Cornélio em Atos dos Apóstolos 10, mas Paulo fica conhecido como "apóstolo dos gentios") e essa questão de observar ou não os pontos da Lei estava encontrando resistência entre os gentios, o ataque a essa autoridade de Paulo era uma tática presente para tentar ter mais adeptos ao entendimento de que se deveria seguir a Lei.

Paulo define sua autoridade como vinda do Senhor. Muitas vezes, as pessoas se pegam aos ritos, usos e costumes, necessidades específicas de determinadas denominações e acham que isso tem mais autoridade ou espiritualidade. Tendo ou não isso, se não for o chamado do Senhor, não é nada!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Resumo dos livros da Bíblia - Salmos

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O título antigo do livro dos Salmos é Tehillim - cânticos de louvor. A ideia era mesmo que fosse acompanhado com algum instrumento ao ser declamado, cantado.

O livro de Salmos apresenta-se, assim, como uma coletânea de vários textos poéticos, destinados ao cântico, louvor, ensinar e contar a história de forma cantada. Foram escritos ao longo de vários séculos, por muitas pessoas, sempre inspiradas pelo Espírito Santo. Desde o tempo de Moisés (Salmo 90) até o tempo do cativeiro babilônico!

Isso nos apresenta por volta de 1.000 anos de diferença entre o primeiro e o último! Foram sendo escritos e adicionados a essa coleção. Mas a maior parte foi escrita durante o tempo da Monarquia ainda com o "reino unido".

Originalmente o livro de Salmos é subdividido em cinco livros: Livro 1 (Salmos 1 - 41); Livro 2 (Salmos 42 - 72); Livro 3 (Salmos 73 - 89); Livro 4 (Salmos 90 - 106) e Livro 5 (Salmos 107 - 150).

Assim, o livro dos Salmos é uma compilação de diversas coleções antigas de cânticos e poesias. A utilização desse material acontecia tanto no culto congregacional como na devoção particular ou ainda em deslocamento para Jerusalém, por exemplo.


Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 5 de julho de 2022

O Senhor trata o pregador

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Jonas capítulo 4

Quantas vezes há "Jonas" em nossos dias! No caso, ele fica indignado com o fato de o Senhor mudar a questão do juízo sobre Nínive, fica inquieto que isso tenha acontecido por conta do arrependimento e está inquieto que o Senhor possa demonstrar misericórdia. Queria mais a destruição! Mas não queria a destruição da sua sombra, como se ela fosse mais importante que pessoas arrependidas!

Em vez de se alegrar com o arrependimento, muitas pessoas ficam revoltados por conta de um erro que alguém cometeu, até "clamam" por punição e nem mesmo reconhecem a possibilidade de arrependimento e mudança! Há casos e casos. Nem apenas há mudança, como nem sempre quem errou segue no erro. Socialmente, pode ser necessário algum ajuste, mas espiritualmente é possível sim uma mudança de vida!

Não devemos nos preocupar com as coisas menores que nos atingem (como foi para Jonas perder a sombra). O Senhor cuida de tudo, mesmo das coisas mais sérias! E precisamos acreditar na possibilidade de mudança de qualquer pessoa. É isso que pregamos! Não devemos nos deixar levar por discussões sociais e políticas, antes devemos acreditar no agir do Senhor, na misericórdia e na mudança de vida!

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Neemias - 6

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Quando Neemias voltou para Jerusalém segunda vez, ficou muito chateado por ver que estavam indo contra a lei mais uma vez. Tinha a preocupação com o castigo por conta da desobediência, claro, mas igualmente a preocupação em ter que fazer levantamento genealógico das famílias mais uma vez! Essa situação com Neemias não parece ser a mesma que aconteceu com Esdras. Lá, foi necessário um grande levantamento para resolver. Com Neemias parece que ele foi pessoalmente colocando as coisas em ordem. Desde o caso do sacerdote que estava aparentado com Tobias (aquele que tanto reclamava da obra no começo do livro) até todo o povo!

Além disso, se preocupou em chamar a atenção do povo para observar o sábado. Os outros povos que faziam negócios podiam não ter essa regra, mas como os judeus tinham, esses outros negociantes tinham que obedecer “por tabela”, ou ir fazer negócios em outro lugar, porque com os judeus não daria certo.

E ainda teve a questão de trazer o sustento para os sacerdotes e os levitas. Se eles estão separados apenas para as coisas do Templo, é preciso sim sustentar, porque eles comem, bebem, se vestem, fazem tudo que todas as pessoas fazem! O povo gostou de ter isso, mas acabou descuidando, o que fez com que os levitas voltassem a buscar o sustento de outra forma. Neemias coloca isso em ordem mais uma vez. 

Com base na história de Neemias, percebemos facilmente que ele realmente era uma pessoa de ação! Motivado, claro, por sua fé, que não fazia com que ele apenas ficasse esperando que algo sobrenatural acontecesse. Ele colocava mesmo a mão na massa e se esforçava pessoalmente para fazer o que tinha que ser feito. E seu exemplo acabava motivando outros a seguirem com o trabalho junto com ele. Um belo exemplo de liderança!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Cuidado com falsos ensinamentos que parecem certos... - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 22/05/2014

Leia Tito 1.10-16

Não adianta ler ou citar a Bíblia para uma mensagem. Se a coerência não se confirmar no todo da mensagem, ainda que o texto pareça dizer algo sério, na verdade não diz nada! A Mensagem do Evangelho precisa ter coerência com o todo da Bíblia! Textos isolados podem provar algumas coisas, mas não ter coerência com o todo da mensagem e se pensarmos esses mesmos textos isolados com o todo da mensagem, podemos descobrir que eles realmente dizem algo bem diferente do que parecia de forma isolada!

Heresias podem surgir de textos isolados que parecem dizer uma coisa, mas dizem outra... Até mesmo o que parece sério, pode ser tirado de textos isolados sem o contexto completo! Muitas coisas que ainda aparecem nas igrejas e as pessoas testemunham como parte de suas vidas, podem ser desconstruídas se forem vistas de acordo com o todo da Bíblia! Alguns exageram, dizendo ser errado fazer... Outros, querem fazer de qualquer jeito... E os grupos não se dão conta que fazer não é o problema: Paulo orienta que se for para fazer uma coisa, tem que fazer tudo da lei... Não é errado fazer, mas é errado sim ficar escolhendo o que faz e o que não faz... E ainda assim, é possível, com o entendimento certo, ajustar essas coisas para a verdadeira Mensagem do Evangelho! Há coisas que são irreconciliáveis, heresias, interpretações erradas mesmo! Mas há coisas que é possível ajustar com o entendimento certo...

Mas... o importante ressaltar nesse texto é o versículo 15...

A mensagem do Evangelho não passa pelo que pode ou não fazer. Vemos que aquele que segue ao Senhor tem tudo como puro! Logo, não é o que fazemos que pode ou não ser puro, mas a nossa atitude diante das coisas que fazemos. Claro que aquele que segue a vontade do Senhor não fará algo errado! Mas não precisamos nos preocupar com saber o que pode ou não, pois o Espírito Santo vai nos direcionar nisso. A questão é como agimos diante das coisas. Como está o nosso coração na hora de fazer algumas coisas. O que faz em si não é o problema, pois isso o Espírito Santo vai nos direcionar a fugir do erro, não vamos sentir prazer no errado. O problema é a nossa disposição ao fazer alguma coisa, pois o Senhor vê o nosso coração!

Assim, busque a direção do Espírito Santo para fugir do erro. E na hora de fazer alguma coisa, não fique preocupado com a aparência simplesmente. O mais importante é a nossa disposição, como sentimos isso no nosso coração. Se quisermos apenas fazer por aparência, para que os outros vejam, o Senhor saberá, ainda que as pessoas pensem que é algo sério. Aquele que realmente busca o Senhor, faz as coisas com pureza e sinceridade. E é isso que é importante para o Senhor! Não se preocupe com as aparências. Podemos testemunhar com elas, mas se for apenas isso, apenas as pessoas irão pensar que vivemos a Mensagem. Mais importante é agradar ao Senhor, portanto, viva com sinceridade, sem se preocupar com regrinhas de pode ou não pode, mas ter sinceridade entre o que pensa e vive de fato, buscando e seguindo a direção do Espírito Santo!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

RECEITA DE ANO NOVO

Graça, Paz e Alegria! Mensagem do Portal Evangélico  Compartilhando Na Web . Carlos Drummond de Andrade Para você ganhar belíssimo Ano Novo ...